From higher education to the labour market: employability across five EU countries

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, José Miguel Soares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18654
Resumo: As elevadas taxas de desemprego jovem verificadas em alguns países europeus sugerem que os graduados têm dificuldade em corresponder às necessidades dos empregadores. Este estudo visa encontrar explicações para a existente divergência entre as competências que os estudantes adquirem durante o Ensino Superior e as que as empresas procuram contratar. O presente estudo analisa dados de cinco países europeus: Portugal, Espanha, Grécia, Letónia e Polónia. A recolha de informação foi efetuada, no âmbito do projecto #EuropeHome, através de três questionários aplicados a três grupos alvo: estudantes e académicos, das áreas de Economia, Gestão e Engenharias, e empresários. Foi feita uma análise qualitativa das respostas, da qual se pode afirmar que as competências interpessoais, de aprendizagem e de comunicação são o grupo de competências que os três públicos-alvo consideram essenciais para melhorar a empregabilidade dos graduados. Por sua vez, em relação às competências que os graduados mais carecem, os três grupos consideram os atributos pessoais, interpessoais e de comunicação. Em termos quantitativos, foi efectuada uma ACP, cujos resultados vêm suportar os indicadores anteriores e ainda acrescenta que, as soluções terão que ser baseadas na cooperação entre ambos os lados, através da preparação de cursos destinados e mais relevantes para o mercado de trabalho, através de estágios e respetivo acompanhamento conjunto pela universidade e empresa, que ajudem a orientar os estudantes na sua transição da vida académica para o mercado de trabalho. Estas conclusões são comuns para os cinco países, quer nas principais competências em foco, quer nas soluções a ter em conta para diminuir a divergência entre os graduados e as necessidades dos empregadores.
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