A discussion on the Quatenus platform as well as on the internationalization process applied to other technological products
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23107 |
Resumo: | Há poucos casos tecnológicos de Moçambique analisados na literatura. Este estudo procurou, assim, ajudar a preencher esta lacuna. Será que em Moçambique as empresas tecnológicas adotam o mesmo posicionamento do que aquele que se adotaria noutro país com outras características (sociais, económicas, políticas e culturais), como Portugal? Foi assim realizado um caso de estudo sobre a necessidade de adequação do posicionamento das empresas face ao contexto externo e interno da empresa – o caso da plataforma Quatenus. Por outro lado, desde 2010, devido à crise económica, Portugal tem combatido o desemprego promovendo um clima de empreendedorismo, tendo sido criadas milhares de startups. Apenas cerca de 10% destas exporta, embora exista uma estratégia do governo para aumentar estes números. Emerge então a importância de refletir sobre os fatores que levam estas empresas tecnológicas a terem sucesso na internacionalização (incluindo para Moçambique). Desta forma, quais os fatores relevantes para o sucesso da internacionalização das Novas Empresas de Base Tecnológica (NTBF)? Para responder a esta questão este trabalho envolveu realizar quatro casos de estudo, um dos quais referido em cima, da plataforma Quatenus, assim como a realização de inquéritos a 39 executivos de empresas tecnológicas distintas. Este estudo contribui com a perspetiva auto-etnográfica do autor, que trabalhou cerca de dois anos em Moçambique. Contribui também com uma discussão sobre a internacionalização de empresas tecnológicas portuguesas, que muitas vezes dependem desta internacionalização para sobreviverem. Confirma-se a literatura existente sobre o tema, destacando os seguintes fatores na internacionalização das NTBF’s: networking (estabelecimento de uma rede), recursos humanos qualificados, capacidades de gestão, criação de conhecimento eficiente, pro-atividade, localização do negócio, e capacidade de ajustamento da estrutura ao contexto em constante evolução |
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A discussion on the Quatenus platform as well as on the internationalization process applied to other technological productsGestãoInternacionalização de empresas - MoçambiquePequenas e médais empresas - PortugalPlataformas digitaisHá poucos casos tecnológicos de Moçambique analisados na literatura. Este estudo procurou, assim, ajudar a preencher esta lacuna. Será que em Moçambique as empresas tecnológicas adotam o mesmo posicionamento do que aquele que se adotaria noutro país com outras características (sociais, económicas, políticas e culturais), como Portugal? Foi assim realizado um caso de estudo sobre a necessidade de adequação do posicionamento das empresas face ao contexto externo e interno da empresa – o caso da plataforma Quatenus. Por outro lado, desde 2010, devido à crise económica, Portugal tem combatido o desemprego promovendo um clima de empreendedorismo, tendo sido criadas milhares de startups. Apenas cerca de 10% destas exporta, embora exista uma estratégia do governo para aumentar estes números. Emerge então a importância de refletir sobre os fatores que levam estas empresas tecnológicas a terem sucesso na internacionalização (incluindo para Moçambique). Desta forma, quais os fatores relevantes para o sucesso da internacionalização das Novas Empresas de Base Tecnológica (NTBF)? Para responder a esta questão este trabalho envolveu realizar quatro casos de estudo, um dos quais referido em cima, da plataforma Quatenus, assim como a realização de inquéritos a 39 executivos de empresas tecnológicas distintas. Este estudo contribui com a perspetiva auto-etnográfica do autor, que trabalhou cerca de dois anos em Moçambique. Contribui também com uma discussão sobre a internacionalização de empresas tecnológicas portuguesas, que muitas vezes dependem desta internacionalização para sobreviverem. Confirma-se a literatura existente sobre o tema, destacando os seguintes fatores na internacionalização das NTBF’s: networking (estabelecimento de uma rede), recursos humanos qualificados, capacidades de gestão, criação de conhecimento eficiente, pro-atividade, localização do negócio, e capacidade de ajustamento da estrutura ao contexto em constante evoluçãoThere are few technological cases involving Mozambique in the literature. This study attempted to fill that gap. Do Mozambican technology companies adopt the same positioning, in comparison to those adopted in other countries with different characteristics (social, economic, political and cultural), for example Portugal? A case study about a company’s necessity to adapt its positioning, taking into account the internal and external context was created – the case of the Quatenus platform. On the other hand, since 2010, due to the economic crisis, Portugal has fought against youth unemployment by promoting an entrepreneurship mind-set. This in turn has created thousands of start-ups. Only 10% of these, however, export therefore the government has created a strategy to increase these numbers. It is important to identify the factors that influence these companies to achieve internationalization success (including Mozambique). What factors need to be taken into account in order for companies to succeed in NTBF (New technology-based firms) internationalization? To answer this question this study includes four case studies, one of them being the above mentioned Quatenus platform case, as well as 39 questionnaires filled in by business persons from different Portuguese technological companies. This study contributes also with the author’s auto-ethnographic perspective, who worked in Mozambique for around two years. Additionally, the study contributes to a discussion about Portuguese technology companies that often depend on internationalization to succeed. We confirm the data within the existing literature, highlighting the following NTBF’s internationalization factors: networking, qualified human resources, management capabilities, efficient knowledge creation, proactivity, business localization and the ability to adjust the structure to the constantly evolving external contextUniversidade de Aveiro2018-05-10T16:56:21Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23107TID:201945274engSousa, Rafael José Reis deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:03Zoai:ria.ua.pt:10773/23107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:00.305899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Há poucos casos tecnológicos de Moçambique analisados na literatura. Este estudo procurou, assim, ajudar a preencher esta lacuna. Será que em Moçambique as empresas tecnológicas adotam o mesmo posicionamento do que aquele que se adotaria noutro país com outras características (sociais, económicas, políticas e culturais), como Portugal? Foi assim realizado um caso de estudo sobre a necessidade de adequação do posicionamento das empresas face ao contexto externo e interno da empresa – o caso da plataforma Quatenus. Por outro lado, desde 2010, devido à crise económica, Portugal tem combatido o desemprego promovendo um clima de empreendedorismo, tendo sido criadas milhares de startups. Apenas cerca de 10% destas exporta, embora exista uma estratégia do governo para aumentar estes números. Emerge então a importância de refletir sobre os fatores que levam estas empresas tecnológicas a terem sucesso na internacionalização (incluindo para Moçambique). Desta forma, quais os fatores relevantes para o sucesso da internacionalização das Novas Empresas de Base Tecnológica (NTBF)? Para responder a esta questão este trabalho envolveu realizar quatro casos de estudo, um dos quais referido em cima, da plataforma Quatenus, assim como a realização de inquéritos a 39 executivos de empresas tecnológicas distintas. Este estudo contribui com a perspetiva auto-etnográfica do autor, que trabalhou cerca de dois anos em Moçambique. Contribui também com uma discussão sobre a internacionalização de empresas tecnológicas portuguesas, que muitas vezes dependem desta internacionalização para sobreviverem. Confirma-se a literatura existente sobre o tema, destacando os seguintes fatores na internacionalização das NTBF’s: networking (estabelecimento de uma rede), recursos humanos qualificados, capacidades de gestão, criação de conhecimento eficiente, pro-atividade, localização do negócio, e capacidade de ajustamento da estrutura ao contexto em constante evolução |
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