Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76730 |
Resumo: | Este conjunto de fragmentos, a que damos o nome Dentro da Vida/ Educar, resulta da análise a algumas matérias/ cenários que dizem a condição humana abordadas por Darío Sztajnszrajber, ao qual emprestaremos uma análise hermenêutica olhando para a vida e para o educar. Para além dessas análises – protocolos e conteúdos – abordados pelo autor, vamos apoiar-nos na realidade empírica, mas também no pensamento filosófico, hermenêutico, pós-estruturalista e desconstrutivista de Hans-Georg Gadamer, Michel de Certeau, Gilles Deleuze, Michel Foucault, Roland Barthes; e as/às suas abordagens acerca do que é a (re)interpretação, um documentário, uma aula, um seminário, uma conferência. Em tais reflexões, os autores mostram-nos, por um lado, a necessidade de rutura com a normalidade, a objetividade, o burocrático, o fechamento; e, por outro, a utilidade da abertura das fronteiras/horizontes, das subjetividades, das intersubjetividades, das palavras, das perguntas, das pedagogias em andamento, das deslocações das originalidades (pedagógicas) das criações. Será, pois, uma reflexão com o objetivo de emprestar um olhar didático/pedagógico tendo a “ousadia” de virar do avesso aquilo que se julga ser do campo da verdade absoluta… pois, na verdade, ela contém outras verdades não absolutas |
id |
RCAP_6c3475a7cbe2276fed9022623536e5a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76730 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticosEducaçãoSer humanoConhecimentoFilosofiaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste conjunto de fragmentos, a que damos o nome Dentro da Vida/ Educar, resulta da análise a algumas matérias/ cenários que dizem a condição humana abordadas por Darío Sztajnszrajber, ao qual emprestaremos uma análise hermenêutica olhando para a vida e para o educar. Para além dessas análises – protocolos e conteúdos – abordados pelo autor, vamos apoiar-nos na realidade empírica, mas também no pensamento filosófico, hermenêutico, pós-estruturalista e desconstrutivista de Hans-Georg Gadamer, Michel de Certeau, Gilles Deleuze, Michel Foucault, Roland Barthes; e as/às suas abordagens acerca do que é a (re)interpretação, um documentário, uma aula, um seminário, uma conferência. Em tais reflexões, os autores mostram-nos, por um lado, a necessidade de rutura com a normalidade, a objetividade, o burocrático, o fechamento; e, por outro, a utilidade da abertura das fronteiras/horizontes, das subjetividades, das intersubjetividades, das palavras, das perguntas, das pedagogias em andamento, das deslocações das originalidades (pedagógicas) das criações. Será, pois, uma reflexão com o objetivo de emprestar um olhar didático/pedagógico tendo a “ousadia” de virar do avesso aquilo que se julga ser do campo da verdade absoluta… pois, na verdade, ela contém outras verdades não absolutasEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Teórica EdiçõesUniversidade do MinhoCunha, António Camilo20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76730porCunha, António Camilo (2021). Dentro da vida educar. Fragmentos e exercícios hermenêuticos. Teórica Edições978-989-9070-00-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:23.945898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos |
title |
Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos |
spellingShingle |
Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos Cunha, António Camilo Educação Ser humano Conhecimento Filosofia Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos |
title_full |
Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos |
title_fullStr |
Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos |
title_full_unstemmed |
Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos |
title_sort |
Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos |
author |
Cunha, António Camilo |
author_facet |
Cunha, António Camilo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, António Camilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ser humano Conhecimento Filosofia Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Ser humano Conhecimento Filosofia Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este conjunto de fragmentos, a que damos o nome Dentro da Vida/ Educar, resulta da análise a algumas matérias/ cenários que dizem a condição humana abordadas por Darío Sztajnszrajber, ao qual emprestaremos uma análise hermenêutica olhando para a vida e para o educar. Para além dessas análises – protocolos e conteúdos – abordados pelo autor, vamos apoiar-nos na realidade empírica, mas também no pensamento filosófico, hermenêutico, pós-estruturalista e desconstrutivista de Hans-Georg Gadamer, Michel de Certeau, Gilles Deleuze, Michel Foucault, Roland Barthes; e as/às suas abordagens acerca do que é a (re)interpretação, um documentário, uma aula, um seminário, uma conferência. Em tais reflexões, os autores mostram-nos, por um lado, a necessidade de rutura com a normalidade, a objetividade, o burocrático, o fechamento; e, por outro, a utilidade da abertura das fronteiras/horizontes, das subjetividades, das intersubjetividades, das palavras, das perguntas, das pedagogias em andamento, das deslocações das originalidades (pedagógicas) das criações. Será, pois, uma reflexão com o objetivo de emprestar um olhar didático/pedagógico tendo a “ousadia” de virar do avesso aquilo que se julga ser do campo da verdade absoluta… pois, na verdade, ela contém outras verdades não absolutas |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/76730 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/76730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cunha, António Camilo (2021). Dentro da vida educar. Fragmentos e exercícios hermenêuticos. Teórica Edições 978-989-9070-00-4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Teórica Edições |
publisher.none.fl_str_mv |
Teórica Edições |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132652375113728 |