Ela não quer ser minha amiga - O conceito de amizade nas crianças em idade pré-escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bárbara Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17448
Resumo: O presente relatório de investigação intitulado de “Ela não quer ser minha amiga” - O conceito de amizade nas crianças em idade pré-escolar, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação, da Universidade do Algarve, no ano letivo 2020/2021. O processo investigativo sucedeu numa sala de Jardim de Infância de uma instituição particular, no distrito de Faro. Sendo que a amizade representa o afeto, o carinho, a segurança, a confiança e o respeito pelo outro e que esta é fundamental para o ser humano, uma vez que contribui para o seu bem-estar e desenvolvimento harmonioso da sua identidade, pretendeu-se, com a presente investigação analisar as relações de amizade em crianças em idade pré-escolar. Desta forma, objetivou-se investigar a compreensão do conceito de amizade. Foi realizado um estudo exploratório, descritivo e com design transversal, com uma amostra de 17 crianças (N = 17), com idades compreendidas entre os três e quatro anos (M = 3,18; DP =,393). A metodologia utilizada no presente relatório é de investigação-ação, sendo uma metodologia de âmbito qualitativa e quantitativa, inserindo-se no paradigma interpretativo. Realizaram-se questionários que foram aplicados às crianças, via online ou presenciais, como forma de dar resposta aos objetivos definidos para o estudo. Foi ainda efetuado um teste sociométrico, utilizadas notas de campo, a observação participante e fotografias, como procedimentos para recolha e análise dos dados. A partir dos dados obtidos, através da sua análise, é possível concluir que os resultados demonstram um maior grau de respostas positivas no que diz respeito à existência de um amigo especial, e por outro lado, o grupo de crianças revela ainda alguma dificuldade na definição do conceito da amizade, sugerindo-se a necessidade de se continuar a trabalhar nesta área com as crianças.
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