A paisagem sonora na compreensão do texto literário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2684 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O projeto de investigação é centrado na área da Português, mais concretamente no domínio da Educação Literária, com relação ao conceito de paisagem sonora de Murray Schafer. A temática em estudo tem origem na exploração deste conceito musical nas obras literárias realizada por uma turma do 4.º ano de escolaridade. Desta forma, pretende-se abordar a paisagem sonora na compreensão literária, no sentido de contribuir para novas práticas. Atualmente, os alunos revelam dificuldades em compreender e interpretar textos, o que pode influenciar o seu desempenho em todas as disciplinas. Para a concretização deste estudo, delinearam-se os seguintes objetivos: 1) Potenciar a compreensão do texto literário através de paisagens sonoras e 2) Explorar, através do som, estratégias que potenciam a compreensão literária com as respetivas questões- problema: A) Quais os contributos da exploração das paisagens sonoras para a compreensão do texto literário? e B) Que estratégias musicais auxiliam a compreensão literária? Assim, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa com aproximação à investigação-ação. Foram utilizadas como técnicas a observação, a entrevista, os registos audiovisuais (áudio, vídeo e fotografia) e documentos dos participantes. Após a análise dos dados, concluiu-se que a paisagem sonora tem, de facto, um papel positivo na compreensão literária. Este estudo revela o potencial da relação da música com a literatura, permitindo vivenciar experiências onde a criança é construtora do seu conhecimento. |
id |
RCAP_6c48860572c64cd3e2134d983b0017cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2684 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A paisagem sonora na compreensão do texto literárioEducação literáriaMúsicaPaisagem sonoraPortuguês1.º CicloLiterary educationMusicPortuguesePrimary educationSoundscapeO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O projeto de investigação é centrado na área da Português, mais concretamente no domínio da Educação Literária, com relação ao conceito de paisagem sonora de Murray Schafer. A temática em estudo tem origem na exploração deste conceito musical nas obras literárias realizada por uma turma do 4.º ano de escolaridade. Desta forma, pretende-se abordar a paisagem sonora na compreensão literária, no sentido de contribuir para novas práticas. Atualmente, os alunos revelam dificuldades em compreender e interpretar textos, o que pode influenciar o seu desempenho em todas as disciplinas. Para a concretização deste estudo, delinearam-se os seguintes objetivos: 1) Potenciar a compreensão do texto literário através de paisagens sonoras e 2) Explorar, através do som, estratégias que potenciam a compreensão literária com as respetivas questões- problema: A) Quais os contributos da exploração das paisagens sonoras para a compreensão do texto literário? e B) Que estratégias musicais auxiliam a compreensão literária? Assim, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa com aproximação à investigação-ação. Foram utilizadas como técnicas a observação, a entrevista, os registos audiovisuais (áudio, vídeo e fotografia) e documentos dos participantes. Após a análise dos dados, concluiu-se que a paisagem sonora tem, de facto, um papel positivo na compreensão literária. Este estudo revela o potencial da relação da música com a literatura, permitindo vivenciar experiências onde a criança é construtora do seu conhecimento.This report was carried out within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practise, integrated in the Master in Preschool and Primary Teacher Education of the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. The research project is centred in the Portuguese area, more specifically in the field of Literary Education, in relation to the Murray Schafer’s concept of soundscape. The theme under study comes from the exploration of this musical concept in literary works carried out by a 4th grade class. This way, it is intended to understand the effects provided by the soundscape on literary comprehension, in order to contribute to the change in teaching. Currently, students show difficulties in understanding and interpreting texts, which ends up influencing the teaching-learning process that extends to all areas. For the execution of this study, the following goals were outlined: 1) To enhance the comprehension of the literary text through soundscapes and 2) To explore, through sound, strategies at the service of literary comprehension with the respective problem-questions: A) What are the contributions of the exploration of soundscapes for the understanding of the literary text? and B) What musical strategies help literary comprehension? Thus, a qualitative methodology was chosen with an approach to action research. Regarding techniques, observation, interview, audiovisual records (audio, video and photography) and documents of the participants were used. After analyzing the data, it was concluded that the soundscape does indeed have a positive role in literary comprehension. This study reveals the potential of the relationship between music and literature, allowing children to live experiences where they are the ones building their own knowledge.2022-03-11T16:01:54Z2022-01-28T00:00:00Z2022-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2684TID:202961354porRocha, Cíntia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:51Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:26.102082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A paisagem sonora na compreensão do texto literário |
title |
A paisagem sonora na compreensão do texto literário |
spellingShingle |
A paisagem sonora na compreensão do texto literário Rocha, Cíntia da Silva Educação literária Música Paisagem sonora Português 1.º Ciclo Literary education Music Portuguese Primary education Soundscape |
title_short |
A paisagem sonora na compreensão do texto literário |
title_full |
A paisagem sonora na compreensão do texto literário |
title_fullStr |
A paisagem sonora na compreensão do texto literário |
title_full_unstemmed |
A paisagem sonora na compreensão do texto literário |
title_sort |
A paisagem sonora na compreensão do texto literário |
author |
Rocha, Cíntia da Silva |
author_facet |
Rocha, Cíntia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Cíntia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação literária Música Paisagem sonora Português 1.º Ciclo Literary education Music Portuguese Primary education Soundscape |
topic |
Educação literária Música Paisagem sonora Português 1.º Ciclo Literary education Music Portuguese Primary education Soundscape |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O projeto de investigação é centrado na área da Português, mais concretamente no domínio da Educação Literária, com relação ao conceito de paisagem sonora de Murray Schafer. A temática em estudo tem origem na exploração deste conceito musical nas obras literárias realizada por uma turma do 4.º ano de escolaridade. Desta forma, pretende-se abordar a paisagem sonora na compreensão literária, no sentido de contribuir para novas práticas. Atualmente, os alunos revelam dificuldades em compreender e interpretar textos, o que pode influenciar o seu desempenho em todas as disciplinas. Para a concretização deste estudo, delinearam-se os seguintes objetivos: 1) Potenciar a compreensão do texto literário através de paisagens sonoras e 2) Explorar, através do som, estratégias que potenciam a compreensão literária com as respetivas questões- problema: A) Quais os contributos da exploração das paisagens sonoras para a compreensão do texto literário? e B) Que estratégias musicais auxiliam a compreensão literária? Assim, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa com aproximação à investigação-ação. Foram utilizadas como técnicas a observação, a entrevista, os registos audiovisuais (áudio, vídeo e fotografia) e documentos dos participantes. Após a análise dos dados, concluiu-se que a paisagem sonora tem, de facto, um papel positivo na compreensão literária. Este estudo revela o potencial da relação da música com a literatura, permitindo vivenciar experiências onde a criança é construtora do seu conhecimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-11T16:01:54Z 2022-01-28T00:00:00Z 2022-01-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2684 TID:202961354 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2684 |
identifier_str_mv |
TID:202961354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131520496041984 |