A cor, a matéria e aluz como elementos de projeto em espaços educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Filipe Nuno Esteves da Rosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/21728
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado com a especialização em Interiores e Reabilitação de Edificado
id RCAP_6c443f8f52c07faba072548c98bba678
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/21728
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A cor, a matéria e aluz como elementos de projeto em espaços educacionaisCriançaCorLuzMatériaReabilitação arquitetónicaDissertação de Mestrado Integrado com a especialização em Interiores e Reabilitação de EdificadoA importância da educação de infância da criança – desde a nascença até à idade pré-escolar, e a sua influência sobre o desenvolvimento do indivíduo até à idade adulta vem a ser crescentemente verificada por estudos ao longo do século XX e XXI. Um dos elementos apontado como influente para o melhor sucesso do desenvolvimento da criança é a qualidade do contexto sico do ambiente educavo. A criança em idade pré-escolar absorve muita da informação sensorial do que a rodeia e que vai permir o seu desenvolvimento cognivo, emocional, intelectual e sico. Os ambientes que a criança habita – tanto construídos como naturais – são uma fonte constante de informação e uma grande percentagem desta informação é revelada pela Cor como resultado da relação da Luz com a Matéria. Este trabalho procura enquadrar, através de princípios emanados da pesquisa, algumas das dimensões pelas quais os ambientes sicos podem influenciar posivamente a educação de infância da criança e ulizar esses princípios – Natureza, Comunidade, Habitar, Apropriação e Esmulo, como referências para o desenvolvimento de uma proposta de intervenção num espaço educacional existenteABSTRACT: The importance of the childhood educaon - from birth to the preschool age, and the influence on the individual’s development unl adulthood has been increasingly verified by studies throughout the 20th and 21st centuries. One of the elements idenfied as most influenal for the best success of the child’s development is the quality of the physical context of the educaonal environment. The pre-school child absorbs much of the surronding sensory informaon that which will allow his cognive, emoonal, intellectual and physical development. The physical environments that a child inhabits - both built and natural - are a constant source of informaon and a large chunk of this informaon is revealed by Color as a result of the relaonship between Light and Maer. This work seeks to frame, through principles brought by the research, some of the dimensions by which the physical environments can posively influence the child educaon, and use those principles - Nature, Community, Inhabit, Appropriaon and Smulaon, as references for the development of a intervenon in an exisng educaonal space.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaPernão, João Nuno de CarvalhoRepositório da Universidade de LisboaGomes, Filipe Nuno Esteves da Rosa2021-09-03T10:39:02Z2020-092020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21728porGOMES, Filipe Nuno Esteves da Rosa - A cor, a matéria e aluz como elementos de projeto em espaços educacionais. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:16Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:15.871859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cor, a matéria e aluz como elementos de projeto em espaços educacionais
title A cor, a matéria e aluz como elementos de projeto em espaços educacionais
spellingShingle A cor, a matéria e aluz como elementos de projeto em espaços educacionais
Gomes, Filipe Nuno Esteves da Rosa
Criança
Cor
Luz
Matéria
Reabilitação arquitetónica
title_short A cor, a matéria e aluz como elementos de projeto em espaços educacionais
title_full A cor, a matéria e aluz como elementos de projeto em espaços educacionais
title_fullStr A cor, a matéria e aluz como elementos de projeto em espaços educacionais
title_full_unstemmed A cor, a matéria e aluz como elementos de projeto em espaços educacionais
title_sort A cor, a matéria e aluz como elementos de projeto em espaços educacionais
author Gomes, Filipe Nuno Esteves da Rosa
author_facet Gomes, Filipe Nuno Esteves da Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pernão, João Nuno de Carvalho
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Filipe Nuno Esteves da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Cor
Luz
Matéria
Reabilitação arquitetónica
topic Criança
Cor
Luz
Matéria
Reabilitação arquitetónica
description Dissertação de Mestrado Integrado com a especialização em Interiores e Reabilitação de Edificado
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09
2020-09-01T00:00:00Z
2021-09-03T10:39:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/21728
url http://hdl.handle.net/10400.5/21728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GOMES, Filipe Nuno Esteves da Rosa - A cor, a matéria e aluz como elementos de projeto em espaços educacionais. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestrado
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131155891486720