A MATEMÁTICA NOS CURSOS PROFISSIONAIS COM RECURSO A TAREFAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Vera Lúcia Pinheiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/24093
Resumo: Este estudo pretende analisar o desempenho de um grupo de alunos na aplicação de conceitos matemáticos a tarefas contextualizadas no âmbito da educação financeira. Visa, ainda, refletir sobre a introdução do estudo da estatística, no mesmo âmbito e, também, caraterizar o nível de literacia financeira dos alunos. O estudo realizou-se na disciplina de matemática, com uma turma do 10º ano do ensino profissional de nível secundário. No enquadramento teórico, é feita uma abordagem ao contributo da educação financeira para a inclusão social. É descrito o que tem vindo a ser feito no sentido da sua promoção em Portugal, em particular, no sistema de ensino. Identificam-se estudos que reconhecem a importância do pensamento matemático para o bom comportamento dos cidadãos a nível financeiro. No âmbito da matemática, é apresentada uma abordagem do conceito de percentagem e uma perspetiva didática para o estudo da estatística. A metodologia de investigação é de natureza qualitativa e interpretativa. A recolha de dados baseia-se na observação direta do trabalho desenvolvido pelos alunos, nos diálogos e discussões em sala de aula registados em diário de bordo e nas produções escritas dos alunos. A investigadora assumiu o papel de observadora participante, assim como a titularidade da turma enquanto professora de matemática. Para este estudo, formularam-se as questões: (i) Como se caracteriza a destreza dos alunos na aplicação de conceitos matemáticos, enquadrados em temas da educação financeira? (ii) Como se caracteriza a aprendizagem de conceitos da estatística, integrados em temas da educação financeira? (iii) Como se caracteriza a literacia financeira dos alunos? Os resultados do estudo revelaram lacunas na aplicação e compreensão de conceitos matemáticos. A introdução do estudo da estatística aplicada a situações de natureza financeira gerou níveis de envolvimento, empenho e motivação significativos. Os alunos revelaram poucos conhecimentos de natureza financeira, contudo, registaram-se níveis significativos de envolvimento na construção do saber. As conclusões apontam, sobretudo, para o forte potencial de a educação financeira constituir pano de fundo para a educação matemática, dando contexto e significado a conceitos matemáticos abstratos.
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