Explorando os geradores de confiança nas compras interorganizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lopes, Fernando Dias, Alloufa, Jomária Mata de Lima, Leite, Ana Patrícia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88054
Resumo: As compras interorganizacionais cada vez mais apresentam os relacionamentos cooperativos com os fornecedores como o ponto-chave para uma gestão eficaz na cadeia de suprimentos. Nesse sentido, a investigação tem o objetivo de explorar os geradores da confiança nas relações de compra interorganizacional. A metodologia utilizada foi exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que na percepção dos compradores, independente do ramo de atividade, existe a confiança entre comprador e fornecedor. A definição de confiança emergiu da análise como um sinônimo de vantagem competitiva, referindo-se a capacidade do fornecedor em contribuir para o sucesso organizacional da empresa compradora. Concluiu-se que os geradores da confiança interorganizacional surgem de uma combinação de três aspectos: o bom desempenho operacional, um relacionamento especial e a ética empresarial.
id UFRGS-2_0587057d459adc32243771737a0c587a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88054
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da SilvaLopes, Fernando DiasAlloufa, Jomária Mata de LimaLeite, Ana Patrícia Rodrigues2014-03-01T01:54:11Z20111645-4464http://hdl.handle.net/10183/88054000816921As compras interorganizacionais cada vez mais apresentam os relacionamentos cooperativos com os fornecedores como o ponto-chave para uma gestão eficaz na cadeia de suprimentos. Nesse sentido, a investigação tem o objetivo de explorar os geradores da confiança nas relações de compra interorganizacional. A metodologia utilizada foi exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que na percepção dos compradores, independente do ramo de atividade, existe a confiança entre comprador e fornecedor. A definição de confiança emergiu da análise como um sinônimo de vantagem competitiva, referindo-se a capacidade do fornecedor em contribuir para o sucesso organizacional da empresa compradora. Concluiu-se que os geradores da confiança interorganizacional surgem de uma combinação de três aspectos: o bom desempenho operacional, um relacionamento especial e a ética empresarial.The interorganizational purchases increasingly present the cooperative relationships with suppliers as a key point for an effective management in the supply chain. In this direction, this research aims to explore the generators of trust in the interorganizational purchase relationships. The methodology used has been exploratory and descriptive. It is also characterized for its qualitative approach and content analysis. The results have shown that in the buyers’ perception, independent of branch of activity, there is trust between the buyer and the supplier. The definition of trust has come from analysis as a synonym of competitive advantage referring to the capacity of the supplier in contributing for the organizational success of the purchasing company. As a conclusion, it may be said that the generators of interorganizational trust emerge from a mix of three aspects: the good operational performance, a special relationship and the business ethics.Las compras entre organizaciones cada vez más presentan relaciones de cooperación con los proveedores como la clave para una gestión eficaz en la cadena de suministro. En este sentido, la investigación tiene como objetivo estudiar la generación de confianza en las relaciones de compra entre organizaciones. La metodología usada fue exploratoria y descriptiva, con un enfoque cualitativo y análisis de contenido. Los resultados indicaron que en la percepción de los compradores, independientemente de la rama de actividad, hay confianza entre el comprador y el proveedor. La definición de la confianza ha salido del análisis, como sinónimo de ventaja competitiva, al referirse a la capacidad del proveedor para contribuir al éxito de la organización de la empresa compradora. Se concluyó que los generadores de confianza entre organizaciones surgen de una combinación de tres aspectos: el buen desempeño operativo, una relación especial y la ética empresarial.application/pdfporRevista Portuguesa e Brasileira de Gestão. Rio de Janeiro. Vol. 10, n. 3 (jul./set. 2011), p. 37-47Confiança institucionalCompraTrustInterorganizational PurchaseBuyer-Supplier RelationshipsConfianzaCompras entres OrganizacionesRelaciones Comprador ProveedorExplorando os geradores de confiança nas compras interorganizacionaisExploring the generators of trust in interorganizational purchases info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000816921.pdf000816921.pdfTexto completoapplication/pdf1300258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88054/1/000816921.pdf63691d48ec908bd37e147b88af4cad03MD51TEXT000816921.pdf.txt000816921.pdf.txtExtracted Texttext/plain38795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88054/2/000816921.pdf.txt92e76e1b446ed9a7b03e1f2b9e9fb9fdMD52THUMBNAIL000816921.pdf.jpg000816921.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88054/3/000816921.pdf.jpg6250faa23d139a76dd0508dc15a53e2fMD5310183/880542018-10-18 08:11:42.552oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88054Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-18T11:11:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Explorando os geradores de confiança nas compras interorganizacionais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Exploring the generators of trust in interorganizational purchases
title Explorando os geradores de confiança nas compras interorganizacionais
spellingShingle Explorando os geradores de confiança nas compras interorganizacionais
Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva
Confiança institucional
Compra
Trust
Interorganizational Purchase
Buyer-Supplier Relationships
Confianza
Compras entres Organizaciones
Relaciones Comprador Proveedor
title_short Explorando os geradores de confiança nas compras interorganizacionais
title_full Explorando os geradores de confiança nas compras interorganizacionais
title_fullStr Explorando os geradores de confiança nas compras interorganizacionais
title_full_unstemmed Explorando os geradores de confiança nas compras interorganizacionais
title_sort Explorando os geradores de confiança nas compras interorganizacionais
author Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva
author_facet Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva
Lopes, Fernando Dias
Alloufa, Jomária Mata de Lima
Leite, Ana Patrícia Rodrigues
author_role author
author2 Lopes, Fernando Dias
Alloufa, Jomária Mata de Lima
Leite, Ana Patrícia Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva
Lopes, Fernando Dias
Alloufa, Jomária Mata de Lima
Leite, Ana Patrícia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Confiança institucional
Compra
topic Confiança institucional
Compra
Trust
Interorganizational Purchase
Buyer-Supplier Relationships
Confianza
Compras entres Organizaciones
Relaciones Comprador Proveedor
dc.subject.eng.fl_str_mv Trust
Interorganizational Purchase
Buyer-Supplier Relationships
dc.subject.spa.fl_str_mv Confianza
Compras entres Organizaciones
Relaciones Comprador Proveedor
description As compras interorganizacionais cada vez mais apresentam os relacionamentos cooperativos com os fornecedores como o ponto-chave para uma gestão eficaz na cadeia de suprimentos. Nesse sentido, a investigação tem o objetivo de explorar os geradores da confiança nas relações de compra interorganizacional. A metodologia utilizada foi exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que na percepção dos compradores, independente do ramo de atividade, existe a confiança entre comprador e fornecedor. A definição de confiança emergiu da análise como um sinônimo de vantagem competitiva, referindo-se a capacidade do fornecedor em contribuir para o sucesso organizacional da empresa compradora. Concluiu-se que os geradores da confiança interorganizacional surgem de uma combinação de três aspectos: o bom desempenho operacional, um relacionamento especial e a ética empresarial.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88054
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1645-4464
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000816921
identifier_str_mv 1645-4464
000816921
url http://hdl.handle.net/10183/88054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. Rio de Janeiro. Vol. 10, n. 3 (jul./set. 2011), p. 37-47
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88054/1/000816921.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88054/2/000816921.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88054/3/000816921.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 63691d48ec908bd37e147b88af4cad03
92e76e1b446ed9a7b03e1f2b9e9fb9fd
6250faa23d139a76dd0508dc15a53e2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724911525822464