Perceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullying

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sara
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3380
Resumo: O presente estudo teve como objetivo conhecer e comparar as conceções de professores e alunos do 1o ciclo do Ensino Básico, relativamente ao fenómeno bullying. Para tal, foram construídos dois inquéritos por questionário, aplicados a uma amostra constituída por 91 alunos, do 3o e 4o ano de escolaridade e por 6 professores. No inquérito aos professores, procurou-se investigar as suas perceções acerca deste fenómeno, nomeadamente as condutas de bullying mais frequentes, as motivações, as consequências e as estratégias de intervenção utilizadas. No inquérito aos alunos, pretendeu-se obter dados relativamente à taxa de incidência destes comportamentos (seja praticados, na perspetiva do agressor, seja sofridos, na perspetiva de vítima), aos locais de ocorrência, às razões subjacentes à sua manifestação e às formas de reação/atuação perante os mesmos.
id RCAP_6c2f5025a93177313a53e9185dd66c8c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3380
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullyingbullying1º Cicloescolaelementary schoolschoolO presente estudo teve como objetivo conhecer e comparar as conceções de professores e alunos do 1o ciclo do Ensino Básico, relativamente ao fenómeno bullying. Para tal, foram construídos dois inquéritos por questionário, aplicados a uma amostra constituída por 91 alunos, do 3o e 4o ano de escolaridade e por 6 professores. No inquérito aos professores, procurou-se investigar as suas perceções acerca deste fenómeno, nomeadamente as condutas de bullying mais frequentes, as motivações, as consequências e as estratégias de intervenção utilizadas. No inquérito aos alunos, pretendeu-se obter dados relativamente à taxa de incidência destes comportamentos (seja praticados, na perspetiva do agressor, seja sofridos, na perspetiva de vítima), aos locais de ocorrência, às razões subjacentes à sua manifestação e às formas de reação/atuação perante os mesmos.This study was aimed at the assessment and comparison of primary school teachers’ and students’ conceptions about bullying. Two questionnaire based surveys were built and applied to a sample universe of 91 third and fourth grade students and 6 teachers. In the teachers’ survey we tried to investigate their perceptions about this phenomenon, including the most frequent bullying behaviours, students’ motivations, consequences and intervention strategies used. In the students’ survey the aim was to obtain data on the incidence rate of these behaviours (whether committed by bullies or suffered by victims), the places where they occur, the reasons for their manifestation and the forms of reaction / action facing them.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE|IPSantarém)Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémOliveira, SaraSeixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz2021-02-21T21:39:00Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3380porOliveira, S. & Seixas, S. (2015). Perceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullying. Interacções, vol. 11, 38, 270-292.2182-8008info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:07Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:10.801398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullying
title Perceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullying
spellingShingle Perceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullying
Oliveira, Sara
bullying
1º Ciclo
escola
elementary school
school
title_short Perceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullying
title_full Perceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullying
title_fullStr Perceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullying
title_full_unstemmed Perceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullying
title_sort Perceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullying
author Oliveira, Sara
author_facet Oliveira, Sara
Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
author_role author
author2 Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sara
Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
dc.subject.por.fl_str_mv bullying
1º Ciclo
escola
elementary school
school
topic bullying
1º Ciclo
escola
elementary school
school
description O presente estudo teve como objetivo conhecer e comparar as conceções de professores e alunos do 1o ciclo do Ensino Básico, relativamente ao fenómeno bullying. Para tal, foram construídos dois inquéritos por questionário, aplicados a uma amostra constituída por 91 alunos, do 3o e 4o ano de escolaridade e por 6 professores. No inquérito aos professores, procurou-se investigar as suas perceções acerca deste fenómeno, nomeadamente as condutas de bullying mais frequentes, as motivações, as consequências e as estratégias de intervenção utilizadas. No inquérito aos alunos, pretendeu-se obter dados relativamente à taxa de incidência destes comportamentos (seja praticados, na perspetiva do agressor, seja sofridos, na perspetiva de vítima), aos locais de ocorrência, às razões subjacentes à sua manifestação e às formas de reação/atuação perante os mesmos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2021-02-21T21:39:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3380
url http://hdl.handle.net/10400.15/3380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, S. & Seixas, S. (2015). Perceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullying. Interacções, vol. 11, 38, 270-292.
2182-8008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE|IPSantarém)
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE|IPSantarém)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137041060986880