Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, João Nuno Prudêncio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/39092
Resumo: A qualidade do serviço de Medicina Dentária tem sido foco de atenção crescente nos últimos anos. A satisfação dos pacientes é amplamente utilizada para avaliar a qualidade dos serviços prestados. Objetivo: Avaliar a satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional Viseu. Material e métodos: Estudo quantitativo descritivo, correlacional com foco transversal, realizado numa amostra de 101 pacientes, maioritariamente do género feminino (55,4%), e com uma média etária de 43,91±17,10 anos. O instrumento de colheita de dados foi o Questionário de Satisfação do Utente de Sá (9), com adaptações ao contexto do estudo. Resultados: Registou-se um grau de satisfação mais elevado para a componente o custo(11,55±2,26; variação de 5-15), seguindo-se a satisfação em relação à obtenção de consulta (22,97±4,39; variação de 11-30). Verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas para a componente “sala de espera” (p=0,044), tendo sido os pacientes que nunca vão ao dentista que revelaram níveis de satisfação mais elevados em quase todas as componentes, excetuando em relação aos custos, onde revelam maior satisfação os pacientes que vão ao dentista mais do que uma vez por ano. Conclusão: No geral, tendo em conta as variantes, os pacientes revelaram satisfação em relação à obtenção de consulta, secretariado, sala de espera, clínica, Médico Dentista e custo.
id RCAP_3b7eef9002bfc1388ac91acc5ca37c39
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39092
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária UniversitáriaClínica dentáriaUtenteSatisfaçãoDental clinicPatientSatisfactionDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasA qualidade do serviço de Medicina Dentária tem sido foco de atenção crescente nos últimos anos. A satisfação dos pacientes é amplamente utilizada para avaliar a qualidade dos serviços prestados. Objetivo: Avaliar a satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional Viseu. Material e métodos: Estudo quantitativo descritivo, correlacional com foco transversal, realizado numa amostra de 101 pacientes, maioritariamente do género feminino (55,4%), e com uma média etária de 43,91±17,10 anos. O instrumento de colheita de dados foi o Questionário de Satisfação do Utente de Sá (9), com adaptações ao contexto do estudo. Resultados: Registou-se um grau de satisfação mais elevado para a componente o custo(11,55±2,26; variação de 5-15), seguindo-se a satisfação em relação à obtenção de consulta (22,97±4,39; variação de 11-30). Verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas para a componente “sala de espera” (p=0,044), tendo sido os pacientes que nunca vão ao dentista que revelaram níveis de satisfação mais elevados em quase todas as componentes, excetuando em relação aos custos, onde revelam maior satisfação os pacientes que vão ao dentista mais do que uma vez por ano. Conclusão: No geral, tendo em conta as variantes, os pacientes revelaram satisfação em relação à obtenção de consulta, secretariado, sala de espera, clínica, Médico Dentista e custo.The quality of dental service has been the focus of increasing attention in recent years. Patient satisfaction is widely used to assess the quality of services provided. Objective: To assess patient satisfaction at the University Dental Clinic of the Portuguese Catholic University - Viseu Regional Centre. Material and methods: Quantitative descriptive, correlational study with crosssectional focus, carried out in a sample of 101 patients, most of whom were female (55.4%), with a mean age of 43.91±17.10 years. The data collection instrument was the Sá Patient Satisfaction Questionnaire (9), with adaptations to the study context. Results: Satisfaction was highest for the dentist component (48.99±8.35; range 26- 65), followed by satisfaction regarding obtaining a consultation (22.97±4.39; range 11- 30). Statistically significant differences were found for the "waiting room" component (p=0.044), with patients who never visit the dentist showing higher levels of satisfaction in almost all components, except for costs, where patients who visit the dentist more than once a year show higher satisfaction. Conclusion: Overall, taking into account the variances, patients were satisfied with the following components: appointment, secretariat, waiting room, clinic, dentist and cost.Ribeiro, Paulo Alexandre de Oliveira CastroMoura, Anna Carolina Volpi Mello deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTeixeira, João Nuno Prudêncio2023-07-01T00:30:39Z2022-09-2620222022-09-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39092TID:203073037porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:35Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:56.866717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária
title Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária
spellingShingle Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária
Teixeira, João Nuno Prudêncio
Clínica dentária
Utente
Satisfação
Dental clinic
Patient
Satisfaction
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
title_short Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária
title_full Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária
title_fullStr Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária
title_full_unstemmed Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária
title_sort Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária
author Teixeira, João Nuno Prudêncio
author_facet Teixeira, João Nuno Prudêncio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Paulo Alexandre de Oliveira Castro
Moura, Anna Carolina Volpi Mello de
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, João Nuno Prudêncio
dc.subject.por.fl_str_mv Clínica dentária
Utente
Satisfação
Dental clinic
Patient
Satisfaction
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
topic Clínica dentária
Utente
Satisfação
Dental clinic
Patient
Satisfaction
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
description A qualidade do serviço de Medicina Dentária tem sido foco de atenção crescente nos últimos anos. A satisfação dos pacientes é amplamente utilizada para avaliar a qualidade dos serviços prestados. Objetivo: Avaliar a satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional Viseu. Material e métodos: Estudo quantitativo descritivo, correlacional com foco transversal, realizado numa amostra de 101 pacientes, maioritariamente do género feminino (55,4%), e com uma média etária de 43,91±17,10 anos. O instrumento de colheita de dados foi o Questionário de Satisfação do Utente de Sá (9), com adaptações ao contexto do estudo. Resultados: Registou-se um grau de satisfação mais elevado para a componente o custo(11,55±2,26; variação de 5-15), seguindo-se a satisfação em relação à obtenção de consulta (22,97±4,39; variação de 11-30). Verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas para a componente “sala de espera” (p=0,044), tendo sido os pacientes que nunca vão ao dentista que revelaram níveis de satisfação mais elevados em quase todas as componentes, excetuando em relação aos custos, onde revelam maior satisfação os pacientes que vão ao dentista mais do que uma vez por ano. Conclusão: No geral, tendo em conta as variantes, os pacientes revelaram satisfação em relação à obtenção de consulta, secretariado, sala de espera, clínica, Médico Dentista e custo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-26
2022
2022-09-26T00:00:00Z
2023-07-01T00:30:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/39092
TID:203073037
url http://hdl.handle.net/10400.14/39092
identifier_str_mv TID:203073037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132043590762496