A autoapresentação dos portugueses nas plataformas de online dating
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/11983 |
Resumo: | Tem-se vindo a registar um crescimento dos serviços de online dating, quer na quantidade como na diversidade de plataformas disponíveis no mercado. Por um lado, devido a características próprias do meio onde se disponibilizam, oferecem uma maior facilidade e rapidez na obtenção de resultados por outro, devido a mudanças sociais na dinâmica de comunicação e relacionamento mais pessoas recorre a estes. Nesta perspetiva, a internet deixa de ser um meio onde os indivíduos se apresentam como anónimos e onde se preocupam com a sua autoapresentação. A presente investigação explora como é que os utilizadores portugueses do Tinder constroem a sua autoapresentação nesta rede social online e como é que a informação disponibilizada por estes é utilizada no momento da tomada de decisão tendo em conta de que se trata de uma rede disponível apenas em dispositivos móveis. Desta forma, o objetivo principal é investigar entre os utilizadores portugueses do Tinder, quais os dados que estes consideram importantes revelar sobre si, nas suas estratégias de construção de perfis em função dos géneros e idades, ou seja, como é construída a sua autoapresentação. Para tal, recorreu-se a dados secundários para conhecer e contextualizar a população em estudo. Posteriormente e através de observação direta recolheram-se 300 perfis de utilizadores do Tinder que se classificaram em função de critérios estabelecidos numa grelha de observação e após análise dos resultados obtidos, realizaram-se entrevistas a seis sujeitos com o intuito de se esclarecerem questões levantadas pelos dados resultantes desta. Através da triangulação dos resultados encontrados após o recurso às três mencionadas técnicas, foi possível verificar diferenças na autoapresentação, seja das informações ou das fotografias partilhadas, em função de géneros e de idades bem como diferenças na informação disponibilizada pelos utilizadores e aquela na qual os demais se baseiam no momento de aceitar ou rejeitar determinado perfil. |
id |
RCAP_6c03634c6e5f36f785c6a3fb4fb15a9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11983 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A autoapresentação dos portugueses nas plataformas de online datingInternetOnline datingAuto-apresentação -- Self-presentationTinderTem-se vindo a registar um crescimento dos serviços de online dating, quer na quantidade como na diversidade de plataformas disponíveis no mercado. Por um lado, devido a características próprias do meio onde se disponibilizam, oferecem uma maior facilidade e rapidez na obtenção de resultados por outro, devido a mudanças sociais na dinâmica de comunicação e relacionamento mais pessoas recorre a estes. Nesta perspetiva, a internet deixa de ser um meio onde os indivíduos se apresentam como anónimos e onde se preocupam com a sua autoapresentação. A presente investigação explora como é que os utilizadores portugueses do Tinder constroem a sua autoapresentação nesta rede social online e como é que a informação disponibilizada por estes é utilizada no momento da tomada de decisão tendo em conta de que se trata de uma rede disponível apenas em dispositivos móveis. Desta forma, o objetivo principal é investigar entre os utilizadores portugueses do Tinder, quais os dados que estes consideram importantes revelar sobre si, nas suas estratégias de construção de perfis em função dos géneros e idades, ou seja, como é construída a sua autoapresentação. Para tal, recorreu-se a dados secundários para conhecer e contextualizar a população em estudo. Posteriormente e através de observação direta recolheram-se 300 perfis de utilizadores do Tinder que se classificaram em função de critérios estabelecidos numa grelha de observação e após análise dos resultados obtidos, realizaram-se entrevistas a seis sujeitos com o intuito de se esclarecerem questões levantadas pelos dados resultantes desta. Através da triangulação dos resultados encontrados após o recurso às três mencionadas técnicas, foi possível verificar diferenças na autoapresentação, seja das informações ou das fotografias partilhadas, em função de géneros e de idades bem como diferenças na informação disponibilizada pelos utilizadores e aquela na qual os demais se baseiam no momento de aceitar ou rejeitar determinado perfil.Through the past few years, there has been a registered growth tendency in what concerns online dating services, both in regards to quantity, but also diversity in terms of platforms available in the market. More people are using these services - on one side, this is due to the specific characteristics from the environment in which the platforms operate, which offer easy and quick results; and on the other side, due to social changes in the dynamics of communication and personal relationships between people. In this perspective, the internet is no longer a place where individuals can present themselves as anonymous, but instead they are people concerned about their self-presentation. This investigation explores how Tinder’s Portuguese users create their self-presentation in this online social media, and how their displayed information is used when it comes to decisionmaking, taking into consideration that this is an app only available on mobile devices. This way, the main goal is to investigate in terms of gender and age, how Tinder’s Portuguese users create their self-presentation, taking into consideration which data about themselves they consider most relevant to reveal when they are building their profiles. To do so, secondary data was used to get to know and to contextualize this study’s population. Afterwards, and through direct observation, 300 Tinder profiles were collected, and then classified according to an established criteria into an observation grid. After analyzing the obtained results, 6 people were interviewed in order to clarify questions that came up from the data analysis. Through triangulation of the results obtained from the three mentioned techniques, it was possible to see differences in self-presentation methods, both in terms of information and pictures shared, in terms of gender and age, and in terms of differences in information made available by users, and information in which users base themselves on, when it comes to accepting or rejecting a profile.2016-10-18T14:03:21Z2016-01-01T00:00:00Z20162016-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/11983TID:201217953porSepúlveda, Rita Adriana Couto Ferreira Corrêa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:13Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:19.286712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A autoapresentação dos portugueses nas plataformas de online dating |
title |
A autoapresentação dos portugueses nas plataformas de online dating |
spellingShingle |
A autoapresentação dos portugueses nas plataformas de online dating Sepúlveda, Rita Adriana Couto Ferreira Corrêa de Internet Online dating Auto-apresentação -- Self-presentation Tinder |
title_short |
A autoapresentação dos portugueses nas plataformas de online dating |
title_full |
A autoapresentação dos portugueses nas plataformas de online dating |
title_fullStr |
A autoapresentação dos portugueses nas plataformas de online dating |
title_full_unstemmed |
A autoapresentação dos portugueses nas plataformas de online dating |
title_sort |
A autoapresentação dos portugueses nas plataformas de online dating |
author |
Sepúlveda, Rita Adriana Couto Ferreira Corrêa de |
author_facet |
Sepúlveda, Rita Adriana Couto Ferreira Corrêa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sepúlveda, Rita Adriana Couto Ferreira Corrêa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Online dating Auto-apresentação -- Self-presentation Tinder |
topic |
Internet Online dating Auto-apresentação -- Self-presentation Tinder |
description |
Tem-se vindo a registar um crescimento dos serviços de online dating, quer na quantidade como na diversidade de plataformas disponíveis no mercado. Por um lado, devido a características próprias do meio onde se disponibilizam, oferecem uma maior facilidade e rapidez na obtenção de resultados por outro, devido a mudanças sociais na dinâmica de comunicação e relacionamento mais pessoas recorre a estes. Nesta perspetiva, a internet deixa de ser um meio onde os indivíduos se apresentam como anónimos e onde se preocupam com a sua autoapresentação. A presente investigação explora como é que os utilizadores portugueses do Tinder constroem a sua autoapresentação nesta rede social online e como é que a informação disponibilizada por estes é utilizada no momento da tomada de decisão tendo em conta de que se trata de uma rede disponível apenas em dispositivos móveis. Desta forma, o objetivo principal é investigar entre os utilizadores portugueses do Tinder, quais os dados que estes consideram importantes revelar sobre si, nas suas estratégias de construção de perfis em função dos géneros e idades, ou seja, como é construída a sua autoapresentação. Para tal, recorreu-se a dados secundários para conhecer e contextualizar a população em estudo. Posteriormente e através de observação direta recolheram-se 300 perfis de utilizadores do Tinder que se classificaram em função de critérios estabelecidos numa grelha de observação e após análise dos resultados obtidos, realizaram-se entrevistas a seis sujeitos com o intuito de se esclarecerem questões levantadas pelos dados resultantes desta. Através da triangulação dos resultados encontrados após o recurso às três mencionadas técnicas, foi possível verificar diferenças na autoapresentação, seja das informações ou das fotografias partilhadas, em função de géneros e de idades bem como diferenças na informação disponibilizada pelos utilizadores e aquela na qual os demais se baseiam no momento de aceitar ou rejeitar determinado perfil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-18T14:03:21Z 2016-01-01T00:00:00Z 2016 2016-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/11983 TID:201217953 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/11983 |
identifier_str_mv |
TID:201217953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134763652481024 |