Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20620 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
id |
RCAP_6c52668f2964f8f2cbe176114439d665 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20620 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleiraDimensões de ValorEstratégia de PurchasingRelacionamentosRelacionamento Comprador-FornecedorComprasHotéisValue DimensionsPurchasing StrategyRelationshipsBuyer-Supplier RelationshipPurchasesHotelsMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialUma perceção adequada das expectativas dos compradores é geralmente uma condição importante para a construção de relacionamentos colaborativos, e de longo prazo, mais do que apenas uma relação puramente transacional. O presente estudo visa analisar as dimensões de valor percebidas por gestores de compras, no setor da hotelaria e do turismo, no relacionamento com os seus fornecedores. Com esse propósito, foram realizadas entrevistas com gestores de seis hotéis independentes em território nacional, e um hotel de cadeia internacional, mas sito também em Portugal, com o intuito de caracterizar as dimensões de valor do relacionamento. Assim sendo, foram identificadas oito dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor. Os resultados indicam também que os benefícios do relacionamento desempenham um papel mais preponderante para os compradores, do que os custos do relacionamento estratégico de compras, mas não se repercute necessariamente em todos os casos. Os resultados indicam ainda que, os principais pressupostos considerados divergem conforme a complexidade da oferta, bem como perante o envolvimento na relação.An adequate perception of buyers' expectations is generally an important condition for building collaborative and long-term relationships, more than just a purely transactional relationship. This study aims to analyze the dimensions of value perceived by purchasing managers, in the hospitality and tourism industry, at the relationship with their suppliers. With this purpose, interviews were conducted with managers of six independent hotels in the national territory, and an international chain hotel, but also located in Portugal, to characterize the relationship's value dimensions. Therefore, eight dimensions of value were identified in the buyer-supplier relationship. The results also indicate that the benefits of the relationship play a more important role for buyers, than the costs of the strategic purchasing relationship, but it does not necessarily have repercussions in all cases. The results also indicate that the main assumptions considered differ according to the complexity of the offer, as well as the involvement in the relationship.Instituto Superior de Economia e GestãoMota, JoãoRepositório da Universidade de LisboaCristão, Jorge Manuel Simões2020-12-07T14:56:58Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20620porCristão, Jorge Manuel Simões (2020). "Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:18.946275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira |
title |
Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira |
spellingShingle |
Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira Cristão, Jorge Manuel Simões Dimensões de Valor Estratégia de Purchasing Relacionamentos Relacionamento Comprador-Fornecedor Compras Hotéis Value Dimensions Purchasing Strategy Relationships Buyer-Supplier Relationship Purchases Hotels |
title_short |
Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira |
title_full |
Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira |
title_fullStr |
Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira |
title_full_unstemmed |
Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira |
title_sort |
Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira |
author |
Cristão, Jorge Manuel Simões |
author_facet |
Cristão, Jorge Manuel Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mota, João Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristão, Jorge Manuel Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dimensões de Valor Estratégia de Purchasing Relacionamentos Relacionamento Comprador-Fornecedor Compras Hotéis Value Dimensions Purchasing Strategy Relationships Buyer-Supplier Relationship Purchases Hotels |
topic |
Dimensões de Valor Estratégia de Purchasing Relacionamentos Relacionamento Comprador-Fornecedor Compras Hotéis Value Dimensions Purchasing Strategy Relationships Buyer-Supplier Relationship Purchases Hotels |
description |
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-07T14:56:58Z 2020-10 2020-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/20620 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/20620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cristão, Jorge Manuel Simões (2020). "Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131145699328000 |