A arte de contar histórias : a literatura infantil como mediação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Svetlana da Silva Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1240
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições dos contos de fadas como mediação do trabalho pedagógico, com crianças de 4 a 6 anos, inferindo como a literatura infantil possibilita a construção de modelos cognitivos e contribui para uma educação moral. Foi norteado através de uma pesquisa qualitativa de caráter explicativo, utilizando pesquisa bibliográfica, de campo, através de observação e da aplicação de um questionário a dez professoras, procurando saber: como definem a importância da literatura infantil no processo de construção de modelos cognitivos; qual a reação das crianças após a leitura de uma história infantil; quais os obstáculos para introduzir as histórias infantis no cotidiano; e como avaliam a literatura infantil em sala de aula. De acordo com as observações em campo, algumas professoras gostam e têm o hábito de contar histórias infantis para seus alunos, criando um clima que estimula o interesse dos alunos. Outras professoras contam histórias de forma rápida ou demorada demais, mostrando alguma desmotivação. De qualquer forma, confirmamos que a literatura infantil é uma atividade educativa, complementar à atividade pedagógica, exercida na escola e que pode contribuir para reforçar diversas aprendizagens, por analogia com a realidade vivenciada pela criança e, ao mesmo tempo, contribuir para a construção/sedimentação de valores, sejam eles ético-morais ou estéticos.
id RCAP_e3f83fe233faaa07f876ba0679d93a6c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1240
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A arte de contar histórias : a literatura infantil como mediação pedagógicaEDUCAÇÃOLITERATURA INFANTILAPRENDIZAGEMMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOMEDIAÇÃO PEDAGÓGICAEDUCATIONCHILDREN LITERATURELEARNINGPEDAGOGIC MEDIATIONO presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições dos contos de fadas como mediação do trabalho pedagógico, com crianças de 4 a 6 anos, inferindo como a literatura infantil possibilita a construção de modelos cognitivos e contribui para uma educação moral. Foi norteado através de uma pesquisa qualitativa de caráter explicativo, utilizando pesquisa bibliográfica, de campo, através de observação e da aplicação de um questionário a dez professoras, procurando saber: como definem a importância da literatura infantil no processo de construção de modelos cognitivos; qual a reação das crianças após a leitura de uma história infantil; quais os obstáculos para introduzir as histórias infantis no cotidiano; e como avaliam a literatura infantil em sala de aula. De acordo com as observações em campo, algumas professoras gostam e têm o hábito de contar histórias infantis para seus alunos, criando um clima que estimula o interesse dos alunos. Outras professoras contam histórias de forma rápida ou demorada demais, mostrando alguma desmotivação. De qualquer forma, confirmamos que a literatura infantil é uma atividade educativa, complementar à atividade pedagógica, exercida na escola e que pode contribuir para reforçar diversas aprendizagens, por analogia com a realidade vivenciada pela criança e, ao mesmo tempo, contribuir para a construção/sedimentação de valores, sejam eles ético-morais ou estéticos.This study aimed to analyze the contributions of fairy tales as mediation of pedagogical work with children ages 4 to 6 years implying as it enables the construction of cognitive models and ethical and moral values. It was guided by a qualitative explanatory character, using literature field through observation and the application of a questionnaire with ten teachers, by asking: how they define the importance of children's literature in the cognitive model construction, which reaction of children after reading a children's story, what obstacles to enter the children's stories in everyday life, and how they evaluate their way of mediating children's literature in the classroom. According to field observations, some teachers like and have the habit of telling fairy tales to their students, creating an environment that stimulates students' interest. Other teachers told stories very quickly or too slow, unmotivated themselves. Anyway, we confirmed that the children's literature is an educational activity which complements the educational activity carried out in school and that can help to strengthen various learnings by analogy with the reality experienced by the child and, at the same time, contributing to the construction/sedimentation of values, whether aesthetic or ethical-moral.2011-06-08T14:12:25Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1240porChaves, Svetlana da Silva Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:14.124376Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A arte de contar histórias : a literatura infantil como mediação pedagógica
title A arte de contar histórias : a literatura infantil como mediação pedagógica
spellingShingle A arte de contar histórias : a literatura infantil como mediação pedagógica
Chaves, Svetlana da Silva Ribeiro
EDUCAÇÃO
LITERATURA INFANTIL
APRENDIZAGEM
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
EDUCATION
CHILDREN LITERATURE
LEARNING
PEDAGOGIC MEDIATION
title_short A arte de contar histórias : a literatura infantil como mediação pedagógica
title_full A arte de contar histórias : a literatura infantil como mediação pedagógica
title_fullStr A arte de contar histórias : a literatura infantil como mediação pedagógica
title_full_unstemmed A arte de contar histórias : a literatura infantil como mediação pedagógica
title_sort A arte de contar histórias : a literatura infantil como mediação pedagógica
author Chaves, Svetlana da Silva Ribeiro
author_facet Chaves, Svetlana da Silva Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Svetlana da Silva Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
LITERATURA INFANTIL
APRENDIZAGEM
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
EDUCATION
CHILDREN LITERATURE
LEARNING
PEDAGOGIC MEDIATION
topic EDUCAÇÃO
LITERATURA INFANTIL
APRENDIZAGEM
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
EDUCATION
CHILDREN LITERATURE
LEARNING
PEDAGOGIC MEDIATION
description O presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições dos contos de fadas como mediação do trabalho pedagógico, com crianças de 4 a 6 anos, inferindo como a literatura infantil possibilita a construção de modelos cognitivos e contribui para uma educação moral. Foi norteado através de uma pesquisa qualitativa de caráter explicativo, utilizando pesquisa bibliográfica, de campo, através de observação e da aplicação de um questionário a dez professoras, procurando saber: como definem a importância da literatura infantil no processo de construção de modelos cognitivos; qual a reação das crianças após a leitura de uma história infantil; quais os obstáculos para introduzir as histórias infantis no cotidiano; e como avaliam a literatura infantil em sala de aula. De acordo com as observações em campo, algumas professoras gostam e têm o hábito de contar histórias infantis para seus alunos, criando um clima que estimula o interesse dos alunos. Outras professoras contam histórias de forma rápida ou demorada demais, mostrando alguma desmotivação. De qualquer forma, confirmamos que a literatura infantil é uma atividade educativa, complementar à atividade pedagógica, exercida na escola e que pode contribuir para reforçar diversas aprendizagens, por analogia com a realidade vivenciada pela criança e, ao mesmo tempo, contribuir para a construção/sedimentação de valores, sejam eles ético-morais ou estéticos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-06-08T14:12:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1240
url http://hdl.handle.net/10437/1240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131269396692992