Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tardocchi, Régis Aparecido [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/70772
Resumo: Esta pesquisa propõe uma análise do discurso em publicidades, cujo objeto é a homoafetividade. O objetivo geral do trabalho é demonstrar as metamorfoses do discurso publicitário ao longo de meio século, da década de 1970 aos anos 2020. Para tal, a fim de constituir o corpus desta pesquisa, foram selecionadas trinta e uma peças publicitárias de diversas marcas que circularam no Brasil no período citado. Partiu-se da seguinte pergunta de pesquisa: Como se dá a significação da homoafetividade no discurso publicitário dentro de suas condições de emergência nesse período? A pesquisa se fundamenta na Análise do Discurso de linha francesa em seus diálogos com Antropologia Histórica. À luz da ideia de descontinuidade preconizada por Foucault e retomada por Courtine, este trabalho demonstra que, se o objeto homossexualidade pode ser “reconhecido”, desde anúncios da década de 1970, os efeitos de sentido promovidos pelo discurso publicitário são outros a partir da virada do século XX para o XXI. Com efeito, até os anos 2000, a homossexualidade era significada como distensão do macho, como suavização do truculento. Isso se dava desengajadamente, quase sempre com recurso ao humor. No século XXI, o objeto passa a ser significado pelo efeito de sentido de reivindicação. Aí, não se trata mais da distensão do macho, mas da reivindicação do direito de ser homossexual. O discurso publicitário rearranja, dessa forma, os signos e os dizeres ganham um tom sério, desprovido de humor.
id UFSP_f28395a38e964a84050330f53194dbe2
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70772
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling http://lattes.cnpq.br/2290784252461295Tardocchi, Régis Aparecido [UNIFESP]https://lattes.cnpq.br/6896930178468795Kogawa, João Marcos MateusUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH2024-02-23T21:43:04Z2024-02-23T21:43:04Z2023-12-12Esta pesquisa propõe uma análise do discurso em publicidades, cujo objeto é a homoafetividade. O objetivo geral do trabalho é demonstrar as metamorfoses do discurso publicitário ao longo de meio século, da década de 1970 aos anos 2020. Para tal, a fim de constituir o corpus desta pesquisa, foram selecionadas trinta e uma peças publicitárias de diversas marcas que circularam no Brasil no período citado. Partiu-se da seguinte pergunta de pesquisa: Como se dá a significação da homoafetividade no discurso publicitário dentro de suas condições de emergência nesse período? A pesquisa se fundamenta na Análise do Discurso de linha francesa em seus diálogos com Antropologia Histórica. À luz da ideia de descontinuidade preconizada por Foucault e retomada por Courtine, este trabalho demonstra que, se o objeto homossexualidade pode ser “reconhecido”, desde anúncios da década de 1970, os efeitos de sentido promovidos pelo discurso publicitário são outros a partir da virada do século XX para o XXI. Com efeito, até os anos 2000, a homossexualidade era significada como distensão do macho, como suavização do truculento. Isso se dava desengajadamente, quase sempre com recurso ao humor. No século XXI, o objeto passa a ser significado pelo efeito de sentido de reivindicação. Aí, não se trata mais da distensão do macho, mas da reivindicação do direito de ser homossexual. O discurso publicitário rearranja, dessa forma, os signos e os dizeres ganham um tom sério, desprovido de humor.This research proposes an analysis of the discourse in advertisements whose object is homoaffectivity. The general objective of the work is to demonstrate the metamorphoses of advertising discourse over half a century, from the 1970s to the 2020s. To this end, in order to constitute the corpus of this research, thirty-one advertising pieces of various brands that circulated in Brazil in the mentioned period were selected. The following research question was asked: How is the meaning of homoaffectivity in the advertising discourse given within its conditions of emergence in this period? The research is based on French Discourse Analysis in its dialogues with historical anthropology. In the light of the idea of discontinuity advocated by Foucault and taken up by Courtine, this work demonstrates that, if the object homosexuality can be "recognized" since advertisements in the 1970s, the effects of meaning promoted by the advertising discourse are different from the turn of the 20th century to the 21st. In fact, until the 2000s, homosexuality was signified as the distension of the male, as the softening of the truculent. This took place disengagedly, almost always resorting to humor. In the 21st century, the object becomes signified by the effect of the meaning of claim. There, it is no longer a question of the distension of the male, but of the vindication of the right to be homosexual. In this way, the advertising discourse rearranges the signs and sayings take on a serious tone, devoid of humor.Não recebi financiamentokogawa@unifesp.br122 f.Tardocchi, Régis Aparecido. Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras 2023. Guarulhos, 2023. 122 f.https://repositorio.unifesp.br/11600/70772porUniversidade Federal de São PauloAnálise do DiscursoDescontinuidadePublicidadeSignificaçãoHomoafetividadeMetamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividadeMetamorphoses of discourse analysis in the meaning of homoaffectivityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)32554136807LetrasEstudos LinguísticosLinguagem e(m) novos contextosORIGINALDISSERTAÇÃO REGIS TARDOCCHI 2023.pdfDISSERTAÇÃO REGIS TARDOCCHI 2023.pdfapplication/pdf1058246https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/e7cd8192-1b2e-4e8e-a2a1-5d7820a43b2b/download2b8f68cece99a34dccd4359c180745f3MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85826https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/e7b420ab-d99e-4036-a47c-26a03bad0c73/download2e0334577eca1196dcdb6b9b3befb281MD54TEXTDISSERTAÇÃO REGIS TARDOCCHI 2023.pdf.txtDISSERTAÇÃO REGIS TARDOCCHI 2023.pdf.txtExtracted texttext/plain309471https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/227a8f09-9233-419a-9c8e-e9d52b8c206a/downloadaeac6bfefb76d1dd873da14501514dc2MD58THUMBNAILDISSERTAÇÃO REGIS TARDOCCHI 2023.pdf.jpgDISSERTAÇÃO REGIS TARDOCCHI 2023.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3706https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/e7675894-0c9f-4b0d-ad6e-71b3e97e017f/downloadb8b61f87c13b3e6dc746ab357eedc86eMD51011600/707722024-02-26 13:10:16.497oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70772https://repositorio.unifesp.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652024-02-26T13:10:16Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Metamorphoses of discourse analysis in the meaning of homoaffectivity
title Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade
spellingShingle Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade
Tardocchi, Régis Aparecido [UNIFESP]
Análise do Discurso
Descontinuidade
Publicidade
Significação
Homoafetividade
title_short Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade
title_full Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade
title_fullStr Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade
title_full_unstemmed Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade
title_sort Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade
author Tardocchi, Régis Aparecido [UNIFESP]
author_facet Tardocchi, Régis Aparecido [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2290784252461295
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/6896930178468795
dc.contributor.author.fl_str_mv Tardocchi, Régis Aparecido [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kogawa, João Marcos Mateus
contributor_str_mv Kogawa, João Marcos Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Discurso
Descontinuidade
Publicidade
Significação
Homoafetividade
topic Análise do Discurso
Descontinuidade
Publicidade
Significação
Homoafetividade
description Esta pesquisa propõe uma análise do discurso em publicidades, cujo objeto é a homoafetividade. O objetivo geral do trabalho é demonstrar as metamorfoses do discurso publicitário ao longo de meio século, da década de 1970 aos anos 2020. Para tal, a fim de constituir o corpus desta pesquisa, foram selecionadas trinta e uma peças publicitárias de diversas marcas que circularam no Brasil no período citado. Partiu-se da seguinte pergunta de pesquisa: Como se dá a significação da homoafetividade no discurso publicitário dentro de suas condições de emergência nesse período? A pesquisa se fundamenta na Análise do Discurso de linha francesa em seus diálogos com Antropologia Histórica. À luz da ideia de descontinuidade preconizada por Foucault e retomada por Courtine, este trabalho demonstra que, se o objeto homossexualidade pode ser “reconhecido”, desde anúncios da década de 1970, os efeitos de sentido promovidos pelo discurso publicitário são outros a partir da virada do século XX para o XXI. Com efeito, até os anos 2000, a homossexualidade era significada como distensão do macho, como suavização do truculento. Isso se dava desengajadamente, quase sempre com recurso ao humor. No século XXI, o objeto passa a ser significado pelo efeito de sentido de reivindicação. Aí, não se trata mais da distensão do macho, mas da reivindicação do direito de ser homossexual. O discurso publicitário rearranja, dessa forma, os signos e os dizeres ganham um tom sério, desprovido de humor.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-23T21:43:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-23T21:43:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Tardocchi, Régis Aparecido. Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras 2023. Guarulhos, 2023. 122 f.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/70772
identifier_str_mv Tardocchi, Régis Aparecido. Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras 2023. Guarulhos, 2023. 122 f.
url https://repositorio.unifesp.br/11600/70772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/e7cd8192-1b2e-4e8e-a2a1-5d7820a43b2b/download
https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/e7b420ab-d99e-4036-a47c-26a03bad0c73/download
https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/227a8f09-9233-419a-9c8e-e9d52b8c206a/download
https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/e7675894-0c9f-4b0d-ad6e-71b3e97e017f/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b8f68cece99a34dccd4359c180745f3
2e0334577eca1196dcdb6b9b3befb281
aeac6bfefb76d1dd873da14501514dc2
b8b61f87c13b3e6dc746ab357eedc86e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803210269453713408