Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5215 |
Resumo: | A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular é hoje uma obrigatoriedade no Brasil. Para tal, é necessário que as escolas adotem atitudes e estratégias que possam responder à diversidade da sua população escolar, o que exige da instituição escolar uma ressignificação paradigmática e metodológica da normalidade para a diferença. Partindo do princípio que esta mudança levanta dificuldades às escolas, nossa pesquisa teve como objetivo compreender como é que os professores do ensino regular de uma instituição da rede privada de ensino, no município de Olinda/PE, Brasil, promovem a inclusão de alunos com Síndrome de Down (SD). De natureza qualitativa, utilizámos como instrumentos, a pesquisa de documentos e a entrevista semi-diretiva, que realizamos com coordenadores, professores e pais dos alunos que frequentam a referida escola. Os resultados revelam que a inclusão destes alunos, quando entendida como própria ao direito à diferença, impulsiona a escola a superar os limites do processo. |
id |
RCAP_6c11f80f1020e80c08e5ce66a659a5e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5215 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PEEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVATRISSOMIA 21DESENVOLVIMENTO COGNITIVOBRASILOLINDAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONTRISOMY 21COGNITIVE DEVELOPMENTBRAZILA inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular é hoje uma obrigatoriedade no Brasil. Para tal, é necessário que as escolas adotem atitudes e estratégias que possam responder à diversidade da sua população escolar, o que exige da instituição escolar uma ressignificação paradigmática e metodológica da normalidade para a diferença. Partindo do princípio que esta mudança levanta dificuldades às escolas, nossa pesquisa teve como objetivo compreender como é que os professores do ensino regular de uma instituição da rede privada de ensino, no município de Olinda/PE, Brasil, promovem a inclusão de alunos com Síndrome de Down (SD). De natureza qualitativa, utilizámos como instrumentos, a pesquisa de documentos e a entrevista semi-diretiva, que realizamos com coordenadores, professores e pais dos alunos que frequentam a referida escola. Os resultados revelam que a inclusão destes alunos, quando entendida como própria ao direito à diferença, impulsiona a escola a superar os limites do processo.The inclusion of pupils with special educational needs in mainstream education is now an obligation in Brazil. For this it is necessary for schools to adopt attitudes and strategies that respond to the diversity of its student population, which requires the educational institution a paradigmatic and methodological redefinition of normality for the difference. Assuming that this change raises difficulties for schools, our research aimed at understanding how the regular teachers of an institution of private schools in the city of Olinda / PE, Brazil, promoting the inclusion of students with Down syndrome Down (SD). Qualitative in nature, we used as tools, research documents and semi-directive interview we conducted with coordinators, teachers and parents of students who attend this school. The results reveal that the inclusion of these students, when understood as the right to own difference drives the school to overcome the limits of the process.2014-07-09T16:19:43Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5215TID:201252600porCarvalho, Márcia Rejane Almeida de info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:21Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:22.931383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE |
title |
Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE |
spellingShingle |
Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE Carvalho, Márcia Rejane Almeida de EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA TRISSOMIA 21 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO BRASIL OLINDA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION TRISOMY 21 COGNITIVE DEVELOPMENT BRAZIL |
title_short |
Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE |
title_full |
Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE |
title_fullStr |
Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE |
title_sort |
Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE |
author |
Carvalho, Márcia Rejane Almeida de |
author_facet |
Carvalho, Márcia Rejane Almeida de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Márcia Rejane Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA TRISSOMIA 21 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO BRASIL OLINDA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION TRISOMY 21 COGNITIVE DEVELOPMENT BRAZIL |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA TRISSOMIA 21 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO BRASIL OLINDA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION TRISOMY 21 COGNITIVE DEVELOPMENT BRAZIL |
description |
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular é hoje uma obrigatoriedade no Brasil. Para tal, é necessário que as escolas adotem atitudes e estratégias que possam responder à diversidade da sua população escolar, o que exige da instituição escolar uma ressignificação paradigmática e metodológica da normalidade para a diferença. Partindo do princípio que esta mudança levanta dificuldades às escolas, nossa pesquisa teve como objetivo compreender como é que os professores do ensino regular de uma instituição da rede privada de ensino, no município de Olinda/PE, Brasil, promovem a inclusão de alunos com Síndrome de Down (SD). De natureza qualitativa, utilizámos como instrumentos, a pesquisa de documentos e a entrevista semi-diretiva, que realizamos com coordenadores, professores e pais dos alunos que frequentam a referida escola. Os resultados revelam que a inclusão destes alunos, quando entendida como própria ao direito à diferença, impulsiona a escola a superar os limites do processo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-09T16:19:43Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/5215 TID:201252600 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/5215 |
identifier_str_mv |
TID:201252600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131260595994624 |