O Sistema Financeiro Angolano (Análise Descritiva)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes Pereira , Eugénia Chela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12845
Resumo: O Sistema Financeiro angolano, após anos de práticas de repressão financeira, abandonadas recentemente, começou a dar os primeiros passos para a sua modernização, sendo evidente o crescimento do número de instituições a operar no país, da rede de agências e a sofisticação de produtos, serviços e operações. Após efectuar uma síntese histórica da economia e finanças de Angola, o presente trabalho teve como objectivo analisar a actual estrutura do sistema financeiro angolano, descrevendo sinteticamente a sua evolução, o seu funcionamento, bem como as principais características. Através de uma análise descritiva, mostrou-se que o Sistema Financeiro angolano está estruturado nas vertentes do Banco Central, sector bancário, sector segurador e do sector de mercado de capitais. Para tornar o estudo ao Sistema Financeiro mais minucioso, procuramos descrever a actuação do Banco Nacional de Angola, através da análise do seu balanço num período de cinco anos (2007 à 2011). Com isso, concluímos que o BNA tem efectuado uma maior operacionalidade do sistema, bem como tem diversificado as operações desenvolvidas pela actividade financeira, procurando desta forma, satisfazer os desafios da economia angolana que está em permanente mutação.
id RCAP_6c79344a7aac936f7c29eb0cbcc7930c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12845
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Sistema Financeiro Angolano (Análise Descritiva)sistema financeiro, banco central, bancos comerciais, empresas seguradoras, mercado de capitais.O Sistema Financeiro angolano, após anos de práticas de repressão financeira, abandonadas recentemente, começou a dar os primeiros passos para a sua modernização, sendo evidente o crescimento do número de instituições a operar no país, da rede de agências e a sofisticação de produtos, serviços e operações. Após efectuar uma síntese histórica da economia e finanças de Angola, o presente trabalho teve como objectivo analisar a actual estrutura do sistema financeiro angolano, descrevendo sinteticamente a sua evolução, o seu funcionamento, bem como as principais características. Através de uma análise descritiva, mostrou-se que o Sistema Financeiro angolano está estruturado nas vertentes do Banco Central, sector bancário, sector segurador e do sector de mercado de capitais. Para tornar o estudo ao Sistema Financeiro mais minucioso, procuramos descrever a actuação do Banco Nacional de Angola, através da análise do seu balanço num período de cinco anos (2007 à 2011). Com isso, concluímos que o BNA tem efectuado uma maior operacionalidade do sistema, bem como tem diversificado as operações desenvolvidas pela actividade financeira, procurando desta forma, satisfazer os desafios da economia angolana que está em permanente mutação.Varela, MiguelRepositório ComumPontes Pereira , Eugénia Chela2016-04-04T13:51:41Z2016-01-21T00:00:00Z2016-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12845201110253porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:47.852610Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Sistema Financeiro Angolano (Análise Descritiva)
title O Sistema Financeiro Angolano (Análise Descritiva)
spellingShingle O Sistema Financeiro Angolano (Análise Descritiva)
Pontes Pereira , Eugénia Chela
sistema financeiro, banco central, bancos comerciais, empresas seguradoras, mercado de capitais.
title_short O Sistema Financeiro Angolano (Análise Descritiva)
title_full O Sistema Financeiro Angolano (Análise Descritiva)
title_fullStr O Sistema Financeiro Angolano (Análise Descritiva)
title_full_unstemmed O Sistema Financeiro Angolano (Análise Descritiva)
title_sort O Sistema Financeiro Angolano (Análise Descritiva)
author Pontes Pereira , Eugénia Chela
author_facet Pontes Pereira , Eugénia Chela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Varela, Miguel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes Pereira , Eugénia Chela
dc.subject.por.fl_str_mv sistema financeiro, banco central, bancos comerciais, empresas seguradoras, mercado de capitais.
topic sistema financeiro, banco central, bancos comerciais, empresas seguradoras, mercado de capitais.
description O Sistema Financeiro angolano, após anos de práticas de repressão financeira, abandonadas recentemente, começou a dar os primeiros passos para a sua modernização, sendo evidente o crescimento do número de instituições a operar no país, da rede de agências e a sofisticação de produtos, serviços e operações. Após efectuar uma síntese histórica da economia e finanças de Angola, o presente trabalho teve como objectivo analisar a actual estrutura do sistema financeiro angolano, descrevendo sinteticamente a sua evolução, o seu funcionamento, bem como as principais características. Através de uma análise descritiva, mostrou-se que o Sistema Financeiro angolano está estruturado nas vertentes do Banco Central, sector bancário, sector segurador e do sector de mercado de capitais. Para tornar o estudo ao Sistema Financeiro mais minucioso, procuramos descrever a actuação do Banco Nacional de Angola, através da análise do seu balanço num período de cinco anos (2007 à 2011). Com isso, concluímos que o BNA tem efectuado uma maior operacionalidade do sistema, bem como tem diversificado as operações desenvolvidas pela actividade financeira, procurando desta forma, satisfazer os desafios da economia angolana que está em permanente mutação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-04T13:51:41Z
2016-01-21T00:00:00Z
2016-01-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12845
201110253
url http://hdl.handle.net/10400.26/12845
identifier_str_mv 201110253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130039538679808