Cartografar os territórios invisíveis do ciberespaço. A presença de Portugal nas redes globais de informação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Flávio
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/65255
Resumo: Este artigo pretende ser um contributo para a identificação das cidades portuguesas melhor posicionadas no espaço de fluxos que caracteriza a sociedade da informação, ou seja o espaço abstracto que segundo Castells (1992) se estrutura em torno de nós que organizam as redes globais de troca de fluxos de capital e de informação. Reconhecendo que a Internet exerce actualmente uma influência determinante na estruturação destes fluxos, pretendemos apresentar e questionar a validade de alguns indicadores, e das respectivas fontes, enquanto importantes contributos para cartografar a geografia da Internet, e especialmente o padrão da difusão espacial desta tecnologia por entre as diferentes cidades e municípios portugueses.
id RCAP_6bd54ace164be83d89fb5de950f0b073
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65255
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cartografar os territórios invisíveis do ciberespaço. A presença de Portugal nas redes globais de informação.Mapping the invisible territories of cyberspace. The presence of Portugal in the global networks of informationciberespaçoInternethierarquia urbanaPortugalcyberspaceurban hierarchyCiências Sociais::Geografia Económica e SocialEste artigo pretende ser um contributo para a identificação das cidades portuguesas melhor posicionadas no espaço de fluxos que caracteriza a sociedade da informação, ou seja o espaço abstracto que segundo Castells (1992) se estrutura em torno de nós que organizam as redes globais de troca de fluxos de capital e de informação. Reconhecendo que a Internet exerce actualmente uma influência determinante na estruturação destes fluxos, pretendemos apresentar e questionar a validade de alguns indicadores, e das respectivas fontes, enquanto importantes contributos para cartografar a geografia da Internet, e especialmente o padrão da difusão espacial desta tecnologia por entre as diferentes cidades e municípios portugueses.This article intends to contribute to the discussion regarding which Portuguese cities are best positioned on the space of flows that characterizes the information societies. According to Castells (1992), this abstract space needs nodal points to organize the networks of exchange of capital, decisions and information flows. Recognizing the major role of the Internet to structure these global flows, we will present and question the pertinence of some types of measurements, regarding the task of mapping and understanding the geography of Internet, and more specifically the variations in diffusion rates among Portuguese municipalities and cities.Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"Universidade do MinhoNunes, Flávio20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65255porNunes, Flávio (2004). Cartografar os territórios invisíveis do ciberespaço. A presença de Portugal nas redes globais de informação. Estudos Geográficos. Revista Electrónica de Geografia, ano II, nº2, pp. 9-27.1678-698Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:06.325007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cartografar os territórios invisíveis do ciberespaço. A presença de Portugal nas redes globais de informação.
Mapping the invisible territories of cyberspace. The presence of Portugal in the global networks of information
title Cartografar os territórios invisíveis do ciberespaço. A presença de Portugal nas redes globais de informação.
spellingShingle Cartografar os territórios invisíveis do ciberespaço. A presença de Portugal nas redes globais de informação.
Nunes, Flávio
ciberespaço
Internet
hierarquia urbana
Portugal
cyberspace
urban hierarchy
Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
title_short Cartografar os territórios invisíveis do ciberespaço. A presença de Portugal nas redes globais de informação.
title_full Cartografar os territórios invisíveis do ciberespaço. A presença de Portugal nas redes globais de informação.
title_fullStr Cartografar os territórios invisíveis do ciberespaço. A presença de Portugal nas redes globais de informação.
title_full_unstemmed Cartografar os territórios invisíveis do ciberespaço. A presença de Portugal nas redes globais de informação.
title_sort Cartografar os territórios invisíveis do ciberespaço. A presença de Portugal nas redes globais de informação.
author Nunes, Flávio
author_facet Nunes, Flávio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Flávio
dc.subject.por.fl_str_mv ciberespaço
Internet
hierarquia urbana
Portugal
cyberspace
urban hierarchy
Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
topic ciberespaço
Internet
hierarquia urbana
Portugal
cyberspace
urban hierarchy
Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
description Este artigo pretende ser um contributo para a identificação das cidades portuguesas melhor posicionadas no espaço de fluxos que caracteriza a sociedade da informação, ou seja o espaço abstracto que segundo Castells (1992) se estrutura em torno de nós que organizam as redes globais de troca de fluxos de capital e de informação. Reconhecendo que a Internet exerce actualmente uma influência determinante na estruturação destes fluxos, pretendemos apresentar e questionar a validade de alguns indicadores, e das respectivas fontes, enquanto importantes contributos para cartografar a geografia da Internet, e especialmente o padrão da difusão espacial desta tecnologia por entre as diferentes cidades e municípios portugueses.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/65255
url http://hdl.handle.net/1822/65255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nunes, Flávio (2004). Cartografar os territórios invisíveis do ciberespaço. A presença de Portugal nas redes globais de informação. Estudos Geográficos. Revista Electrónica de Geografia, ano II, nº2, pp. 9-27.
1678-698X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132595292733440