A discussion on the Quatenus platform as well as on the internationalization process applied to other technological products

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rafael José Reis de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23107
Resumo: Há poucos casos tecnológicos de Moçambique analisados na literatura. Este estudo procurou, assim, ajudar a preencher esta lacuna. Será que em Moçambique as empresas tecnológicas adotam o mesmo posicionamento do que aquele que se adotaria noutro país com outras características (sociais, económicas, políticas e culturais), como Portugal? Foi assim realizado um caso de estudo sobre a necessidade de adequação do posicionamento das empresas face ao contexto externo e interno da empresa – o caso da plataforma Quatenus. Por outro lado, desde 2010, devido à crise económica, Portugal tem combatido o desemprego promovendo um clima de empreendedorismo, tendo sido criadas milhares de startups. Apenas cerca de 10% destas exporta, embora exista uma estratégia do governo para aumentar estes números. Emerge então a importância de refletir sobre os fatores que levam estas empresas tecnológicas a terem sucesso na internacionalização (incluindo para Moçambique). Desta forma, quais os fatores relevantes para o sucesso da internacionalização das Novas Empresas de Base Tecnológica (NTBF)? Para responder a esta questão este trabalho envolveu realizar quatro casos de estudo, um dos quais referido em cima, da plataforma Quatenus, assim como a realização de inquéritos a 39 executivos de empresas tecnológicas distintas. Este estudo contribui com a perspetiva auto-etnográfica do autor, que trabalhou cerca de dois anos em Moçambique. Contribui também com uma discussão sobre a internacionalização de empresas tecnológicas portuguesas, que muitas vezes dependem desta internacionalização para sobreviverem. Confirma-se a literatura existente sobre o tema, destacando os seguintes fatores na internacionalização das NTBF’s: networking (estabelecimento de uma rede), recursos humanos qualificados, capacidades de gestão, criação de conhecimento eficiente, pro-atividade, localização do negócio, e capacidade de ajustamento da estrutura ao contexto em constante evolução
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