Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casanova, Joana R.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Alexandra M., Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/71687
Resumo: O Ensino Superior coloca diversos desafios aos estudantes que nele ingressam. A ocorrência e intensidade de tais dificuldades dependem dos níveis de maturidade e dos recursos que os estudantes conseguem mobilizar para fazer face a tais exigências. Neste artigo são analisadas as dificuldades antecipadas e sentidas por estudantes recém-chegados ao Ensino Superior, tomando o início e um ponto intermédio do 1.º semestre letivo. Uma amostra de 650 estudantes respondeu a um breve questionário contendo seis situações descritivas de possíveis dificuldades (adaptação à instituição, aprendizagem, relacionamento interpessoal, autonomia, recursos económicos e projeto vocacional). Os resultados mostram que, exceto na área da aprendizagem onde aumentam as dificuldades sentidas pelos estudantes quando comparados os dois momentos de avaliação, os estudantes diminuem os níveis de dificuldade sentida à medida que decorrem as semanas de aulas. Esta análise foi ainda realizada em função do género e da mudança de residência para frequentar o ES, evidenciando efeitos de interação destas variáveis, especialmente ao nível das dificuldades interpessoais e de autonomia. A reflexão sobre as dificuldades antecipadas e mais tarde experienciadas pelos estudantes no processo de adaptação ao Ensino Superior é importante na definição de medidas de apoio por parte das Instituições de Ensino Superior.
id RCAP_be5469a877dcbfa264a6e544ca8c11e3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/71687
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino SuperiorDifficulties in the Academic Adaptation of Students In the 1st Year of Higher EducationEnsino superiorTransiçãoAdaptação académicaDificuldades de adaptaçãoHigher educationTransitionAcademic adaptationAdaptation difficultiesCiências Sociais::PsicologiaEducação de qualidadeO Ensino Superior coloca diversos desafios aos estudantes que nele ingressam. A ocorrência e intensidade de tais dificuldades dependem dos níveis de maturidade e dos recursos que os estudantes conseguem mobilizar para fazer face a tais exigências. Neste artigo são analisadas as dificuldades antecipadas e sentidas por estudantes recém-chegados ao Ensino Superior, tomando o início e um ponto intermédio do 1.º semestre letivo. Uma amostra de 650 estudantes respondeu a um breve questionário contendo seis situações descritivas de possíveis dificuldades (adaptação à instituição, aprendizagem, relacionamento interpessoal, autonomia, recursos económicos e projeto vocacional). Os resultados mostram que, exceto na área da aprendizagem onde aumentam as dificuldades sentidas pelos estudantes quando comparados os dois momentos de avaliação, os estudantes diminuem os níveis de dificuldade sentida à medida que decorrem as semanas de aulas. Esta análise foi ainda realizada em função do género e da mudança de residência para frequentar o ES, evidenciando efeitos de interação destas variáveis, especialmente ao nível das dificuldades interpessoais e de autonomia. A reflexão sobre as dificuldades antecipadas e mais tarde experienciadas pelos estudantes no processo de adaptação ao Ensino Superior é importante na definição de medidas de apoio por parte das Instituições de Ensino Superior.Higher education poses several challenges to students. The occurrence and intensity of such difficulties depend on the levels of maturity and the resources that students can mobilize to meet these demands. This article analyze the anticipated difficulties and the difficulties felt by students newly arrived at Higher Education, considering the beginning and an intermediate point of the 1st academic semester. A sample of 650 students answered a short questionnaire, including some descriptions of possible difficulties (adaptation to the institution, learning, interpersonal relationships, autonomy, economic resources and vocational project). The results show that, except in the area of learning in which the difficulties experienced by students are increased when comparing the two moments of assessment, students decrease the levels of difficulty felt as they pass as weeks of classes. This analysis was also carried out according to gender and change of residence for ES users, showing the effects of the interaction of these variables, especially in terms of interpersonal and autonomy difficulties. A reflection on the difficulties anticipated and later experienced by students in the process of adapting to Higher Education is important in the definition of support measures by higher education institutionsFCT/SFRH/BD/117902/2016. CIEd - Centro de Investigação em Educação (UID/CED/01661/2019), Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PTUniversidade do MinhoCasanova, Joana R.Araújo, Alexandra M.Almeida, Leandro S.20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/71687porCasanova, J. R., Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2020). Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1.º ano do Ensino Superior. Revista E-Psi, 9(1), 165–181.2182-7591https://revistaepsi.com/wp-content/uploads/artigos/2020/Ano9-Volume1-Artigo11.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:35:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/71687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:35:13Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior
Difficulties in the Academic Adaptation of Students In the 1st Year of Higher Education
title Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior
spellingShingle Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior
Casanova, Joana R.
Ensino superior
Transição
Adaptação académica
Dificuldades de adaptação
Higher education
Transition
Academic adaptation
Adaptation difficulties
Ciências Sociais::Psicologia
Educação de qualidade
title_short Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior
title_full Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior
title_fullStr Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior
title_full_unstemmed Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior
title_sort Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior
author Casanova, Joana R.
author_facet Casanova, Joana R.
Araújo, Alexandra M.
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Araújo, Alexandra M.
Almeida, Leandro S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Casanova, Joana R.
Araújo, Alexandra M.
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Transição
Adaptação académica
Dificuldades de adaptação
Higher education
Transition
Academic adaptation
Adaptation difficulties
Ciências Sociais::Psicologia
Educação de qualidade
topic Ensino superior
Transição
Adaptação académica
Dificuldades de adaptação
Higher education
Transition
Academic adaptation
Adaptation difficulties
Ciências Sociais::Psicologia
Educação de qualidade
description O Ensino Superior coloca diversos desafios aos estudantes que nele ingressam. A ocorrência e intensidade de tais dificuldades dependem dos níveis de maturidade e dos recursos que os estudantes conseguem mobilizar para fazer face a tais exigências. Neste artigo são analisadas as dificuldades antecipadas e sentidas por estudantes recém-chegados ao Ensino Superior, tomando o início e um ponto intermédio do 1.º semestre letivo. Uma amostra de 650 estudantes respondeu a um breve questionário contendo seis situações descritivas de possíveis dificuldades (adaptação à instituição, aprendizagem, relacionamento interpessoal, autonomia, recursos económicos e projeto vocacional). Os resultados mostram que, exceto na área da aprendizagem onde aumentam as dificuldades sentidas pelos estudantes quando comparados os dois momentos de avaliação, os estudantes diminuem os níveis de dificuldade sentida à medida que decorrem as semanas de aulas. Esta análise foi ainda realizada em função do género e da mudança de residência para frequentar o ES, evidenciando efeitos de interação destas variáveis, especialmente ao nível das dificuldades interpessoais e de autonomia. A reflexão sobre as dificuldades antecipadas e mais tarde experienciadas pelos estudantes no processo de adaptação ao Ensino Superior é importante na definição de medidas de apoio por parte das Instituições de Ensino Superior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/71687
url https://hdl.handle.net/1822/71687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Casanova, J. R., Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2020). Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1.º ano do Ensino Superior. Revista E-Psi, 9(1), 165–181.
2182-7591
https://revistaepsi.com/wp-content/uploads/artigos/2020/Ano9-Volume1-Artigo11.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545023618547712