Estudo sobre a imagem de Maputo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Inês Guimas Fernandes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12894
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_68b179fc5f62432de3da22a2af2fd1a0
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12894
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo sobre a imagem de MaputoBranding de lugaresbranding de cidadesimagem do destinoMaputoPlace Brandingcity brandingdestination imageMestrado em MarketingA globalização tem vindo a aumentar a competitividade entre os lugares. A disputa para atrair investimentos, residentes e visitantes tem vindo a influenciar os destinos, países ou cidades a utilizarem estratégias de marketing para gerir as suas imagens. Para o desenvolvimento de uma estratégia de city branding de sucesso, torna-se imperativo, numa primeira fase, identificar o que torna o lugar único. A imagem do lugar não pode ser inventada, mas que deverá ser percebida através de uma estratégia global que tenha em conta todos os fatores que influenciam a marca da cidade. Deste modo, surge a necessidade de perceber qual a imagem atual da cidade de Maputo, de modo a facilitar a definição de uma estratégia de branding apropriada para criar e gerir a imagem da cidade. Neste estudo avalia-se como as dimensões da imagem influenciam a imagem global da cidade. A avaliação da imagem é feita não apenas pelos residentes como também pelos visitantes e pelos que tem informação sobre a cidade, apesar de nunca a terem visitado. Os resultados revelam as dimensões da imagem que contribuem de forma significativa para a imagem global da cidade de Maputo e que de forma geral a imagem de Maputo é vista como ligeiramente positiva.Globalization leads to influence competition between places. The race to attract investments, residents and visitors influences destinations, countries and cities to use marketing strategies to rebuild and redefine its image. To develop a successful city branding, it is imperative, in a first stage, the determination of the values that makes the place unique. The image can not be invented and should be seen through global strategy that takes in consideration all the factors that influence the brand of the city. This way arises the need to understan what is the current imagem of Maputo, in order to facilitate the defnition of na appropriate branding strategy to create and manage the city's image. In this stufy are evaluated the affective and cognitive factors that influences the overall image of the city. The evaluation of the image is made not only by residents but also by visitors and by those who have never been there. The results show that the dimensions contribute significantly to the overall image and that the overall imagem of Maputo it is seen as slightly positive.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaCampos, Inês Guimas Fernandes2017-01-11T09:52:53Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12894porCampos, Inês Guimas Fernandes (2016). "Estudo sobre a imagem de Maputo". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:02Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:57.778098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre a imagem de Maputo
title Estudo sobre a imagem de Maputo
spellingShingle Estudo sobre a imagem de Maputo
Campos, Inês Guimas Fernandes
Branding de lugares
branding de cidades
imagem do destino
Maputo
Place Branding
city branding
destination image
title_short Estudo sobre a imagem de Maputo
title_full Estudo sobre a imagem de Maputo
title_fullStr Estudo sobre a imagem de Maputo
title_full_unstemmed Estudo sobre a imagem de Maputo
title_sort Estudo sobre a imagem de Maputo
author Campos, Inês Guimas Fernandes
author_facet Campos, Inês Guimas Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Inês Guimas Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Branding de lugares
branding de cidades
imagem do destino
Maputo
Place Branding
city branding
destination image
topic Branding de lugares
branding de cidades
imagem do destino
Maputo
Place Branding
city branding
destination image
description Mestrado em Marketing
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-11T09:52:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/12894
url http://hdl.handle.net/10400.5/12894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Campos, Inês Guimas Fernandes (2016). "Estudo sobre a imagem de Maputo". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131076375871488