Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, António Camilo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76730
Resumo: Este conjunto de fragmentos, a que damos o nome Dentro da Vida/ Educar, resulta da análise a algumas matérias/ cenários que dizem a condição humana abordadas por Darío Sztajnszrajber, ao qual emprestaremos uma análise hermenêutica olhando para a vida e para o educar. Para além dessas análises – protocolos e conteúdos – abordados pelo autor, vamos apoiar-nos na realidade empírica, mas também no pensamento filosófico, hermenêutico, pós-estruturalista e desconstrutivista de Hans-Georg Gadamer, Michel de Certeau, Gilles Deleuze, Michel Foucault, Roland Barthes; e as/às suas abordagens acerca do que é a (re)interpretação, um documentário, uma aula, um seminário, uma conferência. Em tais reflexões, os autores mostram-nos, por um lado, a necessidade de rutura com a normalidade, a objetividade, o burocrático, o fechamento; e, por outro, a utilidade da abertura das fronteiras/horizontes, das subjetividades, das intersubjetividades, das palavras, das perguntas, das pedagogias em andamento, das deslocações das originalidades (pedagógicas) das criações. Será, pois, uma reflexão com o objetivo de emprestar um olhar didático/pedagógico tendo a “ousadia” de virar do avesso aquilo que se julga ser do campo da verdade absoluta… pois, na verdade, ela contém outras verdades não absolutas
id RCAP_6c3475a7cbe2276fed9022623536e5a1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76730
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticosEducaçãoSer humanoConhecimentoFilosofiaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste conjunto de fragmentos, a que damos o nome Dentro da Vida/ Educar, resulta da análise a algumas matérias/ cenários que dizem a condição humana abordadas por Darío Sztajnszrajber, ao qual emprestaremos uma análise hermenêutica olhando para a vida e para o educar. Para além dessas análises – protocolos e conteúdos – abordados pelo autor, vamos apoiar-nos na realidade empírica, mas também no pensamento filosófico, hermenêutico, pós-estruturalista e desconstrutivista de Hans-Georg Gadamer, Michel de Certeau, Gilles Deleuze, Michel Foucault, Roland Barthes; e as/às suas abordagens acerca do que é a (re)interpretação, um documentário, uma aula, um seminário, uma conferência. Em tais reflexões, os autores mostram-nos, por um lado, a necessidade de rutura com a normalidade, a objetividade, o burocrático, o fechamento; e, por outro, a utilidade da abertura das fronteiras/horizontes, das subjetividades, das intersubjetividades, das palavras, das perguntas, das pedagogias em andamento, das deslocações das originalidades (pedagógicas) das criações. Será, pois, uma reflexão com o objetivo de emprestar um olhar didático/pedagógico tendo a “ousadia” de virar do avesso aquilo que se julga ser do campo da verdade absoluta… pois, na verdade, ela contém outras verdades não absolutasEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Teórica EdiçõesUniversidade do MinhoCunha, António Camilo20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76730porCunha, António Camilo (2021). Dentro da vida educar. Fragmentos e exercícios hermenêuticos. Teórica Edições978-989-9070-00-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:23.945898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos
title Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos
spellingShingle Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos
Cunha, António Camilo
Educação
Ser humano
Conhecimento
Filosofia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos
title_full Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos
title_fullStr Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos
title_full_unstemmed Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos
title_sort Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos
author Cunha, António Camilo
author_facet Cunha, António Camilo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, António Camilo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ser humano
Conhecimento
Filosofia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Ser humano
Conhecimento
Filosofia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este conjunto de fragmentos, a que damos o nome Dentro da Vida/ Educar, resulta da análise a algumas matérias/ cenários que dizem a condição humana abordadas por Darío Sztajnszrajber, ao qual emprestaremos uma análise hermenêutica olhando para a vida e para o educar. Para além dessas análises – protocolos e conteúdos – abordados pelo autor, vamos apoiar-nos na realidade empírica, mas também no pensamento filosófico, hermenêutico, pós-estruturalista e desconstrutivista de Hans-Georg Gadamer, Michel de Certeau, Gilles Deleuze, Michel Foucault, Roland Barthes; e as/às suas abordagens acerca do que é a (re)interpretação, um documentário, uma aula, um seminário, uma conferência. Em tais reflexões, os autores mostram-nos, por um lado, a necessidade de rutura com a normalidade, a objetividade, o burocrático, o fechamento; e, por outro, a utilidade da abertura das fronteiras/horizontes, das subjetividades, das intersubjetividades, das palavras, das perguntas, das pedagogias em andamento, das deslocações das originalidades (pedagógicas) das criações. Será, pois, uma reflexão com o objetivo de emprestar um olhar didático/pedagógico tendo a “ousadia” de virar do avesso aquilo que se julga ser do campo da verdade absoluta… pois, na verdade, ela contém outras verdades não absolutas
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76730
url http://hdl.handle.net/1822/76730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cunha, António Camilo (2021). Dentro da vida educar. Fragmentos e exercícios hermenêuticos. Teórica Edições
978-989-9070-00-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Teórica Edições
publisher.none.fl_str_mv Teórica Edições
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132652375113728