Toda a forma de arte é completamente inútil: quatro notas sobre educação artística e investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Teresa Matos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14603
Resumo: Óscar Wilde não imaginaria que os ecos desta afirmação se propagariam até ao séc. XXI como uma boutade, ora com malícia ora com ingenuidade, mas certamente como inversão do esteticismo elitista do século XIX. Todavia, ela confronta dois termos particularmente importantes no território da Educação Artística (EA): a arte e a sua utilidade.
id RCAP_6c5c5ad9709f137ae4e1d7c0a415104a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14603
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Toda a forma de arte é completamente inútil: quatro notas sobre educação artística e investigaçãoEducação artísticaInvestigaçãoÓscar Wilde não imaginaria que os ecos desta afirmação se propagariam até ao séc. XXI como uma boutade, ora com malícia ora com ingenuidade, mas certamente como inversão do esteticismo elitista do século XIX. Todavia, ela confronta dois termos particularmente importantes no território da Educação Artística (EA): a arte e a sua utilidade.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLPereira, Teresa Matos2022-04-28T10:17:52Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14603porPereira, T. M. (2021). Toda a forma de arte é completamente inútil: Quatro notas sobre Educação Artística e Investigação. In Falcão, M.; Leite, T. Pereira, T. (Coords.) Educação Artística, 2010-2020. (pp.45-51). Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa/CIED. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.126978-989-8912-15-2https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.126info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:02Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:22.850008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Toda a forma de arte é completamente inútil: quatro notas sobre educação artística e investigação
title Toda a forma de arte é completamente inútil: quatro notas sobre educação artística e investigação
spellingShingle Toda a forma de arte é completamente inútil: quatro notas sobre educação artística e investigação
Pereira, Teresa Matos
Educação artística
Investigação
title_short Toda a forma de arte é completamente inútil: quatro notas sobre educação artística e investigação
title_full Toda a forma de arte é completamente inútil: quatro notas sobre educação artística e investigação
title_fullStr Toda a forma de arte é completamente inútil: quatro notas sobre educação artística e investigação
title_full_unstemmed Toda a forma de arte é completamente inútil: quatro notas sobre educação artística e investigação
title_sort Toda a forma de arte é completamente inútil: quatro notas sobre educação artística e investigação
author Pereira, Teresa Matos
author_facet Pereira, Teresa Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Teresa Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Investigação
topic Educação artística
Investigação
description Óscar Wilde não imaginaria que os ecos desta afirmação se propagariam até ao séc. XXI como uma boutade, ora com malícia ora com ingenuidade, mas certamente como inversão do esteticismo elitista do século XIX. Todavia, ela confronta dois termos particularmente importantes no território da Educação Artística (EA): a arte e a sua utilidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-04-28T10:17:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14603
url http://hdl.handle.net/10400.21/14603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, T. M. (2021). Toda a forma de arte é completamente inútil: Quatro notas sobre Educação Artística e Investigação. In Falcão, M.; Leite, T. Pereira, T. (Coords.) Educação Artística, 2010-2020. (pp.45-51). Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa/CIED. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.126
978-989-8912-15-2
https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.126
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133495522492416