Projeto CARE: Desafios de uma avaliação relevante e culturalmente sensível dos contextos educativos a nível europeu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/18956 http://hdl.handle.net/10071/8275 |
Resumo: | O projeto CARE, financiado pela Comissão Europeia e dedicado à Análise do Currículo, Qualidade e Revisão do Impacto da Educação e Cuidados para a Infância, a nível europeu, tem como principais objetivos desenvolver um quadro de referência europeu que sistematize (a) os objectivos para a educação e o desenvolvimento da criança, a avaliação da qualidade, as abordagens curriculares e as tomadas de decisão política na educação pré-escolar e cuidados para a infância, e (b) as estratégias mais eficazes para organizar, financiar e gerir os serviços de educação pré-escolar e cuidados para a infância. Este projeto, com início em Janeiro de 2014, será particularmente útil no desenvolvimento de um quadro europeu de educação de infância em dois aspectos: (1) na integração do conhecimento científico atual e não publicado desenvolvido em vários países europeus, e (2) na inclusão das perspectivas dos intervenientes na educação de infância, contribuindo assim para integrar valores e crenças culturais nos atuais quadros de referência em educação de infância. O presente trabalho pretende apresentar o projeto CARE e discutir como este aborda a problemática da avaliação dos contextos de educação pré-escolar de uma forma simultaneamente relevante e culturalmente sensível para os vários países europeus. |
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Projeto CARE: Desafios de uma avaliação relevante e culturalmente sensível dos contextos educativos a nível europeuProjeto CAREEducação de infânciaAvaliaçãoQualidadePais e educadores de infância.O projeto CARE, financiado pela Comissão Europeia e dedicado à Análise do Currículo, Qualidade e Revisão do Impacto da Educação e Cuidados para a Infância, a nível europeu, tem como principais objetivos desenvolver um quadro de referência europeu que sistematize (a) os objectivos para a educação e o desenvolvimento da criança, a avaliação da qualidade, as abordagens curriculares e as tomadas de decisão política na educação pré-escolar e cuidados para a infância, e (b) as estratégias mais eficazes para organizar, financiar e gerir os serviços de educação pré-escolar e cuidados para a infância. Este projeto, com início em Janeiro de 2014, será particularmente útil no desenvolvimento de um quadro europeu de educação de infância em dois aspectos: (1) na integração do conhecimento científico atual e não publicado desenvolvido em vários países europeus, e (2) na inclusão das perspectivas dos intervenientes na educação de infância, contribuindo assim para integrar valores e crenças culturais nos atuais quadros de referência em educação de infância. O presente trabalho pretende apresentar o projeto CARE e discutir como este aborda a problemática da avaliação dos contextos de educação pré-escolar de uma forma simultaneamente relevante e culturalmente sensível para os vários países europeus.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação2015-01-06T16:11:15Z2014-01-01T00:00:00Z20142015-01-06T16:09:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/18956http://hdl.handle.net/10071/8275por1646-2335Cadima, J.Aguiar, C.Barata, M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:28Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:39.441743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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