A autoapresentação dos portugueses nas plataformas de online dating

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sepúlveda, Rita Adriana Couto Ferreira Corrêa de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11983
Resumo: Tem-se vindo a registar um crescimento dos serviços de online dating, quer na quantidade como na diversidade de plataformas disponíveis no mercado. Por um lado, devido a características próprias do meio onde se disponibilizam, oferecem uma maior facilidade e rapidez na obtenção de resultados por outro, devido a mudanças sociais na dinâmica de comunicação e relacionamento mais pessoas recorre a estes. Nesta perspetiva, a internet deixa de ser um meio onde os indivíduos se apresentam como anónimos e onde se preocupam com a sua autoapresentação. A presente investigação explora como é que os utilizadores portugueses do Tinder constroem a sua autoapresentação nesta rede social online e como é que a informação disponibilizada por estes é utilizada no momento da tomada de decisão tendo em conta de que se trata de uma rede disponível apenas em dispositivos móveis. Desta forma, o objetivo principal é investigar entre os utilizadores portugueses do Tinder, quais os dados que estes consideram importantes revelar sobre si, nas suas estratégias de construção de perfis em função dos géneros e idades, ou seja, como é construída a sua autoapresentação. Para tal, recorreu-se a dados secundários para conhecer e contextualizar a população em estudo. Posteriormente e através de observação direta recolheram-se 300 perfis de utilizadores do Tinder que se classificaram em função de critérios estabelecidos numa grelha de observação e após análise dos resultados obtidos, realizaram-se entrevistas a seis sujeitos com o intuito de se esclarecerem questões levantadas pelos dados resultantes desta. Através da triangulação dos resultados encontrados após o recurso às três mencionadas técnicas, foi possível verificar diferenças na autoapresentação, seja das informações ou das fotografias partilhadas, em função de géneros e de idades bem como diferenças na informação disponibilizada pelos utilizadores e aquela na qual os demais se baseiam no momento de aceitar ou rejeitar determinado perfil.
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