EURO 2004: Do medo à festa a metamorfose de um acontecimento vista através do discurso jornalístico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/5589 |
Resumo: | Nesta dissertação, pretendemos perceber qual é a influência do discurso jornalístico na construção da realidade e do equilíbrio sociais em torno de um fator (desestabilizador) que, potencialmente, poderia pôr em causa a segurança do País. Para o efeito, olhamos para o Campeonato Europeu de Futebol - Euro 2004, mais de uma década depois da sua realização, e analisamos o seu impacto, o que ficou e o que mudou. Começámos por questionar se a estratégia de segurança do Euro 2004 alterou o paradigma da segurança em eventos desportivos (e outros), adquirindo um novo significado no discurso mediático e, desse modo, no imaginário coletivo. Mais do que uma análise de discurso, o objeto desta pesquisa é a “análise do discurso em relação”, ou seja, olhamos para o diálogo entre os discursos enunciados pelos atores sociais representativos dos diferentes enquadramentos (frames) numa linha temporal (time-frame), segmentada em três momentos, conjunturalmente determinantes para a produção do discurso mediático, que refletem o processo de construção da realidade (framing/ frame change /reframing), produto da interação social, num devir paradigmático. A análise plurimetodológica e sistemática da questão da segurança perante a ameaça do Euro 2004 no discurso mediático leva-nos numa viagem com paragem em três tempos: o tempo do medo, o tempo da festa e o tempo do sucesso refletido em orgulho nacional. Em cada um destes paradigmas, a segurança assume diferentes dimensões. Se, na fase de preparação, a segurança surgia como uma tarefa inatingível, para a qual não teríamos capacidade de organização nem meios, no decurso do campeonato quase que desapareceu do discurso mediático para emergir no final envolta numa nova significação. A segurança foi um sucesso, um modelo a seguir que em muito contribuiu para que o Euro 2004 passasse a ser uma referência da capacidade portuguesa para organizar grandes eventos. Outro aspeto importante desta pesquisa é a análise do processo de significação do Euro 2004, tanto no que respeita ao valor-notícia do acontecimento, como em termos de efeitos a longo prazo, para aferir a consolidação do significado que prevaleceu para além do tempo de vida espectável para um evento de natureza desportiva no espaço mediático e no imaginário coletivo. 2 Não menos importante é a análise comparativa entre o contexto mediático vivido durante os dois campeonatos europeus, que limitam a nossa pesquisa: o de 2004, quando a comunicação dos riscos era mediada através dos meios tradicionais, e o de 2016, em plena era digital. Os resultados refletem a importância do papel dos media e do processo jornalístico em termos de difusão de um discurso responsável, credível e, acima de tudo, construtor da realidade social e do seu equilíbrio, em geral, e nas questões de segurança, em particular. |
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Nesta dissertação, pretendemos perceber qual é a influência do discurso jornalístico na construção da realidade e do equilíbrio sociais em torno de um fator (desestabilizador) que, potencialmente, poderia pôr em causa a segurança do País. Para o efeito, olhamos para o Campeonato Europeu de Futebol - Euro 2004, mais de uma década depois da sua realização, e analisamos o seu impacto, o que ficou e o que mudou. Começámos por questionar se a estratégia de segurança do Euro 2004 alterou o paradigma da segurança em eventos desportivos (e outros), adquirindo um novo significado no discurso mediático e, desse modo, no imaginário coletivo. Mais do que uma análise de discurso, o objeto desta pesquisa é a “análise do discurso em relação”, ou seja, olhamos para o diálogo entre os discursos enunciados pelos atores sociais representativos dos diferentes enquadramentos (frames) numa linha temporal (time-frame), segmentada em três momentos, conjunturalmente determinantes para a produção do discurso mediático, que refletem o processo de construção da realidade (framing/ frame change /reframing), produto da interação social, num devir paradigmático. A análise plurimetodológica e sistemática da questão da segurança perante a ameaça do Euro 2004 no discurso mediático leva-nos numa viagem com paragem em três tempos: o tempo do medo, o tempo da festa e o tempo do sucesso refletido em orgulho nacional. Em cada um destes paradigmas, a segurança assume diferentes dimensões. Se, na fase de preparação, a segurança surgia como uma tarefa inatingível, para a qual não teríamos capacidade de organização nem meios, no decurso do campeonato quase que desapareceu do discurso mediático para emergir no final envolta numa nova significação. A segurança foi um sucesso, um modelo a seguir que em muito contribuiu para que o Euro 2004 passasse a ser uma referência da capacidade portuguesa para organizar grandes eventos. Outro aspeto importante desta pesquisa é a análise do processo de significação do Euro 2004, tanto no que respeita ao valor-notícia do acontecimento, como em termos de efeitos a longo prazo, para aferir a consolidação do significado que prevaleceu para além do tempo de vida espectável para um evento de natureza desportiva no espaço mediático e no imaginário coletivo. 2 Não menos importante é a análise comparativa entre o contexto mediático vivido durante os dois campeonatos europeus, que limitam a nossa pesquisa: o de 2004, quando a comunicação dos riscos era mediada através dos meios tradicionais, e o de 2016, em plena era digital. Os resultados refletem a importância do papel dos media e do processo jornalístico em termos de difusão de um discurso responsável, credível e, acima de tudo, construtor da realidade social e do seu equilíbrio, em geral, e nas questões de segurança, em particular. |
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