"Eu não tenho amigos... Ninguém está a brincar comigo" - Construção de relações de amizade entre crianças dos 2 aos 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Joana Borralho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12903
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling "Eu não tenho amigos... Ninguém está a brincar comigo" - Construção de relações de amizade entre crianças dos 2 aos 5 anosEducação de infânciaFamíliasAgentes educativosBrincarRelações de amizadeFriendshipsChildhood educationPlaytimeFamiliesEducational agentsRelatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório tem como objetivo retratar de modo reflexivo o percurso realizado no decorrer da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de Jardim de Infância (JI), na zona centro do concelho de Lisboa. Neste sentido, são apresentados diversos tópicos que refletem todo o processo de intervenção, com um grupo de vinte crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos. Numa fase inicial do relatório é apresentada a caracterização do contexto, que serve como ponto de partida para a definição das intenções para a ação educativa. Subsequentemente, procedeu-se à avaliação dessas mesmas intenções e de todo o processo de intervenção. Posto isto, surge o tópico referente à investigação desenvolvida no presente contexto, cuja problemática é a “construção de relações de amizade entre crianças dos 2 aos 5 anos”. Esta é definida a partir das observações efetuadas no decorrer da prática, nas quais foi possível verificar a preferência de algumas crianças por determinados pares, essencialmente em momentos de brincadeira, e a utilização da palavra “amigo/a” em alguns diálogos. Assim, e tendo em conta que este tipo de relação requer estabilidade e qualidade de interação (Ladd & Coleman, 2010) e que resulta no desenvolvimento da criança e surgimento de sentimentos de confiança e alegria (Correia, 2018), teve-se em vista um aprofundamento do tópico. Deste modo, para se compreender o papel das crianças, famílias e agentes educativos na construção deste tipo de relação, optou-se por um estudo de caso de natureza qualitativa e, para tal, foram utilizadas diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados. Através da análise dos dados foi possível verificar quais os principais contextos em que se desenvolvem as relações e qual o papel da amizade no desenvolvimento das crianças. Foi, ainda, percetível a importância que os adultos assumem na promoção de oportunidades para que as crianças estabeleçam relações e o papel que têm na mediação das interações. Por último, é apresentada a construção da profissionalidade docente, que conta com uma reflexão sobre os valores que estiveram na base da ação pedagógica em contexto de PPS e quais os princípios que serão tidos em conta na prática futura.ABSTRACT The purpose of this report is to reflect on the path taken during Supervised Professional Practice II (PPS II), in the context of Kindergarten (JI), in the center of Lisbon. In this sense, several topics that reflect the entire intervention process are presented, with a group of twenty children aged between 2 and 5 years. In an initial phase of the report, the characterization of the context is presented, which serves as a starting point for defining the intentions for the educational action. Subsequently, these same intentions and the entire intervention process were evaluated. After that, the topic of research developed in the present context arises, whose problem is the “Construction of friendships between children from 2 to 5 years old”. This is defined based on the observations made during the practice, in which it was possible to verify the preference of some children for certain pairs, essentially in moments of playtime and the use of the word "friend" in some dialogues. Thus, and taking into account that this type of relationship requires stability and quality of interaction (Ladd & Coleman, 2010) and that it results in the development of the child and the emergence of feelings of trust and joy occur (Correia, 2018), there was an aim to deepen the topic. Thus, to understand the role of children, families and educational agents in the construction of this type of relationship, a qualitative case study was chosen and, for this, several techniques and instruments of data collection were used. By analysing the data, it was possible to verify which are the main contexts in which relationships are developed and which is the role of friendship in the development of children. It was also noticeable the importance that adults assume in promoting opportunities for children to establish relationships and the role they have in mediating the interactions. Finally, the construction of professionalism in teaching is presented, which includes a reflection on the values that were at the basis of the pedagogical action in the context of PPS and which principles will be taken into account in future practice.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaLino, DalilaRCIPLGonçalves, Joana Borralho2021-02-22T10:22:25Z2020-06-232020-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12903TID:202628612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:56.497989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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