A influência da liderança na motivação da classe docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Filipa da Silva Gabriel Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6849
Resumo: As constantes mudanças das políticas educativas, as pressões sociais, o “descrédito” da profissão pela sociedade, a desresponsabilização de muitos pais pelo processo educativo dos filhos, as tarefas burocráticas, a não progressão na carreira, entre outros, são apontados como fatores que influenciam e interferem com a motivação dos professores no desempenho das suas funções, que cada vez mais se sentem desapoiados e sem forças para lutar pela profissão que escolheram. Este trabalho tem como objetivo geral, conhecer os fatores de desmotivação dos professores. Contudo, o foco principal prende-se com a liderança escolar, e a forma como ela poderá ou não influenciar o desempenho dos docentes, tornando-os mais ou menos motivados para o exercício da sua prática educativa. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário fechado ao qual responderam 66 docentes. Foi ainda empregue um questionário com perguntas abertas, ao qual responderam 4 diretores de escola. Conclui-se, que o diretor se esforça por envolver todos os docentes, realiza as reuniões necessárias para assegurar essa participação, dando autonomia aos envolvidos. Concluiu-se também que os fatores considerados mais relevantes em relação à motivação por parte dos docentes são a relação com os alunos, o interesse dos mesmos pelo estudo, bem como a realização pessoal. Em relação à liderança e motivação, concluiu-se que nas escolas onde foi desenvolvido o estudo, a maioria dos docentes encontram-se motivados para o desempenho das suas funções, identificando-se com o líder (diretor) e com o seu estilo de liderança. No que concerne ao questionário aplicado aos diretores, concluiu-se que todos os diretores inquiridos praticam um estilo de liderança democrática, incentivando a participação de todos. Após análise dos resultados definiu-se uma proposta de intervenção.
id RCAP_6c753ac071784953576d840f529e7b67
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da liderança na motivação da classe docenteDesmotivação/motivaçãoClasse docenteLíderLiderançaDemotivation/motivationTeaching classLeaderLeadershipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAs constantes mudanças das políticas educativas, as pressões sociais, o “descrédito” da profissão pela sociedade, a desresponsabilização de muitos pais pelo processo educativo dos filhos, as tarefas burocráticas, a não progressão na carreira, entre outros, são apontados como fatores que influenciam e interferem com a motivação dos professores no desempenho das suas funções, que cada vez mais se sentem desapoiados e sem forças para lutar pela profissão que escolheram. Este trabalho tem como objetivo geral, conhecer os fatores de desmotivação dos professores. Contudo, o foco principal prende-se com a liderança escolar, e a forma como ela poderá ou não influenciar o desempenho dos docentes, tornando-os mais ou menos motivados para o exercício da sua prática educativa. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário fechado ao qual responderam 66 docentes. Foi ainda empregue um questionário com perguntas abertas, ao qual responderam 4 diretores de escola. Conclui-se, que o diretor se esforça por envolver todos os docentes, realiza as reuniões necessárias para assegurar essa participação, dando autonomia aos envolvidos. Concluiu-se também que os fatores considerados mais relevantes em relação à motivação por parte dos docentes são a relação com os alunos, o interesse dos mesmos pelo estudo, bem como a realização pessoal. Em relação à liderança e motivação, concluiu-se que nas escolas onde foi desenvolvido o estudo, a maioria dos docentes encontram-se motivados para o desempenho das suas funções, identificando-se com o líder (diretor) e com o seu estilo de liderança. No que concerne ao questionário aplicado aos diretores, concluiu-se que todos os diretores inquiridos praticam um estilo de liderança democrática, incentivando a participação de todos. Após análise dos resultados definiu-se uma proposta de intervenção.The constant changes of education policies, the social pressures, the “disbelieve” of the profession by the society, the lack of responsibility of a lot of parents about the educational process of their children, the bureaucratic tasks, the lack of progression in the career, among others, are some of the reasons that interfere and affect the teacher’s motivation in the performance of their functions. More and more teachers feel that they are not supported and they are without strengths to fight for the career they have chosen. The main goal of this work is to get to know the causes of the teacher´s demotivation. However, the focus goes to to the school leadership, and the way it may affect or not the teacher´s performance, making them more or less motivated for the fulfilling of their educational practice. For the collection of data it was used a question form with closed answers and 66 teachers answered it. It was also used a question form with opened answers which was answered by four school principals. We can conclude that the principal makes an effort to engage all the teachers, does the necessary meetings to ensure that participation by giving them autonomy. Furthermore, we can also conclude that what affects teacher’s motivation the most is the relationship with the students, the interest of the students for the study and personal fulfillment. Regarding to the leadership and motivation, we found out that in the schools, where the survey was applied, the majority of the teachers are motivated for the performance of their functions and identify themselves with the leader (principal) and with his/her style of leadership. Concerning to the question form given to the principals, we concluded that all of them (the sample) develop a democratic style leadership encouraging the participation of all. After the analysis of the results it was defined an intervention proposal.Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaLuís, Filipa da Silva Gabriel Marques2018-07-26T11:24:04Z2018-07-122018-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6849pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-13T02:00:38Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:45.096675Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da liderança na motivação da classe docente
title A influência da liderança na motivação da classe docente
spellingShingle A influência da liderança na motivação da classe docente
Luís, Filipa da Silva Gabriel Marques
Desmotivação/motivação
Classe docente
Líder
Liderança
Demotivation/motivation
Teaching class
Leader
Leadership
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A influência da liderança na motivação da classe docente
title_full A influência da liderança na motivação da classe docente
title_fullStr A influência da liderança na motivação da classe docente
title_full_unstemmed A influência da liderança na motivação da classe docente
title_sort A influência da liderança na motivação da classe docente
author Luís, Filipa da Silva Gabriel Marques
author_facet Luís, Filipa da Silva Gabriel Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Fátima
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís, Filipa da Silva Gabriel Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Desmotivação/motivação
Classe docente
Líder
Liderança
Demotivation/motivation
Teaching class
Leader
Leadership
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desmotivação/motivação
Classe docente
Líder
Liderança
Demotivation/motivation
Teaching class
Leader
Leadership
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description As constantes mudanças das políticas educativas, as pressões sociais, o “descrédito” da profissão pela sociedade, a desresponsabilização de muitos pais pelo processo educativo dos filhos, as tarefas burocráticas, a não progressão na carreira, entre outros, são apontados como fatores que influenciam e interferem com a motivação dos professores no desempenho das suas funções, que cada vez mais se sentem desapoiados e sem forças para lutar pela profissão que escolheram. Este trabalho tem como objetivo geral, conhecer os fatores de desmotivação dos professores. Contudo, o foco principal prende-se com a liderança escolar, e a forma como ela poderá ou não influenciar o desempenho dos docentes, tornando-os mais ou menos motivados para o exercício da sua prática educativa. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário fechado ao qual responderam 66 docentes. Foi ainda empregue um questionário com perguntas abertas, ao qual responderam 4 diretores de escola. Conclui-se, que o diretor se esforça por envolver todos os docentes, realiza as reuniões necessárias para assegurar essa participação, dando autonomia aos envolvidos. Concluiu-se também que os fatores considerados mais relevantes em relação à motivação por parte dos docentes são a relação com os alunos, o interesse dos mesmos pelo estudo, bem como a realização pessoal. Em relação à liderança e motivação, concluiu-se que nas escolas onde foi desenvolvido o estudo, a maioria dos docentes encontram-se motivados para o desempenho das suas funções, identificando-se com o líder (diretor) e com o seu estilo de liderança. No que concerne ao questionário aplicado aos diretores, concluiu-se que todos os diretores inquiridos praticam um estilo de liderança democrática, incentivando a participação de todos. Após análise dos resultados definiu-se uma proposta de intervenção.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-26T11:24:04Z
2018-07-12
2018-07-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6849
url http://hdl.handle.net/10284/6849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130303856377856