A formação de professores na perspectiva do ensino secundário tecnológico de electrotecnia/electrónica: análise das necessidades formativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, António Bernardo Morais
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2595
Resumo: Este trabalho teve como principal objectivo compreender a estrutura social, psicológica e técnica subjacente ao desenvolvimento do ensino tecnológico secundário em Portugal, depois de diversas reformas estruturantes, nomea-damente a Reforma do Sistema Educativo de 1988 – 1996 que desenvolveu os actuais cursos tecnológicos. O elevado insucesso que se tem manifestado no ensino tecnológico e a sua correlação com a formação dos professores, é a problemática de estudo considerada neste trabalho, com a realização de um estudo de dois casos. Como metodologia de estudo, escolheu-se duas escolas secundárias im-buídas de padrões básicos de cultura do ensino secundário com tradições diferentes de inserção no sistema educativo nacional. O recurso de investigação utilizado foi o inquérito por questionário aos professores da componente de formação técnica do curso tecnológico de electrotecnia/electrónica, entrevis-tas semiestruturadas aos seus alunos e aos directores dos centros de forma-ção contínua de professores em que se inserem as escolas. Os dados analisados permitiram inter-relacionar algumas dificuldades que os professores da formação técnica sentem em relação à formação que lhes é oferecida, apesar de concebida com base nos dados por eles próprios referidos no diagnóstico de necessidades, e as dificuldades detectadas por uma parte significativa dos alunos do curso tecnológico, não só em relação aos seus professores como em relação às condições materiais e técnicas ofe-recidas pelas duas escolas em estudo.
id RCAP_6c7ba118a44f8068f3847d1316f55c49
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/2595
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação de professores na perspectiva do ensino secundário tecnológico de electrotecnia/electrónica: análise das necessidades formativasEnsino tecnológicoFormação técnica e contínuaConhecimento profissionalTechnology educationTechnical and continuous formation/educationPro-fessional knowledgeEducationEste trabalho teve como principal objectivo compreender a estrutura social, psicológica e técnica subjacente ao desenvolvimento do ensino tecnológico secundário em Portugal, depois de diversas reformas estruturantes, nomea-damente a Reforma do Sistema Educativo de 1988 – 1996 que desenvolveu os actuais cursos tecnológicos. O elevado insucesso que se tem manifestado no ensino tecnológico e a sua correlação com a formação dos professores, é a problemática de estudo considerada neste trabalho, com a realização de um estudo de dois casos. Como metodologia de estudo, escolheu-se duas escolas secundárias im-buídas de padrões básicos de cultura do ensino secundário com tradições diferentes de inserção no sistema educativo nacional. O recurso de investigação utilizado foi o inquérito por questionário aos professores da componente de formação técnica do curso tecnológico de electrotecnia/electrónica, entrevis-tas semiestruturadas aos seus alunos e aos directores dos centros de forma-ção contínua de professores em que se inserem as escolas. Os dados analisados permitiram inter-relacionar algumas dificuldades que os professores da formação técnica sentem em relação à formação que lhes é oferecida, apesar de concebida com base nos dados por eles próprios referidos no diagnóstico de necessidades, e as dificuldades detectadas por uma parte significativa dos alunos do curso tecnológico, não só em relação aos seus professores como em relação às condições materiais e técnicas ofe-recidas pelas duas escolas em estudo.This work had as its main objective the understanding of the social, psychological and technical structure underling the development of secondary education in Portugal, after several structuring reforms namely the 1988 – 1996 Reform of the Educational System that developed the technological courses of today. The high failure that has been declared in technology education and its relation with the teachers’ formation/education is the problem considered in this work with the studying of two cases. As a methodology, the two secondary schools chosen are filled with the basic patterns of culture in secondary education with different traditions of insertion in the national education system. The investigation resource used was the enquiry by questioning teachers from the technical formation of the technical course of electrotechnics/electronic, half-structure interviews to their students and to the directors of continuous formation centers for teachers to which schools belong. The analysed data allowed inter-relate some difficulties that teachers from technical formation feel towards formation/education that is given/offered to them although conceived by talking into account the data their refer to in the needs diagnostic and the difficulties found by a significant part of technological course students not only in relation to their teachers but also to material and technical conditions offered by the two schools studied2019-02-19T15:45:13Z2019-02-192004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPinto, A. B. M. (2004). A formação de professores na perspectiva do ensino secundário tecnológico de electrotecnia/electrónica: análise das necessidades formativas. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2595http://hdl.handle.net/11328/2595Pinto, A. B. M. (2004). A formação de professores na perspectiva do ensino secundário tecnológico de electrotecnia/electrónica: análise das necessidades formativas. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2595http://hdl.handle.net/11328/2595porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, António Bernardo Moraisreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:11:20Zoai:repositorio.upt.pt:11328/2595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:00.195528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores na perspectiva do ensino secundário tecnológico de electrotecnia/electrónica: análise das necessidades formativas
title A formação de professores na perspectiva do ensino secundário tecnológico de electrotecnia/electrónica: análise das necessidades formativas
spellingShingle A formação de professores na perspectiva do ensino secundário tecnológico de electrotecnia/electrónica: análise das necessidades formativas
Pinto, António Bernardo Morais
Ensino tecnológico
Formação técnica e contínua
Conhecimento profissional
Technology education
Technical and continuous formation/education
Pro-fessional knowledge
Education
title_short A formação de professores na perspectiva do ensino secundário tecnológico de electrotecnia/electrónica: análise das necessidades formativas
title_full A formação de professores na perspectiva do ensino secundário tecnológico de electrotecnia/electrónica: análise das necessidades formativas
title_fullStr A formação de professores na perspectiva do ensino secundário tecnológico de electrotecnia/electrónica: análise das necessidades formativas
title_full_unstemmed A formação de professores na perspectiva do ensino secundário tecnológico de electrotecnia/electrónica: análise das necessidades formativas
title_sort A formação de professores na perspectiva do ensino secundário tecnológico de electrotecnia/electrónica: análise das necessidades formativas
author Pinto, António Bernardo Morais
author_facet Pinto, António Bernardo Morais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, António Bernardo Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino tecnológico
Formação técnica e contínua
Conhecimento profissional
Technology education
Technical and continuous formation/education
Pro-fessional knowledge
Education
topic Ensino tecnológico
Formação técnica e contínua
Conhecimento profissional
Technology education
Technical and continuous formation/education
Pro-fessional knowledge
Education
description Este trabalho teve como principal objectivo compreender a estrutura social, psicológica e técnica subjacente ao desenvolvimento do ensino tecnológico secundário em Portugal, depois de diversas reformas estruturantes, nomea-damente a Reforma do Sistema Educativo de 1988 – 1996 que desenvolveu os actuais cursos tecnológicos. O elevado insucesso que se tem manifestado no ensino tecnológico e a sua correlação com a formação dos professores, é a problemática de estudo considerada neste trabalho, com a realização de um estudo de dois casos. Como metodologia de estudo, escolheu-se duas escolas secundárias im-buídas de padrões básicos de cultura do ensino secundário com tradições diferentes de inserção no sistema educativo nacional. O recurso de investigação utilizado foi o inquérito por questionário aos professores da componente de formação técnica do curso tecnológico de electrotecnia/electrónica, entrevis-tas semiestruturadas aos seus alunos e aos directores dos centros de forma-ção contínua de professores em que se inserem as escolas. Os dados analisados permitiram inter-relacionar algumas dificuldades que os professores da formação técnica sentem em relação à formação que lhes é oferecida, apesar de concebida com base nos dados por eles próprios referidos no diagnóstico de necessidades, e as dificuldades detectadas por uma parte significativa dos alunos do curso tecnológico, não só em relação aos seus professores como em relação às condições materiais e técnicas ofe-recidas pelas duas escolas em estudo.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01T00:00:00Z
2019-02-19T15:45:13Z
2019-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pinto, A. B. M. (2004). A formação de professores na perspectiva do ensino secundário tecnológico de electrotecnia/electrónica: análise das necessidades formativas. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2595
http://hdl.handle.net/11328/2595
Pinto, A. B. M. (2004). A formação de professores na perspectiva do ensino secundário tecnológico de electrotecnia/electrónica: análise das necessidades formativas. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2595
http://hdl.handle.net/11328/2595
identifier_str_mv Pinto, A. B. M. (2004). A formação de professores na perspectiva do ensino secundário tecnológico de electrotecnia/electrónica: análise das necessidades formativas. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2595
url http://hdl.handle.net/11328/2595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134972591734784