O papel do professor na mediação pedagógica da aprendizagem no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maturano, Ariana Santana Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11831
Resumo: Com a globalização, o Ensino Superior se viu na necessidade de saber lidar com as complexas exigências da sociedade, com os avanços do conhecimento científico e com os desafios da empregabilidade e do empreendedorismo. Nesse contexto, o professor das Instituições de Ensino Superior, para além da função de investigador, deve atuar como um mediador na aprendizagem do estudante recorrendo, para isso, ao uso de estratégias diferenciadas na sala de aula, de forma a atingir a excelência no ensino e na aprendizagem. Assim, foi nosso objetivo triangular as percepções de professores com a de alunos de um curso de Psicologia de uma IES, em um campus situado em Vitória da Conquista (BA), relativamente ao papel do professor na mediação pedagógica da aprendizagem. Para isso, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo, de estudo de caso, com recurso à entrevista semiestruturada, sujeita a análise de conteúdo, direcionada aos docentes e alunos dos dois últimos anos do curso em análise. Como resultados da investigação e, ao triangularmos as percepções de professores e alunos sobre a eficácia da mediação pedagógica utilizada pelos professores na sala de aula, verificamos que ambas convergem na ideia de que, quando o professor, na sua mediação pedagógica, recorre a modelos dinâmicos que superam as aulas expositivas com recursos a slides, envolvendo os alunos em atividades que potenciam aprendizagens significativas, há uma melhoria significativa no desempenho dos seus alunos. No entanto, para que isso ocorra, é necessário que os docentes das IES assumam a primordialidade de uma formação continuada, pois só assim é possível oferecer um ensino de qualidade, que oportuniza uma aprendizagem significativa.
id RCAP_6c85c6883282f0a2765e801783ac619d
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11831
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do professor na mediação pedagógica da aprendizagem no ensino superiorMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOPROFESSORESAPRENDIZAGEMMEDIAÇÃO PEDAGÓGICAENSINO SUPERIOREDUCATIONTEACHERSLEARNINGPEDAGOGIC MEDIATIONHIGHER EDUCATIONCom a globalização, o Ensino Superior se viu na necessidade de saber lidar com as complexas exigências da sociedade, com os avanços do conhecimento científico e com os desafios da empregabilidade e do empreendedorismo. Nesse contexto, o professor das Instituições de Ensino Superior, para além da função de investigador, deve atuar como um mediador na aprendizagem do estudante recorrendo, para isso, ao uso de estratégias diferenciadas na sala de aula, de forma a atingir a excelência no ensino e na aprendizagem. Assim, foi nosso objetivo triangular as percepções de professores com a de alunos de um curso de Psicologia de uma IES, em um campus situado em Vitória da Conquista (BA), relativamente ao papel do professor na mediação pedagógica da aprendizagem. Para isso, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo, de estudo de caso, com recurso à entrevista semiestruturada, sujeita a análise de conteúdo, direcionada aos docentes e alunos dos dois últimos anos do curso em análise. Como resultados da investigação e, ao triangularmos as percepções de professores e alunos sobre a eficácia da mediação pedagógica utilizada pelos professores na sala de aula, verificamos que ambas convergem na ideia de que, quando o professor, na sua mediação pedagógica, recorre a modelos dinâmicos que superam as aulas expositivas com recursos a slides, envolvendo os alunos em atividades que potenciam aprendizagens significativas, há uma melhoria significativa no desempenho dos seus alunos. No entanto, para que isso ocorra, é necessário que os docentes das IES assumam a primordialidade de uma formação continuada, pois só assim é possível oferecer um ensino de qualidade, que oportuniza uma aprendizagem significativa.With globalization, Higher Education found itself in the need to know how to deal with the complex demands of society, with advances in scientific knowledge and with the challenges of employability and entrepreneurship. In this context, the teacher of Higher Education Institutions, in addition to the role of researcher, should act as a mediator in student learning using, for this, the use of differentiated strategies in the classroom, in order to achieve excellence in teaching and learning. Therefore, it was our intention to triangulate the perceptions of teachers with students of a Psychology course at an HEI, on a campus located in Vitória da Conquista (BA), with regard the role of the teacher in the pedagogical mediation of learning. For this, we use a qualitative methodology, a case study, using a semi-structured interview, subject to content analysis, aimed at teachers and students of the last two years of the course under analysis. As results of the investigation and, when triangulating the perceptions of teachers and students about the effectiveness of pedagogical mediation used by teachers in the classroom, we find that both converge on the idea that, when the teacher, in his pedagogical mediation, resorts to dynamic models that surpass the expository classes with resources to slides, involving students in activities that enhance significant learning, there is a significant improvement in the performance of their students. However, for this to happen, it is necessary that the teachers of the HEIs assume the primordiality of a continuous training, because only in this way is it possible to offer quality education, which provides meaningful learning.2021-04-13T14:21:15Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11831TID:202683508porMaturano, Ariana Santana Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:52Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:00.556963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do professor na mediação pedagógica da aprendizagem no ensino superior
title O papel do professor na mediação pedagógica da aprendizagem no ensino superior
spellingShingle O papel do professor na mediação pedagógica da aprendizagem no ensino superior
Maturano, Ariana Santana Souza
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PROFESSORES
APRENDIZAGEM
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
ENSINO SUPERIOR
EDUCATION
TEACHERS
LEARNING
PEDAGOGIC MEDIATION
HIGHER EDUCATION
title_short O papel do professor na mediação pedagógica da aprendizagem no ensino superior
title_full O papel do professor na mediação pedagógica da aprendizagem no ensino superior
title_fullStr O papel do professor na mediação pedagógica da aprendizagem no ensino superior
title_full_unstemmed O papel do professor na mediação pedagógica da aprendizagem no ensino superior
title_sort O papel do professor na mediação pedagógica da aprendizagem no ensino superior
author Maturano, Ariana Santana Souza
author_facet Maturano, Ariana Santana Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maturano, Ariana Santana Souza
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PROFESSORES
APRENDIZAGEM
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
ENSINO SUPERIOR
EDUCATION
TEACHERS
LEARNING
PEDAGOGIC MEDIATION
HIGHER EDUCATION
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PROFESSORES
APRENDIZAGEM
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
ENSINO SUPERIOR
EDUCATION
TEACHERS
LEARNING
PEDAGOGIC MEDIATION
HIGHER EDUCATION
description Com a globalização, o Ensino Superior se viu na necessidade de saber lidar com as complexas exigências da sociedade, com os avanços do conhecimento científico e com os desafios da empregabilidade e do empreendedorismo. Nesse contexto, o professor das Instituições de Ensino Superior, para além da função de investigador, deve atuar como um mediador na aprendizagem do estudante recorrendo, para isso, ao uso de estratégias diferenciadas na sala de aula, de forma a atingir a excelência no ensino e na aprendizagem. Assim, foi nosso objetivo triangular as percepções de professores com a de alunos de um curso de Psicologia de uma IES, em um campus situado em Vitória da Conquista (BA), relativamente ao papel do professor na mediação pedagógica da aprendizagem. Para isso, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo, de estudo de caso, com recurso à entrevista semiestruturada, sujeita a análise de conteúdo, direcionada aos docentes e alunos dos dois últimos anos do curso em análise. Como resultados da investigação e, ao triangularmos as percepções de professores e alunos sobre a eficácia da mediação pedagógica utilizada pelos professores na sala de aula, verificamos que ambas convergem na ideia de que, quando o professor, na sua mediação pedagógica, recorre a modelos dinâmicos que superam as aulas expositivas com recursos a slides, envolvendo os alunos em atividades que potenciam aprendizagens significativas, há uma melhoria significativa no desempenho dos seus alunos. No entanto, para que isso ocorra, é necessário que os docentes das IES assumam a primordialidade de uma formação continuada, pois só assim é possível oferecer um ensino de qualidade, que oportuniza uma aprendizagem significativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-04-13T14:21:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11831
TID:202683508
url http://hdl.handle.net/10437/11831
identifier_str_mv TID:202683508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131256885084160