Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristão, Jorge Manuel Simões
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20620
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_6c52668f2964f8f2cbe176114439d665
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20620
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleiraDimensões de ValorEstratégia de PurchasingRelacionamentosRelacionamento Comprador-FornecedorComprasHotéisValue DimensionsPurchasing StrategyRelationshipsBuyer-Supplier RelationshipPurchasesHotelsMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialUma perceção adequada das expectativas dos compradores é geralmente uma condição importante para a construção de relacionamentos colaborativos, e de longo prazo, mais do que apenas uma relação puramente transacional. O presente estudo visa analisar as dimensões de valor percebidas por gestores de compras, no setor da hotelaria e do turismo, no relacionamento com os seus fornecedores. Com esse propósito, foram realizadas entrevistas com gestores de seis hotéis independentes em território nacional, e um hotel de cadeia internacional, mas sito também em Portugal, com o intuito de caracterizar as dimensões de valor do relacionamento. Assim sendo, foram identificadas oito dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor. Os resultados indicam também que os benefícios do relacionamento desempenham um papel mais preponderante para os compradores, do que os custos do relacionamento estratégico de compras, mas não se repercute necessariamente em todos os casos. Os resultados indicam ainda que, os principais pressupostos considerados divergem conforme a complexidade da oferta, bem como perante o envolvimento na relação.An adequate perception of buyers' expectations is generally an important condition for building collaborative and long-term relationships, more than just a purely transactional relationship. This study aims to analyze the dimensions of value perceived by purchasing managers, in the hospitality and tourism industry, at the relationship with their suppliers. With this purpose, interviews were conducted with managers of six independent hotels in the national territory, and an international chain hotel, but also located in Portugal, to characterize the relationship's value dimensions. Therefore, eight dimensions of value were identified in the buyer-supplier relationship. The results also indicate that the benefits of the relationship play a more important role for buyers, than the costs of the strategic purchasing relationship, but it does not necessarily have repercussions in all cases. The results also indicate that the main assumptions considered differ according to the complexity of the offer, as well as the involvement in the relationship.Instituto Superior de Economia e GestãoMota, JoãoRepositório da Universidade de LisboaCristão, Jorge Manuel Simões2020-12-07T14:56:58Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20620porCristão, Jorge Manuel Simões (2020). "Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:18.946275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira
title Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira
spellingShingle Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira
Cristão, Jorge Manuel Simões
Dimensões de Valor
Estratégia de Purchasing
Relacionamentos
Relacionamento Comprador-Fornecedor
Compras
Hotéis
Value Dimensions
Purchasing Strategy
Relationships
Buyer-Supplier Relationship
Purchases
Hotels
title_short Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira
title_full Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira
title_fullStr Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira
title_full_unstemmed Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira
title_sort Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira
author Cristão, Jorge Manuel Simões
author_facet Cristão, Jorge Manuel Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, João
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristão, Jorge Manuel Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Dimensões de Valor
Estratégia de Purchasing
Relacionamentos
Relacionamento Comprador-Fornecedor
Compras
Hotéis
Value Dimensions
Purchasing Strategy
Relationships
Buyer-Supplier Relationship
Purchases
Hotels
topic Dimensões de Valor
Estratégia de Purchasing
Relacionamentos
Relacionamento Comprador-Fornecedor
Compras
Hotéis
Value Dimensions
Purchasing Strategy
Relationships
Buyer-Supplier Relationship
Purchases
Hotels
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-07T14:56:58Z
2020-10
2020-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20620
url http://hdl.handle.net/10400.5/20620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cristão, Jorge Manuel Simões (2020). "Dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor : casos na indústria hoteleira". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131145699328000