A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/62506 |
Resumo: | Autorregulação da aprendizagem implica refletir sobre a utilização de recursos educativos para gerir o que, quando, como, com quem e por que aprender. Este artigo pretendeu investigar a relação entre a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle. Responderam ao Inventário de Recursos e Atividades em Ambientes Moodle e ao Inventário de Aprendizagem Autorregulada em Ambientes Moodle 438 alunos (7º ao 9º ano). Uma análise de regressão mostrou que a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem prediz a seleção de recursos e atividades de disponibilização de informação e de realização de trabalho, mas não de colaboração/interação em todas as fases de regulação do trabalho. |
id |
RCAP_6c14b29905730392f7d30541dab54ec3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/62506 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLEPerceived Self-regulation as a Predictor of Resource use in MOODLEAutorregulaçãoMoodleMeios de ensinoTecnologia educacionalSelf-regulationTeaching resourcesEducational technologyAutorregulação da aprendizagem implica refletir sobre a utilização de recursos educativos para gerir o que, quando, como, com quem e por que aprender. Este artigo pretendeu investigar a relação entre a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle. Responderam ao Inventário de Recursos e Atividades em Ambientes Moodle e ao Inventário de Aprendizagem Autorregulada em Ambientes Moodle 438 alunos (7º ao 9º ano). Uma análise de regressão mostrou que a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem prediz a seleção de recursos e atividades de disponibilização de informação e de realização de trabalho, mas não de colaboração/interação em todas as fases de regulação do trabalho.Self-regulated learning involves reflecting on the use of educational resources to manage what, when, how, with whom, and why to learn. Thus, this study investigated the relationship between students’ perceptions regarding the planning, execution and self-evaluation of learning and the selection of Moodle resources and activities. A total of 438 middle school students (grades 7-9) responded to the Inventory of Resources and Activities in Moodle Environments and to the Inventory of Self-regulated Learning in Moodle Environments. A regression analysis showed that the students’ perception about the planning, execution and self-evaluation of learning predicted the selection of resources and activities pertaining to information availability and work accomplishment, but not to collaboration/interaction in all phases of work regulation.Fundação Carlos ChagasRepositório da Universidade de LisboaDe Oliveira, Paula Fernanda DiogoVeiga Simão, AnaFerreira, Paula2024-02-08T09:23:19Z2020-062024-01-31T21:55:21Z2020-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62506porOliveira, P. D., Veiga Simão, A. M., & Ferreira, P. C. (2020). A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE. Cadernos de Pesquisa, 50(176), 461-474. https://doi.org/10.1590/1980531462790100-1574cv-prod-220366110.1590/1980531462791980-5314info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-12T01:19:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:51.501258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE Perceived Self-regulation as a Predictor of Resource use in MOODLE |
title |
A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE |
spellingShingle |
A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE De Oliveira, Paula Fernanda Diogo Autorregulação Moodle Meios de ensino Tecnologia educacional Self-regulation Teaching resources Educational technology |
title_short |
A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE |
title_full |
A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE |
title_fullStr |
A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE |
title_full_unstemmed |
A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE |
title_sort |
A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE |
author |
De Oliveira, Paula Fernanda Diogo |
author_facet |
De Oliveira, Paula Fernanda Diogo Veiga Simão, Ana Ferreira, Paula |
author_role |
author |
author2 |
Veiga Simão, Ana Ferreira, Paula |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Oliveira, Paula Fernanda Diogo Veiga Simão, Ana Ferreira, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autorregulação Moodle Meios de ensino Tecnologia educacional Self-regulation Teaching resources Educational technology |
topic |
Autorregulação Moodle Meios de ensino Tecnologia educacional Self-regulation Teaching resources Educational technology |
description |
Autorregulação da aprendizagem implica refletir sobre a utilização de recursos educativos para gerir o que, quando, como, com quem e por que aprender. Este artigo pretendeu investigar a relação entre a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle. Responderam ao Inventário de Recursos e Atividades em Ambientes Moodle e ao Inventário de Aprendizagem Autorregulada em Ambientes Moodle 438 alunos (7º ao 9º ano). Uma análise de regressão mostrou que a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem prediz a seleção de recursos e atividades de disponibilização de informação e de realização de trabalho, mas não de colaboração/interação em todas as fases de regulação do trabalho. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06 2020-06-01T00:00:00Z 2024-02-08T09:23:19Z 2024-01-31T21:55:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/62506 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/62506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, P. D., Veiga Simão, A. M., & Ferreira, P. C. (2020). A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE. Cadernos de Pesquisa, 50(176), 461-474. https://doi.org/10.1590/198053146279 0100-1574 cv-prod-2203661 10.1590/198053146279 1980-5314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137429385379840 |