Memorização de obras musicais: otimização do processo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8770 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo principal avaliar a eficiência de aprendizagem/memorização de uma obra musical, quando realizada fora do piano, por oposição ao trabalho tradicional de aprendizagem das partituras, ou seja, no instrumento. Teve como referências os trabalhos anteriormente realizados por Walter Gieseking e Karl Leimer e a forma de trabalhar de Glenn Gould, a que acrescento algo da minha própria experiência. Para isso, foi realizado um trabalho de investigação para testar esta tese, baseado na execução de uma mesma obra musical por três grupos de alunos. Um grupo memorizou a obra ao piano, o outro fora dele, durante um período de uma semana e o terceiro grupo, grupo de controlo, aprendeu a obra fora do piano, mas nos dois últimos dias da semana, estudou-a no instrumento. Seguidamente, para contornar diferenças individuais, inverteram-se os grupos, ou seja, o grupo que aprendeu a peça ao piano, aprendeu, depois, outra obra fora dele e vice-versa. O grupo que aprendeu a obra das duas maneiras manteve-se inalterável. No fim de cada uma das semanas de estudo, realizou-se uma audição onde os alunos mostraram o resultado do seu trabalho e foram avaliados. A avaliação foi efetuada por um júri de dois elementos. Os resultados destas audições foram objeto de uma análise descritiva. |
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Memorização de obras musicais: otimização do processoMemorizaçãoDual-task interference (interferência mútua de tarefas duplas realizadas concomitantemente)AprendizagemMemóriaRepresentação mentalOtimizaçãoExecução musical pianísticaMemorizationLearningMemoryMental representationOptimizationMusical piano performanceEsta dissertação tem como objetivo principal avaliar a eficiência de aprendizagem/memorização de uma obra musical, quando realizada fora do piano, por oposição ao trabalho tradicional de aprendizagem das partituras, ou seja, no instrumento. Teve como referências os trabalhos anteriormente realizados por Walter Gieseking e Karl Leimer e a forma de trabalhar de Glenn Gould, a que acrescento algo da minha própria experiência. Para isso, foi realizado um trabalho de investigação para testar esta tese, baseado na execução de uma mesma obra musical por três grupos de alunos. Um grupo memorizou a obra ao piano, o outro fora dele, durante um período de uma semana e o terceiro grupo, grupo de controlo, aprendeu a obra fora do piano, mas nos dois últimos dias da semana, estudou-a no instrumento. Seguidamente, para contornar diferenças individuais, inverteram-se os grupos, ou seja, o grupo que aprendeu a peça ao piano, aprendeu, depois, outra obra fora dele e vice-versa. O grupo que aprendeu a obra das duas maneiras manteve-se inalterável. No fim de cada uma das semanas de estudo, realizou-se uma audição onde os alunos mostraram o resultado do seu trabalho e foram avaliados. A avaliação foi efetuada por um júri de dois elementos. Os resultados destas audições foram objeto de uma análise descritiva.The aim of this dissertation is to evaluate the efficiency of the learning/memorization of a musical work away from the piano, as opposed to the more traditional work of learning scores, i.e. at the instrument. As references, we took the works of Walter Gieseking and Karl Leimer, the way of working of Glenn Gould, and something of my own experience. For this purpose, a trial was conducted: Three student groups were given a work to learn. Over a period of one week one group memorized the piece whilst working at the piano. The second group worked away from the piano. The third group also learned the piece away from the instrument except in the last two days when they studied the piece at the keyboard. After all this, to avoid individual differences, the groups were switched. Another work was studied. The group that had first learned a piece at the piano then learned the new work away from it, and vice-versa. The group that first learned the original piece in both ways did the same with the new work. At the end of each working week, the work that had been studied, was performed by all the students. The performances were evaluated by two teachers. The results of these evaluations were then analyzed.Sandu, ConstantinRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGuimarães, Licínia Rosa Braga dos Santos Castro2016-12-13T10:59:28Z2015-07-222015-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8770TID:201338750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:35.420386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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