Promovendo experiências educativas conscientes, seguras e livres nos primeiros anos de vida: a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no quotidiano educativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Maria José da Graça Figueiredo de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9488
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, frequentado no ano letivo de 2021/2022 e 2022/2023. Este documento, está dividido em três partes, sendo que em cada uma delas estão presentes capítulos e subcapítulos. Deste modo, pode referir-se que na Parte I, II e III se encontra a Dimensão Reflexiva e no capítulo IV da parte II se encontra a Dimensão Investigativa. A Dimensão Reflexiva reflete sobre as quatro Práticas Pedagógicas desenvolvidas no âmbito do mestrado. A mesma, evidencia as maiores aprendizagens e dificuldades, bem como as estratégias para ultrapassar as adversidades, cruzada com um aprofundamento teórico que sustentou modos de pensar e de agir. A Dimensão Investigativa apresenta assim, um estudo investigativo que procura compreender a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no Jardim de Infância. Os resultados obtidos demonstram qual a perspetiva das famílias e do educador de infância, espelhando uma clara comunicação entre ambos que permite uma diferente aceitação por parte das famílias face ao que emerge da revisão bibliográfica desenvolvida. Assim sendo, apesar dos dados serem inferiores aos esperados, uma vez que nem todas as famílias deram a conhecer a sua perspetiva, o estudo permite compreender claramente que os pressupostos do educador de infância estão alinhados com os das famílias, o que reflete os benefícios de uma comunicação transparente e empática.
id RCAP_6c865f91969982b3dccafa69b2d83a29
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9488
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promovendo experiências educativas conscientes, seguras e livres nos primeiros anos de vida: a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no quotidiano educativo.Educação Pré-escolarFamiliaPrática PedagógicaEducadorBrincadeiraAprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, frequentado no ano letivo de 2021/2022 e 2022/2023. Este documento, está dividido em três partes, sendo que em cada uma delas estão presentes capítulos e subcapítulos. Deste modo, pode referir-se que na Parte I, II e III se encontra a Dimensão Reflexiva e no capítulo IV da parte II se encontra a Dimensão Investigativa. A Dimensão Reflexiva reflete sobre as quatro Práticas Pedagógicas desenvolvidas no âmbito do mestrado. A mesma, evidencia as maiores aprendizagens e dificuldades, bem como as estratégias para ultrapassar as adversidades, cruzada com um aprofundamento teórico que sustentou modos de pensar e de agir. A Dimensão Investigativa apresenta assim, um estudo investigativo que procura compreender a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no Jardim de Infância. Os resultados obtidos demonstram qual a perspetiva das famílias e do educador de infância, espelhando uma clara comunicação entre ambos que permite uma diferente aceitação por parte das famílias face ao que emerge da revisão bibliográfica desenvolvida. Assim sendo, apesar dos dados serem inferiores aos esperados, uma vez que nem todas as famílias deram a conhecer a sua perspetiva, o estudo permite compreender claramente que os pressupostos do educador de infância estão alinhados com os das famílias, o que reflete os benefícios de uma comunicação transparente e empática.Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaLuís, Joana Alexandra Soares de FreitasIC-OnlineJesus, Maria José da Graça Figueiredo de2024-02-27T14:12:41Z2023-12-132023-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9488TID:203538900porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-03T02:30:47Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:22.391069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promovendo experiências educativas conscientes, seguras e livres nos primeiros anos de vida: a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no quotidiano educativo.
title Promovendo experiências educativas conscientes, seguras e livres nos primeiros anos de vida: a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no quotidiano educativo.
spellingShingle Promovendo experiências educativas conscientes, seguras e livres nos primeiros anos de vida: a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no quotidiano educativo.
Jesus, Maria José da Graça Figueiredo de
Educação Pré-escolar
Familia
Prática Pedagógica
Educador
Brincadeira
Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Promovendo experiências educativas conscientes, seguras e livres nos primeiros anos de vida: a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no quotidiano educativo.
title_full Promovendo experiências educativas conscientes, seguras e livres nos primeiros anos de vida: a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no quotidiano educativo.
title_fullStr Promovendo experiências educativas conscientes, seguras e livres nos primeiros anos de vida: a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no quotidiano educativo.
title_full_unstemmed Promovendo experiências educativas conscientes, seguras e livres nos primeiros anos de vida: a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no quotidiano educativo.
title_sort Promovendo experiências educativas conscientes, seguras e livres nos primeiros anos de vida: a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no quotidiano educativo.
author Jesus, Maria José da Graça Figueiredo de
author_facet Jesus, Maria José da Graça Figueiredo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
Luís, Joana Alexandra Soares de Freitas
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Maria José da Graça Figueiredo de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Familia
Prática Pedagógica
Educador
Brincadeira
Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
Familia
Prática Pedagógica
Educador
Brincadeira
Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, frequentado no ano letivo de 2021/2022 e 2022/2023. Este documento, está dividido em três partes, sendo que em cada uma delas estão presentes capítulos e subcapítulos. Deste modo, pode referir-se que na Parte I, II e III se encontra a Dimensão Reflexiva e no capítulo IV da parte II se encontra a Dimensão Investigativa. A Dimensão Reflexiva reflete sobre as quatro Práticas Pedagógicas desenvolvidas no âmbito do mestrado. A mesma, evidencia as maiores aprendizagens e dificuldades, bem como as estratégias para ultrapassar as adversidades, cruzada com um aprofundamento teórico que sustentou modos de pensar e de agir. A Dimensão Investigativa apresenta assim, um estudo investigativo que procura compreender a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no Jardim de Infância. Os resultados obtidos demonstram qual a perspetiva das famílias e do educador de infância, espelhando uma clara comunicação entre ambos que permite uma diferente aceitação por parte das famílias face ao que emerge da revisão bibliográfica desenvolvida. Assim sendo, apesar dos dados serem inferiores aos esperados, uma vez que nem todas as famílias deram a conhecer a sua perspetiva, o estudo permite compreender claramente que os pressupostos do educador de infância estão alinhados com os das famílias, o que reflete os benefícios de uma comunicação transparente e empática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-13
2023-12-13T00:00:00Z
2024-02-27T14:12:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9488
TID:203538900
url http://hdl.handle.net/10400.8/9488
identifier_str_mv TID:203538900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137772585353216