A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Patrícia Salomé Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8520
Resumo: Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, Ramo - Canto
id RCAP_6c0d363bbc9c8f2196d98c3fa57cf550
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8520
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de cantoMúsicaCantoObservaçãoEnsinoPlanificações de aulaEstudo de casoEstúdio de óperaMusicSingingObservationEducationLesson planingCase studyOpera studioRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, Ramo - CantoEste trabalho pretende ser um relatório de estágio, de síntese e reflexão fundamentada sobre a Prática de Ensino Supervisionada, disciplinas constantes do Plano de Estudos do Mestrado em Ensino da Música - ramo Canto ,como requisito para obtenção do grau de mestre, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Está dividido em três capítulos: o primeiro relativo à Observação do Contexto Educativo, onde é realizada uma observação, caracterização e análise das escolas onde foi realizada a pratica educativa, dos seus planos curriculares e critérios de avaliação, dos professores cooperantes e dos alunos. O segundo capítulo consiste numa reflexão fundamentada das aulas observadas, lecionadas e assistidas, bem como na descrição das atividades extracurriculares realizadas. Do terceiro capítulo deste trabalho consta a realização de um Projeto de Investigação que pretende aferir, através da realização de um “estudo de caso”, a importância de uma disciplina como o Estúdio de Ópera na formação do aluno e a necessidade da sua inclusão como oferta de escola aos alunos. As conclusões deste trabalho apontam para a importância desta disciplina, que se baseia em diversos fatores, como a motivação para a continuação dos estudos em canto, melhoria de problemas técnicos e pessoais e complementaridade de estudo.This work aims to be an internship report, with a synthesis and reflection based on the Supervised Teaching Practice, subjects included in the Syllabus of the Master degree in Music Education - branch Singing, as a requirement to obtain the master degree, by the Higher Education Institution of Music and Performing Arts. It is divided into three chapters: the first is related to the Educational Context Observation, in which there is the observation, characterization and analysis of schools, of their curricula and assessment criteria, the cooperating teachers and students. The second chapter consists in a grounded reflection of the observed, taught and assisted classes, as well as the description of the extracurricular activities performed. The third chapter of this work contains the development of a research project, which aims to assess, through a "case study", the importance of a subject such as the Opera Studio in student’s education, and the need for its inclusion as an educational offer to students. The findings of this study point to the importance of this subject, which is based on several factors, such as the motivation for further studies in singing, improvement of technical and personal problems and study complementarity.Salgado, António Gabriel Castro CorreiaFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Patrícia Salomé Santos2016-10-04T15:55:38Z2016-07-122016-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8520TID:201241293porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:22.968208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto
title A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto
spellingShingle A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto
Ferreira, Patrícia Salomé Santos
Música
Canto
Observação
Ensino
Planificações de aula
Estudo de caso
Estúdio de ópera
Music
Singing
Observation
Education
Lesson planing
Case study
Opera studio
title_short A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto
title_full A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto
title_fullStr A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto
title_full_unstemmed A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto
title_sort A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto
author Ferreira, Patrícia Salomé Santos
author_facet Ferreira, Patrícia Salomé Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salgado, António Gabriel Castro Correia
Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Patrícia Salomé Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Canto
Observação
Ensino
Planificações de aula
Estudo de caso
Estúdio de ópera
Music
Singing
Observation
Education
Lesson planing
Case study
Opera studio
topic Música
Canto
Observação
Ensino
Planificações de aula
Estudo de caso
Estúdio de ópera
Music
Singing
Observation
Education
Lesson planing
Case study
Opera studio
description Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, Ramo - Canto
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-04T15:55:38Z
2016-07-12
2016-07-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8520
TID:201241293
url http://hdl.handle.net/10400.22/8520
identifier_str_mv TID:201241293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131472645324800