O ensino da sociologia e a profissionalização dos sociólogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Augusto
Data de Publicação: 1986
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5611
Resumo: Para se poder afirmar que uma nova ciência ou técnica tem um estatuto socialmente consolidado, é necessário não só que o seu ensino esteja suficientemente difundido, mas ainda que a profissionalização dos que seguem esse ensino se apresente razoavelmente assegurada. A profissionalização não é considerada de tanta premência num primeiro tempo, ou porque são poucos os cultores da ciência em causa e, por isso mesmo, se vão ocupar quase integralmente na sua difusão, ou porque vão surgindo pessoas e organizações curiosas de experimentarem as novas capacidades que tal ciência oferece. O problema surge, e pode mesmo constituir-se em problema social, quando se multiplicam as escolas de um mesmo ensino e, simultaneamente, se não alargam, em proporções semelhantes, as possibilidades de profissionalização. Este é um problema que hoje se põe a várias das ciências sociais e, em particular, à Sociologia, e que se poderá agravar caso se continuem a multiplicar os seus cursos sem se alargarem as possibilidades profissionais que se oferecem aos sociólogos, uma vez finalizada a sua formação académica. Colocado perante tal perspectiva, reflectirei neste pequeno artigo, sobre o ensino da Sociologia e a profissionalização dos sociólogos, fazendo-me de algum modo eco das preocupações de não poucos dos que hoje, em Portugal, seguem um curso de Sociologia.
id RCAP_6c4fa31ba5a4b12d9abb20871d42e55c
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O ensino da sociologia e a profissionalização dos sociólogosCiências SociaisEnsino da SociologiaSociologiaPara se poder afirmar que uma nova ciência ou técnica tem um estatuto socialmente consolidado, é necessário não só que o seu ensino esteja suficientemente difundido, mas ainda que a profissionalização dos que seguem esse ensino se apresente razoavelmente assegurada. A profissionalização não é considerada de tanta premência num primeiro tempo, ou porque são poucos os cultores da ciência em causa e, por isso mesmo, se vão ocupar quase integralmente na sua difusão, ou porque vão surgindo pessoas e organizações curiosas de experimentarem as novas capacidades que tal ciência oferece. O problema surge, e pode mesmo constituir-se em problema social, quando se multiplicam as escolas de um mesmo ensino e, simultaneamente, se não alargam, em proporções semelhantes, as possibilidades de profissionalização. Este é um problema que hoje se põe a várias das ciências sociais e, em particular, à Sociologia, e que se poderá agravar caso se continuem a multiplicar os seus cursos sem se alargarem as possibilidades profissionais que se oferecem aos sociólogos, uma vez finalizada a sua formação académica. Colocado perante tal perspectiva, reflectirei neste pequeno artigo, sobre o ensino da Sociologia e a profissionalização dos sociólogos, fazendo-me de algum modo eco das preocupações de não poucos dos que hoje, em Portugal, seguem um curso de Sociologia.Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresSilva, Augusto2020-07-19T17:44:31Z19861986-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5611porSILVA, Augusto. O ensino da sociologia e a profissionalização dos sociólogos. "ARQUIPÉLAGO. Ciências Sociais". N.º 1 (1986): 13-32.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:59ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da sociologia e a profissionalização dos sociólogos
title O ensino da sociologia e a profissionalização dos sociólogos
spellingShingle O ensino da sociologia e a profissionalização dos sociólogos
Silva, Augusto
Ciências Sociais
Ensino da Sociologia
Sociologia
title_short O ensino da sociologia e a profissionalização dos sociólogos
title_full O ensino da sociologia e a profissionalização dos sociólogos
title_fullStr O ensino da sociologia e a profissionalização dos sociólogos
title_full_unstemmed O ensino da sociologia e a profissionalização dos sociólogos
title_sort O ensino da sociologia e a profissionalização dos sociólogos
author Silva, Augusto
author_facet Silva, Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Ensino da Sociologia
Sociologia
topic Ciências Sociais
Ensino da Sociologia
Sociologia
description Para se poder afirmar que uma nova ciência ou técnica tem um estatuto socialmente consolidado, é necessário não só que o seu ensino esteja suficientemente difundido, mas ainda que a profissionalização dos que seguem esse ensino se apresente razoavelmente assegurada. A profissionalização não é considerada de tanta premência num primeiro tempo, ou porque são poucos os cultores da ciência em causa e, por isso mesmo, se vão ocupar quase integralmente na sua difusão, ou porque vão surgindo pessoas e organizações curiosas de experimentarem as novas capacidades que tal ciência oferece. O problema surge, e pode mesmo constituir-se em problema social, quando se multiplicam as escolas de um mesmo ensino e, simultaneamente, se não alargam, em proporções semelhantes, as possibilidades de profissionalização. Este é um problema que hoje se põe a várias das ciências sociais e, em particular, à Sociologia, e que se poderá agravar caso se continuem a multiplicar os seus cursos sem se alargarem as possibilidades profissionais que se oferecem aos sociólogos, uma vez finalizada a sua formação académica. Colocado perante tal perspectiva, reflectirei neste pequeno artigo, sobre o ensino da Sociologia e a profissionalização dos sociólogos, fazendo-me de algum modo eco das preocupações de não poucos dos que hoje, em Portugal, seguem um curso de Sociologia.
publishDate 1986
dc.date.none.fl_str_mv 1986
1986-01-01T00:00:00Z
2020-07-19T17:44:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5611
url http://hdl.handle.net/10400.3/5611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, Augusto. O ensino da sociologia e a profissionalização dos sociólogos. "ARQUIPÉLAGO. Ciências Sociais". N.º 1 (1986): 13-32.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301711637970944