Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/70772 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe uma análise do discurso em publicidades, cujo objeto é a homoafetividade. O objetivo geral do trabalho é demonstrar as metamorfoses do discurso publicitário ao longo de meio século, da década de 1970 aos anos 2020. Para tal, a fim de constituir o corpus desta pesquisa, foram selecionadas trinta e uma peças publicitárias de diversas marcas que circularam no Brasil no período citado. Partiu-se da seguinte pergunta de pesquisa: Como se dá a significação da homoafetividade no discurso publicitário dentro de suas condições de emergência nesse período? A pesquisa se fundamenta na Análise do Discurso de linha francesa em seus diálogos com Antropologia Histórica. À luz da ideia de descontinuidade preconizada por Foucault e retomada por Courtine, este trabalho demonstra que, se o objeto homossexualidade pode ser “reconhecido”, desde anúncios da década de 1970, os efeitos de sentido promovidos pelo discurso publicitário são outros a partir da virada do século XX para o XXI. Com efeito, até os anos 2000, a homossexualidade era significada como distensão do macho, como suavização do truculento. Isso se dava desengajadamente, quase sempre com recurso ao humor. No século XXI, o objeto passa a ser significado pelo efeito de sentido de reivindicação. Aí, não se trata mais da distensão do macho, mas da reivindicação do direito de ser homossexual. O discurso publicitário rearranja, dessa forma, os signos e os dizeres ganham um tom sério, desprovido de humor. |
id |
UFSP_f28395a38e964a84050330f53194dbe2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70772 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/2290784252461295Tardocchi, Régis Aparecido [UNIFESP]https://lattes.cnpq.br/6896930178468795Kogawa, João Marcos MateusUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH2024-02-23T21:43:04Z2024-02-23T21:43:04Z2023-12-12Esta pesquisa propõe uma análise do discurso em publicidades, cujo objeto é a homoafetividade. O objetivo geral do trabalho é demonstrar as metamorfoses do discurso publicitário ao longo de meio século, da década de 1970 aos anos 2020. Para tal, a fim de constituir o corpus desta pesquisa, foram selecionadas trinta e uma peças publicitárias de diversas marcas que circularam no Brasil no período citado. Partiu-se da seguinte pergunta de pesquisa: Como se dá a significação da homoafetividade no discurso publicitário dentro de suas condições de emergência nesse período? A pesquisa se fundamenta na Análise do Discurso de linha francesa em seus diálogos com Antropologia Histórica. À luz da ideia de descontinuidade preconizada por Foucault e retomada por Courtine, este trabalho demonstra que, se o objeto homossexualidade pode ser “reconhecido”, desde anúncios da década de 1970, os efeitos de sentido promovidos pelo discurso publicitário são outros a partir da virada do século XX para o XXI. Com efeito, até os anos 2000, a homossexualidade era significada como distensão do macho, como suavização do truculento. Isso se dava desengajadamente, quase sempre com recurso ao humor. No século XXI, o objeto passa a ser significado pelo efeito de sentido de reivindicação. Aí, não se trata mais da distensão do macho, mas da reivindicação do direito de ser homossexual. O discurso publicitário rearranja, dessa forma, os signos e os dizeres ganham um tom sério, desprovido de humor.This research proposes an analysis of the discourse in advertisements whose object is homoaffectivity. The general objective of the work is to demonstrate the metamorphoses of advertising discourse over half a century, from the 1970s to the 2020s. To this end, in order to constitute the corpus of this research, thirty-one advertising pieces of various brands that circulated in Brazil in the mentioned period were selected. The following research question was asked: How is the meaning of homoaffectivity in the advertising discourse given within its conditions of emergence in this period? The research is based on French Discourse Analysis in its dialogues with historical anthropology. In the light of the idea of discontinuity advocated by Foucault and taken up by Courtine, this work demonstrates that, if the object homosexuality can be "recognized" since advertisements in the 1970s, the effects of meaning promoted by the advertising discourse are different from the turn of the 20th century to the 21st. In fact, until the 2000s, homosexuality was signified as the distension of the male, as the softening of the truculent. This took place disengagedly, almost always resorting to humor. In the 21st century, the object becomes signified by the effect of the meaning of claim. There, it is no longer a question of the distension of the male, but of the vindication of the right to be homosexual. In this way, the advertising discourse rearranges the signs and sayings take on a serious tone, devoid of humor.Não recebi financiamentokogawa@unifesp.br122 f.Tardocchi, Régis Aparecido. Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras 2023. Guarulhos, 2023. 122 f.https://repositorio.unifesp.br/11600/70772porUniversidade Federal de São PauloAnálise do DiscursoDescontinuidadePublicidadeSignificaçãoHomoafetividadeMetamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividadeMetamorphoses of discourse analysis in the meaning of homoaffectivityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)32554136807LetrasEstudos LinguísticosLinguagem e(m) novos contextosORIGINALDISSERTAÇÃO REGIS TARDOCCHI 2023.pdfDISSERTAÇÃO REGIS TARDOCCHI 2023.pdfapplication/pdf1058246https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/e7cd8192-1b2e-4e8e-a2a1-5d7820a43b2b/download2b8f68cece99a34dccd4359c180745f3MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85826https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/e7b420ab-d99e-4036-a47c-26a03bad0c73/download2e0334577eca1196dcdb6b9b3befb281MD54TEXTDISSERTAÇÃO REGIS TARDOCCHI 2023.pdf.txtDISSERTAÇÃO REGIS TARDOCCHI 2023.pdf.txtExtracted texttext/plain309471https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/227a8f09-9233-419a-9c8e-e9d52b8c206a/downloadaeac6bfefb76d1dd873da14501514dc2MD58THUMBNAILDISSERTAÇÃO REGIS TARDOCCHI 2023.pdf.jpgDISSERTAÇÃO REGIS TARDOCCHI 2023.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3706https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/e7675894-0c9f-4b0d-ad6e-71b3e97e017f/downloadb8b61f87c13b3e6dc746ab357eedc86eMD51011600/707722024-02-26 13:10:16.497oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70772https://repositorio.unifesp.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652024-02-26T13:10:16Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Metamorphoses of discourse analysis in the meaning of homoaffectivity |
title |
Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade |
spellingShingle |
Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade Tardocchi, Régis Aparecido [UNIFESP] Análise do Discurso Descontinuidade Publicidade Significação Homoafetividade |
title_short |
Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade |
title_full |
Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade |
title_fullStr |
Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade |
title_full_unstemmed |
Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade |
title_sort |
Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade |
author |
Tardocchi, Régis Aparecido [UNIFESP] |
author_facet |
Tardocchi, Régis Aparecido [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2290784252461295 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/6896930178468795 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tardocchi, Régis Aparecido [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kogawa, João Marcos Mateus |
contributor_str_mv |
Kogawa, João Marcos Mateus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do Discurso Descontinuidade Publicidade Significação Homoafetividade |
topic |
Análise do Discurso Descontinuidade Publicidade Significação Homoafetividade |
description |
Esta pesquisa propõe uma análise do discurso em publicidades, cujo objeto é a homoafetividade. O objetivo geral do trabalho é demonstrar as metamorfoses do discurso publicitário ao longo de meio século, da década de 1970 aos anos 2020. Para tal, a fim de constituir o corpus desta pesquisa, foram selecionadas trinta e uma peças publicitárias de diversas marcas que circularam no Brasil no período citado. Partiu-se da seguinte pergunta de pesquisa: Como se dá a significação da homoafetividade no discurso publicitário dentro de suas condições de emergência nesse período? A pesquisa se fundamenta na Análise do Discurso de linha francesa em seus diálogos com Antropologia Histórica. À luz da ideia de descontinuidade preconizada por Foucault e retomada por Courtine, este trabalho demonstra que, se o objeto homossexualidade pode ser “reconhecido”, desde anúncios da década de 1970, os efeitos de sentido promovidos pelo discurso publicitário são outros a partir da virada do século XX para o XXI. Com efeito, até os anos 2000, a homossexualidade era significada como distensão do macho, como suavização do truculento. Isso se dava desengajadamente, quase sempre com recurso ao humor. No século XXI, o objeto passa a ser significado pelo efeito de sentido de reivindicação. Aí, não se trata mais da distensão do macho, mas da reivindicação do direito de ser homossexual. O discurso publicitário rearranja, dessa forma, os signos e os dizeres ganham um tom sério, desprovido de humor. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-23T21:43:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-23T21:43:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Tardocchi, Régis Aparecido. Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras 2023. Guarulhos, 2023. 122 f. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/70772 |
identifier_str_mv |
Tardocchi, Régis Aparecido. Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras 2023. Guarulhos, 2023. 122 f. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/11600/70772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
122 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/e7cd8192-1b2e-4e8e-a2a1-5d7820a43b2b/download https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/e7b420ab-d99e-4036-a47c-26a03bad0c73/download https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/227a8f09-9233-419a-9c8e-e9d52b8c206a/download https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/e7675894-0c9f-4b0d-ad6e-71b3e97e017f/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b8f68cece99a34dccd4359c180745f3 2e0334577eca1196dcdb6b9b3befb281 aeac6bfefb76d1dd873da14501514dc2 b8b61f87c13b3e6dc746ab357eedc86e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803210269453713408 |