Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Márcia Rejane Almeida de 
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5215
Resumo: A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular é hoje uma obrigatoriedade no Brasil. Para tal, é necessário que as escolas adotem atitudes e estratégias que possam responder à diversidade da sua população escolar, o que exige da instituição escolar uma ressignificação paradigmática e metodológica da normalidade para a diferença. Partindo do princípio que esta mudança levanta dificuldades às escolas, nossa pesquisa teve como objetivo compreender como é que os professores do ensino regular de uma instituição da rede privada de ensino, no município de Olinda/PE, Brasil, promovem a inclusão de alunos com Síndrome de Down (SD). De natureza qualitativa, utilizámos como instrumentos, a pesquisa de documentos e a entrevista semi-diretiva, que realizamos com coordenadores, professores e pais dos alunos que frequentam a referida escola. Os resultados revelam que a inclusão destes alunos, quando entendida como própria ao direito à diferença, impulsiona a escola a superar os limites do processo.
id RCAP_6c11f80f1020e80c08e5ce66a659a5e2
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5215
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PEEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVATRISSOMIA 21DESENVOLVIMENTO COGNITIVOBRASILOLINDAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONTRISOMY 21COGNITIVE DEVELOPMENTBRAZILA inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular é hoje uma obrigatoriedade no Brasil. Para tal, é necessário que as escolas adotem atitudes e estratégias que possam responder à diversidade da sua população escolar, o que exige da instituição escolar uma ressignificação paradigmática e metodológica da normalidade para a diferença. Partindo do princípio que esta mudança levanta dificuldades às escolas, nossa pesquisa teve como objetivo compreender como é que os professores do ensino regular de uma instituição da rede privada de ensino, no município de Olinda/PE, Brasil, promovem a inclusão de alunos com Síndrome de Down (SD). De natureza qualitativa, utilizámos como instrumentos, a pesquisa de documentos e a entrevista semi-diretiva, que realizamos com coordenadores, professores e pais dos alunos que frequentam a referida escola. Os resultados revelam que a inclusão destes alunos, quando entendida como própria ao direito à diferença, impulsiona a escola a superar os limites do processo.The inclusion of pupils with special educational needs in mainstream education is now an obligation in Brazil. For this it is necessary for schools to adopt attitudes and strategies that respond to the diversity of its student population, which requires the educational institution a paradigmatic and methodological redefinition of normality for the difference. Assuming that this change raises difficulties for schools, our research aimed at understanding how the regular teachers of an institution of private schools in the city of Olinda / PE, Brazil, promoting the inclusion of students with Down syndrome Down (SD). Qualitative in nature, we used as tools, research documents and semi-directive interview we conducted with coordinators, teachers and parents of students who attend this school. The results reveal that the inclusion of these students, when understood as the right to own difference drives the school to overcome the limits of the process.2014-07-09T16:19:43Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5215TID:201252600porCarvalho, Márcia Rejane Almeida de info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:21Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:22.931383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE
title Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE
spellingShingle Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE
Carvalho, Márcia Rejane Almeida de 
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
TRISSOMIA 21
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
BRASIL
OLINDA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
TRISOMY 21
COGNITIVE DEVELOPMENT
BRAZIL
title_short Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE
title_full Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE
title_fullStr Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE
title_full_unstemmed Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE
title_sort Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE
author Carvalho, Márcia Rejane Almeida de 
author_facet Carvalho, Márcia Rejane Almeida de 
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Márcia Rejane Almeida de 
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
TRISSOMIA 21
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
BRASIL
OLINDA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
TRISOMY 21
COGNITIVE DEVELOPMENT
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
TRISSOMIA 21
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
BRASIL
OLINDA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
TRISOMY 21
COGNITIVE DEVELOPMENT
BRAZIL
description A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular é hoje uma obrigatoriedade no Brasil. Para tal, é necessário que as escolas adotem atitudes e estratégias que possam responder à diversidade da sua população escolar, o que exige da instituição escolar uma ressignificação paradigmática e metodológica da normalidade para a diferença. Partindo do princípio que esta mudança levanta dificuldades às escolas, nossa pesquisa teve como objetivo compreender como é que os professores do ensino regular de uma instituição da rede privada de ensino, no município de Olinda/PE, Brasil, promovem a inclusão de alunos com Síndrome de Down (SD). De natureza qualitativa, utilizámos como instrumentos, a pesquisa de documentos e a entrevista semi-diretiva, que realizamos com coordenadores, professores e pais dos alunos que frequentam a referida escola. Os resultados revelam que a inclusão destes alunos, quando entendida como própria ao direito à diferença, impulsiona a escola a superar os limites do processo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-09T16:19:43Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5215
TID:201252600
url http://hdl.handle.net/10437/5215
identifier_str_mv TID:201252600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131260595994624