Cyberbullying: um fenómeno emergente nos jovens portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Liliana Andreia Suspiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25709
Resumo: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_6c292ec3b9a395ba5a030552dedb8ae0
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/25709
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cyberbullying: um fenómeno emergente nos jovens portuguesesCyberbullyingDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA presente investigação teve como objetivo verificar a ocorrência e frequência do cyberbullying em duas escolas situadas em contextos sócio demográficos distintos. Para além disso, pretendeu-se verificar os tipos de cyberbullying praticados, os meios e equipamentos usados, os motivos e os sentimentos gerados pelo cyberbullying, tanto na perspetiva das vítimas como na perspetiva dos agressores. Pretendeu-se também observar as percepções dos participantes quanto às relações com a família e quanto ao ambiente na escola. A amostra é constituída por 467 alunos pertencentes aos distritos de Coimbra e Leiria, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos, que frequentam o 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano de escolaridade. Os resultados demonstram que 10,1% admitiram ter sofrido de cyberbullying pelo menos uma vez no último ano e 5,1% confessaram ter sido agressores. Os dados obtidos revelam um cenário preocupante perante um tema cada vez mais emergente na nossa sociedade, acompanhado pela constante evolução das tecnologias da informação e comunicação.The present investigation aimed to verify the occurrence and frequency of cyberbullying in two schools located on different socio demographic contexts. In addition, we sought to verify the types of cyberbullying practiced, means and equipment, the motives and feelings generated by cyberbullying, from the victims and aggressors perspective. It was intended to also observe the participants' perceptions regarding relationships with family and within school's environment. The sample consists of 467 students from the districts of Coimbra and Leiria, aged between 9 and 16 years, attending the 5th, 6th, 7th, 8th and 9th grade. The results demonstrate that 10.1% admitted having suffered cyberbullying at least once in the last year and 5.1% admitted having been aggressors. The data shows a worrying scenario before a theme emerging in our society, accompanied by the evolution of information technologies and communication.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25709http://hdl.handle.net/10316/25709TID:201442825porRodrigues, Liliana Andreia Suspiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:28.810153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cyberbullying: um fenómeno emergente nos jovens portugueses
title Cyberbullying: um fenómeno emergente nos jovens portugueses
spellingShingle Cyberbullying: um fenómeno emergente nos jovens portugueses
Rodrigues, Liliana Andreia Suspiro
Cyberbullying
title_short Cyberbullying: um fenómeno emergente nos jovens portugueses
title_full Cyberbullying: um fenómeno emergente nos jovens portugueses
title_fullStr Cyberbullying: um fenómeno emergente nos jovens portugueses
title_full_unstemmed Cyberbullying: um fenómeno emergente nos jovens portugueses
title_sort Cyberbullying: um fenómeno emergente nos jovens portugueses
author Rodrigues, Liliana Andreia Suspiro
author_facet Rodrigues, Liliana Andreia Suspiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Liliana Andreia Suspiro
dc.subject.por.fl_str_mv Cyberbullying
topic Cyberbullying
description Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/25709
http://hdl.handle.net/10316/25709
TID:201442825
url http://hdl.handle.net/10316/25709
identifier_str_mv TID:201442825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133774786592768