Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio

Bibliographic Details
Main Author: Andrade, Carla Lamara de Sousa, 1990-
Publication Date: 2020
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFPR
Download full: https://hdl.handle.net/1884/72183
Summary: Orientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas Trindade
id UFPR_6a19f9f72726d463a8a68836ac4a42ff
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72183
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Andrade, Carla Lamara de Sousa, 1990-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede NacionalTrindade, Alexandro Dantas, 1973-2021-10-20T21:18:14Z2021-10-20T21:18:14Z2020https://hdl.handle.net/1884/72183Orientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas TrindadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). Defesa : Curitiba, 04/12/2020Inclui referências: p. 93-96Resumo: A sociologia, disciplina obrigatória para todas os anos do ensino médio nas escolas públicas do Estado do Paraná, ganhou grande relevância para a educação paranaense ao contribuir para a formação de jovens estudantes. Diante da prática docente, este trabalho propõe uma revista de sociologia que corresponde a um instrumento físico de ensino por meio do qual um campo do conhecimento se materializa, no caso, os conteúdos sociológicos ganharão espaço nesse produto de comunicação do jornalismo. Nesse sentido, por meio de uma intervenção pedagógica, esta pesquisa consiste em pensar a "revista de sociologia" como uma ferramenta de ensino que protagonize a produção do conhecimento pelos estudantes do ensino médio. Tomando como partida metodológica a aplicação dessa revista em uma escola da região de Curitiba e em duas turmas do 2º ano do ensino médio, a partir da observação detalhada dessas aplicações, pretendo desenvolver estudos de caso e relatos de experiência pelos discentes sobre os aspectos de ensino-aprendizagem dessa maneira de produção do conhecimento sociológico.Abstract: Sociology, a compulsory subject for all years of high school in public schools in the State of Paraná, has gained great relevance for education in Paraná by contributing to the training of young students. In view of the teaching practice, this work proposes a sociology journal that corresponds to a physical teaching instrument through which a field of knowledge materializes, in this case, the sociological contents will gain space in this journalism communication product. In this sense, through a pedagogical intervention, this research consists of thinking about the "sociology magazine" as a sociology teaching tool that leads the production of knowledge by high school students. Taking as a methodological starting point the application of this journal in a school in the region of Curitiba and in two classes of the 2nd year of high school, based on the detailed observation of these applications, I intend to develop case studies and experience reports by students on teaching aspects -learning this way of producing sociological knowledge.1 arquivo (102 p.) : il. (algumas color.).application/pdfSociologia (Ensino médio)Sociologia - Estudo e ensinoPratica de ensinoMetodos de ensinoSociologiaRevista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CARLA LAMARA DE SOUSA ANDRADE.pdfapplication/pdf2776355https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72183/1/R%20-%20D%20-%20CARLA%20LAMARA%20DE%20SOUSA%20ANDRADE.pdf04712cdbdb476ceffa9d290d82d22381MD51open access1884/721832021-10-20 18:18:14.801open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72183Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-10-20T21:18:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio
title Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio
spellingShingle Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio
Andrade, Carla Lamara de Sousa, 1990-
Sociologia (Ensino médio)
Sociologia - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Metodos de ensino
Sociologia
title_short Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio
title_full Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio
title_fullStr Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio
title_full_unstemmed Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio
title_sort Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio
author Andrade, Carla Lamara de Sousa, 1990-
author_facet Andrade, Carla Lamara de Sousa, 1990-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Carla Lamara de Sousa, 1990-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trindade, Alexandro Dantas, 1973-
contributor_str_mv Trindade, Alexandro Dantas, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia (Ensino médio)
Sociologia - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Metodos de ensino
Sociologia
topic Sociologia (Ensino médio)
Sociologia - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Metodos de ensino
Sociologia
description Orientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas Trindade
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-20T21:18:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-20T21:18:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72183
url https://hdl.handle.net/1884/72183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (102 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72183/1/R%20-%20D%20-%20CARLA%20LAMARA%20DE%20SOUSA%20ANDRADE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 04712cdbdb476ceffa9d290d82d22381
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797698987815337984