O género oral formal: a entrevista numa turma de 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Filipa Daniela Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/35808
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_6c2746e6fd3dacf16c4b57ec81b4314e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35808
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O género oral formal: a entrevista numa turma de 1º ciclo do ensino básicoThe formal orality: an interview in a 1st form class373.3Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO relatório que se apresenta dá conta do percurso pedagógico realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada. Este trabalho teve como finalidade o desenvolvimento de aprendizagens ao nível da oralidade formal, em alunos do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto em questão visou atender às necessidades dos alunos no domínio acima referido e teve como objetivos: reconhecer a oralidade como um processo de aprendizagem indispensável na sociedade; diferenciar oralidade formal de oralidade informal; conhecer os processos necessários para a elaboração de uma entrevista; praticar a oralidade em diferentes situações do quotidiano (entrevistas); melhorar as competências comunicativas dos alunos. Na intervenção pedagógica optei por uma metodologia qualitativa – a investigação-ação. Para além das observações diárias e posterior reflexão, utilizei ainda os seguintes instrumentos de recolha de dados: notas de campo; registos áudio; registos vídeo e questionários. A avaliação final do projeto permite dizer que os alunos construíram aprendizagens ao nível da oralidade formal, nomeadamente ao nível do género oral - a entrevista.The current work presents a pedagogical course accomplished under the curricular unity “Supervised Teaching Practice”. This attempt intended to be a procedure to increase the learning skills as far as formal language is concerned in a group of students of the second year of the elementary level. The present project aimed at answering the students’ necessities starting from a class problem in order to support the following objectives: to distinguish formal orality from informal orality; to know the required processes to draw an interview; to practice the orality in daily situations (interviews); to improve the students’ communicative abilities. The pedagogical intervention has been based on a qualitative investigation, specifically in the investigation-action methodology which provides the search and gathering of information and its application as a pedagogical practice. Beyond the daily observations and subsequent reflection, I’ve stated to the following data collecting tools: context evidences; audio records; video records; short questionnaires on the language oral usage by the kids to be enforced before and after the intervention project fulfillment. The final evaluation of this project has demonstrated that it was a huge advantage to the students involved, since the achieved results have allowed to conclude that they have set up a great deal of learning as far as formal orality is concerned, particularly in what concerns the oral genre - the interview.Dias, Maria dos Anjos FlôrUniversidade do MinhoPeres, Filipa Daniela Alves20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35808por201471957info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:44.674276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O género oral formal: a entrevista numa turma de 1º ciclo do ensino básico
The formal orality: an interview in a 1st form class
title O género oral formal: a entrevista numa turma de 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle O género oral formal: a entrevista numa turma de 1º ciclo do ensino básico
Peres, Filipa Daniela Alves
373.3
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O género oral formal: a entrevista numa turma de 1º ciclo do ensino básico
title_full O género oral formal: a entrevista numa turma de 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr O género oral formal: a entrevista numa turma de 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O género oral formal: a entrevista numa turma de 1º ciclo do ensino básico
title_sort O género oral formal: a entrevista numa turma de 1º ciclo do ensino básico
author Peres, Filipa Daniela Alves
author_facet Peres, Filipa Daniela Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Maria dos Anjos Flôr
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Filipa Daniela Alves
dc.subject.por.fl_str_mv 373.3
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 373.3
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/35808
url http://hdl.handle.net/1822/35808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201471957
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132658153816064