Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/34817 |
Resumo: | Objetivo: Estudar a satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional Viseu. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo quantitativo descritivo, correlacional com foco transversal. O instrumento de recolha de dados foi a Escala da Satisfação do Utente com a Medicina Dentária de autoria de Frade (10) , que contém 6 componente de avaliação da satisfação: obtenção de consulta; secretariado; sala de espera; clínica; médico dentista; custo. O estudo de confiabilidade, de validade de conteúdo e de validade da Escala revela um alfa de Cronbach global de 0,800. O item 3 da categoria “Clínica”, “Existe um grande Tempo de espera para fazer testes/raio”, foi eliminado por apresentar um alfa de Cronbach abaixo dos valores aceitáveis e que fazia baixar o alfa de Cronbach global, ficando a escala constituída por 30 itens. Resultados: A amostra é constituída por 116 utentes, maioritariamente feminina (56,0%), com uma média etária de 46,53±18,53 anos (variância de 19 e 80 anos), prevalecendo os pacientes que vão à consulta de 6 em 6 meses (38,8%) e 1 vez por ano (31,9%). Os dados descritivos das 6 componentes da satisfação indicam um grau mais elevado para a componente Médico Dentista, com uma média de 55,28±7,53 (variação de 36-65), seguindo-se a satisfação em relação à obtenção de consulta, com uma média de 18,51±1,69 (variação de 14-20). Constatou-se diferença estatisticamente significativa na componente custo (p=0,005), sendo os pacientes cujo propósito da consulta foi a destartarização que pontuaram mais. Conclusões: Decorrente do estudo efetuado constatou-se, na globalidade, que os pacientes revelam satisfação em relação à Medicina Dentária, tendo em conta as variações registadas. |
id |
RCAP_6c66e17de9d336773c159dea96b2b4f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34817 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária UniversitáriaMedicina DentáriaPacienteSatisfaçãoDentistryPatientSatisfactionDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeObjetivo: Estudar a satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional Viseu. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo quantitativo descritivo, correlacional com foco transversal. O instrumento de recolha de dados foi a Escala da Satisfação do Utente com a Medicina Dentária de autoria de Frade (10) , que contém 6 componente de avaliação da satisfação: obtenção de consulta; secretariado; sala de espera; clínica; médico dentista; custo. O estudo de confiabilidade, de validade de conteúdo e de validade da Escala revela um alfa de Cronbach global de 0,800. O item 3 da categoria “Clínica”, “Existe um grande Tempo de espera para fazer testes/raio”, foi eliminado por apresentar um alfa de Cronbach abaixo dos valores aceitáveis e que fazia baixar o alfa de Cronbach global, ficando a escala constituída por 30 itens. Resultados: A amostra é constituída por 116 utentes, maioritariamente feminina (56,0%), com uma média etária de 46,53±18,53 anos (variância de 19 e 80 anos), prevalecendo os pacientes que vão à consulta de 6 em 6 meses (38,8%) e 1 vez por ano (31,9%). Os dados descritivos das 6 componentes da satisfação indicam um grau mais elevado para a componente Médico Dentista, com uma média de 55,28±7,53 (variação de 36-65), seguindo-se a satisfação em relação à obtenção de consulta, com uma média de 18,51±1,69 (variação de 14-20). Constatou-se diferença estatisticamente significativa na componente custo (p=0,005), sendo os pacientes cujo propósito da consulta foi a destartarização que pontuaram mais. Conclusões: Decorrente do estudo efetuado constatou-se, na globalidade, que os pacientes revelam satisfação em relação à Medicina Dentária, tendo em conta as variações registadas.Objective: To study the satisfaction of users of the University Dental Clinic of the Catholic University of Portugal - Centro Regional Viseu. Materials and Methods: A descriptive, correlational, cross-sectional quantitative study was carried out. The data collection instrument was the User Satisfaction Scale with Dental Medicine, authored by Frade (10) , which contains 6 satisfaction assessment components: obtaining an appointment; secretariat; waiting room; clinic; dentist doctor; cost. The study of reliability, content validity and validity of the Scale reveals a global Cronbach's alpha of 0.800. Item 3 of the category "Clinic", "There is a long waiting time to do tests/radius", was eliminated for presenting a Cronbach's alpha below acceptable values and lowering the global Cronbach's alpha, with the scale being constituted by 30 items. Results: The sample consists of 116 users, mostly female (56.0%), with a mean age of 46.53±18.53 years (variance between 19 and 80 years), with a prevalence of 6 patients attending the consultation. in 6 months (38.8%) and once a year (31.9%). The descriptive data of the 6 satisfaction components indicate a higher degree for the Dentist component, with an average of 55.28±7.53 (range 36-65), followed by satisfaction in relation to obtaining an appointment, with a mean of 18.51±1.69 (range 14-20). There was a statistically significant difference in the cost component (p=0.005), with the patients whose purpose of the consultation was scaling who scored the most. Conclusions: As a result of the study carried out, it was found, overall, that patients show satisfaction in relation to dentistry, taking into account the variations recorded.Ribeiro, Paulo Alexandre de Oliveira CastroVeiga, Nélio JorgeMoura, Anna Carolina Volpi Mello deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRamos, Ricardo Edgar Nogueira2022-07-29T00:30:22Z2021-07-2620212021-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34817TID:202763374porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:13.941441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária |
title |
Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária |
spellingShingle |
Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária Ramos, Ricardo Edgar Nogueira Medicina Dentária Paciente Satisfação Dentistry Patient Satisfaction Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
title_short |
Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária |
title_full |
Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária |
title_fullStr |
Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária |
title_full_unstemmed |
Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária |
title_sort |
Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária |
author |
Ramos, Ricardo Edgar Nogueira |
author_facet |
Ramos, Ricardo Edgar Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Paulo Alexandre de Oliveira Castro Veiga, Nélio Jorge Moura, Anna Carolina Volpi Mello de Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Ricardo Edgar Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medicina Dentária Paciente Satisfação Dentistry Patient Satisfaction Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
topic |
Medicina Dentária Paciente Satisfação Dentistry Patient Satisfaction Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
description |
Objetivo: Estudar a satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional Viseu. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo quantitativo descritivo, correlacional com foco transversal. O instrumento de recolha de dados foi a Escala da Satisfação do Utente com a Medicina Dentária de autoria de Frade (10) , que contém 6 componente de avaliação da satisfação: obtenção de consulta; secretariado; sala de espera; clínica; médico dentista; custo. O estudo de confiabilidade, de validade de conteúdo e de validade da Escala revela um alfa de Cronbach global de 0,800. O item 3 da categoria “Clínica”, “Existe um grande Tempo de espera para fazer testes/raio”, foi eliminado por apresentar um alfa de Cronbach abaixo dos valores aceitáveis e que fazia baixar o alfa de Cronbach global, ficando a escala constituída por 30 itens. Resultados: A amostra é constituída por 116 utentes, maioritariamente feminina (56,0%), com uma média etária de 46,53±18,53 anos (variância de 19 e 80 anos), prevalecendo os pacientes que vão à consulta de 6 em 6 meses (38,8%) e 1 vez por ano (31,9%). Os dados descritivos das 6 componentes da satisfação indicam um grau mais elevado para a componente Médico Dentista, com uma média de 55,28±7,53 (variação de 36-65), seguindo-se a satisfação em relação à obtenção de consulta, com uma média de 18,51±1,69 (variação de 14-20). Constatou-se diferença estatisticamente significativa na componente custo (p=0,005), sendo os pacientes cujo propósito da consulta foi a destartarização que pontuaram mais. Conclusões: Decorrente do estudo efetuado constatou-se, na globalidade, que os pacientes revelam satisfação em relação à Medicina Dentária, tendo em conta as variações registadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-26 2021 2021-07-26T00:00:00Z 2022-07-29T00:30:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/34817 TID:202763374 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/34817 |
identifier_str_mv |
TID:202763374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132000522600448 |