Promovendo experiências educativas conscientes, seguras e livres nos primeiros anos de vida: a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no quotidiano educativo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/9488 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, frequentado no ano letivo de 2021/2022 e 2022/2023. Este documento, está dividido em três partes, sendo que em cada uma delas estão presentes capítulos e subcapítulos. Deste modo, pode referir-se que na Parte I, II e III se encontra a Dimensão Reflexiva e no capítulo IV da parte II se encontra a Dimensão Investigativa. A Dimensão Reflexiva reflete sobre as quatro Práticas Pedagógicas desenvolvidas no âmbito do mestrado. A mesma, evidencia as maiores aprendizagens e dificuldades, bem como as estratégias para ultrapassar as adversidades, cruzada com um aprofundamento teórico que sustentou modos de pensar e de agir. A Dimensão Investigativa apresenta assim, um estudo investigativo que procura compreender a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no Jardim de Infância. Os resultados obtidos demonstram qual a perspetiva das famílias e do educador de infância, espelhando uma clara comunicação entre ambos que permite uma diferente aceitação por parte das famílias face ao que emerge da revisão bibliográfica desenvolvida. Assim sendo, apesar dos dados serem inferiores aos esperados, uma vez que nem todas as famílias deram a conhecer a sua perspetiva, o estudo permite compreender claramente que os pressupostos do educador de infância estão alinhados com os das famílias, o que reflete os benefícios de uma comunicação transparente e empática. |
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