A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8520 |
Resumo: | Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, Ramo - Canto |
id |
RCAP_6c0d363bbc9c8f2196d98c3fa57cf550 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8520 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de cantoMúsicaCantoObservaçãoEnsinoPlanificações de aulaEstudo de casoEstúdio de óperaMusicSingingObservationEducationLesson planingCase studyOpera studioRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, Ramo - CantoEste trabalho pretende ser um relatório de estágio, de síntese e reflexão fundamentada sobre a Prática de Ensino Supervisionada, disciplinas constantes do Plano de Estudos do Mestrado em Ensino da Música - ramo Canto ,como requisito para obtenção do grau de mestre, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Está dividido em três capítulos: o primeiro relativo à Observação do Contexto Educativo, onde é realizada uma observação, caracterização e análise das escolas onde foi realizada a pratica educativa, dos seus planos curriculares e critérios de avaliação, dos professores cooperantes e dos alunos. O segundo capítulo consiste numa reflexão fundamentada das aulas observadas, lecionadas e assistidas, bem como na descrição das atividades extracurriculares realizadas. Do terceiro capítulo deste trabalho consta a realização de um Projeto de Investigação que pretende aferir, através da realização de um “estudo de caso”, a importância de uma disciplina como o Estúdio de Ópera na formação do aluno e a necessidade da sua inclusão como oferta de escola aos alunos. As conclusões deste trabalho apontam para a importância desta disciplina, que se baseia em diversos fatores, como a motivação para a continuação dos estudos em canto, melhoria de problemas técnicos e pessoais e complementaridade de estudo.This work aims to be an internship report, with a synthesis and reflection based on the Supervised Teaching Practice, subjects included in the Syllabus of the Master degree in Music Education - branch Singing, as a requirement to obtain the master degree, by the Higher Education Institution of Music and Performing Arts. It is divided into three chapters: the first is related to the Educational Context Observation, in which there is the observation, characterization and analysis of schools, of their curricula and assessment criteria, the cooperating teachers and students. The second chapter consists in a grounded reflection of the observed, taught and assisted classes, as well as the description of the extracurricular activities performed. The third chapter of this work contains the development of a research project, which aims to assess, through a "case study", the importance of a subject such as the Opera Studio in student’s education, and the need for its inclusion as an educational offer to students. The findings of this study point to the importance of this subject, which is based on several factors, such as the motivation for further studies in singing, improvement of technical and personal problems and study complementarity.Salgado, António Gabriel Castro CorreiaFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Patrícia Salomé Santos2016-10-04T15:55:38Z2016-07-122016-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8520TID:201241293porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:22.968208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto |
title |
A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto |
spellingShingle |
A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto Ferreira, Patrícia Salomé Santos Música Canto Observação Ensino Planificações de aula Estudo de caso Estúdio de ópera Music Singing Observation Education Lesson planing Case study Opera studio |
title_short |
A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto |
title_full |
A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto |
title_fullStr |
A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto |
title_full_unstemmed |
A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto |
title_sort |
A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto |
author |
Ferreira, Patrícia Salomé Santos |
author_facet |
Ferreira, Patrícia Salomé Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salgado, António Gabriel Castro Correia Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Patrícia Salomé Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Canto Observação Ensino Planificações de aula Estudo de caso Estúdio de ópera Music Singing Observation Education Lesson planing Case study Opera studio |
topic |
Música Canto Observação Ensino Planificações de aula Estudo de caso Estúdio de ópera Music Singing Observation Education Lesson planing Case study Opera studio |
description |
Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, Ramo - Canto |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-04T15:55:38Z 2016-07-12 2016-07-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8520 TID:201241293 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8520 |
identifier_str_mv |
TID:201241293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131472645324800 |