A cor, a matéria e aluz como elementos de projeto em espaços educacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/21728 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado com a especialização em Interiores e Reabilitação de Edificado |
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A cor, a matéria e aluz como elementos de projeto em espaços educacionaisCriançaCorLuzMatériaReabilitação arquitetónicaDissertação de Mestrado Integrado com a especialização em Interiores e Reabilitação de EdificadoA importância da educação de infância da criança – desde a nascença até à idade pré-escolar, e a sua influência sobre o desenvolvimento do indivíduo até à idade adulta vem a ser crescentemente verificada por estudos ao longo do século XX e XXI. Um dos elementos apontado como influente para o melhor sucesso do desenvolvimento da criança é a qualidade do contexto sico do ambiente educavo. A criança em idade pré-escolar absorve muita da informação sensorial do que a rodeia e que vai permir o seu desenvolvimento cognivo, emocional, intelectual e sico. Os ambientes que a criança habita – tanto construídos como naturais – são uma fonte constante de informação e uma grande percentagem desta informação é revelada pela Cor como resultado da relação da Luz com a Matéria. Este trabalho procura enquadrar, através de princípios emanados da pesquisa, algumas das dimensões pelas quais os ambientes sicos podem influenciar posivamente a educação de infância da criança e ulizar esses princípios – Natureza, Comunidade, Habitar, Apropriação e Esmulo, como referências para o desenvolvimento de uma proposta de intervenção num espaço educacional existenteABSTRACT: The importance of the childhood educaon - from birth to the preschool age, and the influence on the individual’s development unl adulthood has been increasingly verified by studies throughout the 20th and 21st centuries. One of the elements idenfied as most influenal for the best success of the child’s development is the quality of the physical context of the educaonal environment. The pre-school child absorbs much of the surronding sensory informaon that which will allow his cognive, emoonal, intellectual and physical development. The physical environments that a child inhabits - both built and natural - are a constant source of informaon and a large chunk of this informaon is revealed by Color as a result of the relaonship between Light and Maer. This work seeks to frame, through principles brought by the research, some of the dimensions by which the physical environments can posively influence the child educaon, and use those principles - Nature, Community, Inhabit, Appropriaon and Smulaon, as references for the development of a intervenon in an exisng educaonal space.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaPernão, João Nuno de CarvalhoRepositório da Universidade de LisboaGomes, Filipe Nuno Esteves da Rosa2021-09-03T10:39:02Z2020-092020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21728porGOMES, Filipe Nuno Esteves da Rosa - A cor, a matéria e aluz como elementos de projeto em espaços educacionais. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:16Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:15.871859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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