Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFPR |
Download full: | https://hdl.handle.net/1884/72183 |
Summary: | Orientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas Trindade |
id |
UFPR_6a19f9f72726d463a8a68836ac4a42ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72183 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Andrade, Carla Lamara de Sousa, 1990-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede NacionalTrindade, Alexandro Dantas, 1973-2021-10-20T21:18:14Z2021-10-20T21:18:14Z2020https://hdl.handle.net/1884/72183Orientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas TrindadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). Defesa : Curitiba, 04/12/2020Inclui referências: p. 93-96Resumo: A sociologia, disciplina obrigatória para todas os anos do ensino médio nas escolas públicas do Estado do Paraná, ganhou grande relevância para a educação paranaense ao contribuir para a formação de jovens estudantes. Diante da prática docente, este trabalho propõe uma revista de sociologia que corresponde a um instrumento físico de ensino por meio do qual um campo do conhecimento se materializa, no caso, os conteúdos sociológicos ganharão espaço nesse produto de comunicação do jornalismo. Nesse sentido, por meio de uma intervenção pedagógica, esta pesquisa consiste em pensar a "revista de sociologia" como uma ferramenta de ensino que protagonize a produção do conhecimento pelos estudantes do ensino médio. Tomando como partida metodológica a aplicação dessa revista em uma escola da região de Curitiba e em duas turmas do 2º ano do ensino médio, a partir da observação detalhada dessas aplicações, pretendo desenvolver estudos de caso e relatos de experiência pelos discentes sobre os aspectos de ensino-aprendizagem dessa maneira de produção do conhecimento sociológico.Abstract: Sociology, a compulsory subject for all years of high school in public schools in the State of Paraná, has gained great relevance for education in Paraná by contributing to the training of young students. In view of the teaching practice, this work proposes a sociology journal that corresponds to a physical teaching instrument through which a field of knowledge materializes, in this case, the sociological contents will gain space in this journalism communication product. In this sense, through a pedagogical intervention, this research consists of thinking about the "sociology magazine" as a sociology teaching tool that leads the production of knowledge by high school students. Taking as a methodological starting point the application of this journal in a school in the region of Curitiba and in two classes of the 2nd year of high school, based on the detailed observation of these applications, I intend to develop case studies and experience reports by students on teaching aspects -learning this way of producing sociological knowledge.1 arquivo (102 p.) : il. (algumas color.).application/pdfSociologia (Ensino médio)Sociologia - Estudo e ensinoPratica de ensinoMetodos de ensinoSociologiaRevista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CARLA LAMARA DE SOUSA ANDRADE.pdfapplication/pdf2776355https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72183/1/R%20-%20D%20-%20CARLA%20LAMARA%20DE%20SOUSA%20ANDRADE.pdf04712cdbdb476ceffa9d290d82d22381MD51open access1884/721832021-10-20 18:18:14.801open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72183Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-10-20T21:18:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio |
title |
Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio |
spellingShingle |
Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio Andrade, Carla Lamara de Sousa, 1990- Sociologia (Ensino médio) Sociologia - Estudo e ensino Pratica de ensino Metodos de ensino Sociologia |
title_short |
Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio |
title_full |
Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio |
title_fullStr |
Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio |
title_sort |
Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio |
author |
Andrade, Carla Lamara de Sousa, 1990- |
author_facet |
Andrade, Carla Lamara de Sousa, 1990- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Carla Lamara de Sousa, 1990- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Trindade, Alexandro Dantas, 1973- |
contributor_str_mv |
Trindade, Alexandro Dantas, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia (Ensino médio) Sociologia - Estudo e ensino Pratica de ensino Metodos de ensino Sociologia |
topic |
Sociologia (Ensino médio) Sociologia - Estudo e ensino Pratica de ensino Metodos de ensino Sociologia |
description |
Orientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas Trindade |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-20T21:18:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-20T21:18:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/72183 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/72183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (102 p.) : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72183/1/R%20-%20D%20-%20CARLA%20LAMARA%20DE%20SOUSA%20ANDRADE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04712cdbdb476ceffa9d290d82d22381 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797698987815337984 |