Publicação Tradicional vs. Autopublicação: uma abordagem ao mercado editorial português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Diana Sofia Ramos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22340
Resumo: Although it is currently possible for anyone to publish a book, not everyone achieves the desired goal – recognition. Regardless of the path chosen by the author, the battle for publication, in Portugal, entails a long path, with the necessary help of marketing strategies to reach a certain sales range. In the present work, a systematic analysis of the literature focused on the publishing market and digital marketing was carried out in order to understand how books are published through traditional publishing, vanity publishing or independently. It was also intended to analyze the marketing strategies incorporated in the market and to evaluate the possibility of introducing new strategies. Thus, a qualitative methodology was designed with the purpose of collecting empirical data that could enhance the perceptions resulting from the literature review. The analysis of the interviews conducted with various participants in this area allowed the understanding of different dimensions of a market considered small, considered small, where the promotion work of said participants and the focus the focus on knowledge and involvement of the book community present on social media is essential for its growth.
id RCAP_6ca29d7b36c6ee5c59a55641bbe848e7
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/22340
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Publicação Tradicional vs. Autopublicação: uma abordagem ao mercado editorial portuguêsMercado editorial portuguêsComunidade literáriaComunicação digitalMarketing digitalAutopublicaçãoPortuguese publishing marketBook communityDigital communicationDigital marketingSelfpublishingGestãoAlthough it is currently possible for anyone to publish a book, not everyone achieves the desired goal – recognition. Regardless of the path chosen by the author, the battle for publication, in Portugal, entails a long path, with the necessary help of marketing strategies to reach a certain sales range. In the present work, a systematic analysis of the literature focused on the publishing market and digital marketing was carried out in order to understand how books are published through traditional publishing, vanity publishing or independently. It was also intended to analyze the marketing strategies incorporated in the market and to evaluate the possibility of introducing new strategies. Thus, a qualitative methodology was designed with the purpose of collecting empirical data that could enhance the perceptions resulting from the literature review. The analysis of the interviews conducted with various participants in this area allowed the understanding of different dimensions of a market considered small, considered small, where the promotion work of said participants and the focus the focus on knowledge and involvement of the book community present on social media is essential for its growth.Apesar de, atualmente, ser possível qualquer pessoa publicar um livro, nem todos conseguem atingir o objetivo desejado – o reconhecimento. Independentemente do percurso escolhido pelo autor, a luta pela publicação, em Portugal, implica um longo caminho, sendo perpetuamente necessária a ajuda das estratégias de marketing para atingir um determinado alcance de vendas. No presente trabalho, foi levada a cabo uma análise sistemática da literatura focada no mercado editorial e no marketing digital com o intuito de compreender a forma como é feita a publicação de obras através de uma editora tradicional, de uma editora vanity ou de forma independente. Pretendeu-se, igualmente, analisar as estratégias de marketing inseridas no mercado e avaliar a possibilidade de inserção de novas estratégias. Deste modo, foi desenhada uma metodologia de base qualitativa com o intuito de recolher dados empíricos que permitissem enriquecer as perceções resultantes da revisão de literatura. A análise de entrevistas efetuadas a diversos intervenientes desta área possibilitou a compreensão de diferentes dimensões de um mercado considerado pequeno, onde o trabalho de divulgação dos ditos intervenientes e a aposta no conhecimento e no envolvimento da comunidade literária presente nas redes sociais é fundamental para o crescimento do mesmo.Fernandes, Joana Alexandra de Sousa e Castro TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAmorim, Diana Sofia Ramos2023-02-16T10:59:32Z2022-11-162022-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22340TID:203228928porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:18:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:23.854579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Publicação Tradicional vs. Autopublicação: uma abordagem ao mercado editorial português
title Publicação Tradicional vs. Autopublicação: uma abordagem ao mercado editorial português
spellingShingle Publicação Tradicional vs. Autopublicação: uma abordagem ao mercado editorial português
Amorim, Diana Sofia Ramos
Mercado editorial português
Comunidade literária
Comunicação digital
Marketing digital
Autopublicação
Portuguese publishing market
Book community
Digital communication
Digital marketing
Selfpublishing
Gestão
title_short Publicação Tradicional vs. Autopublicação: uma abordagem ao mercado editorial português
title_full Publicação Tradicional vs. Autopublicação: uma abordagem ao mercado editorial português
title_fullStr Publicação Tradicional vs. Autopublicação: uma abordagem ao mercado editorial português
title_full_unstemmed Publicação Tradicional vs. Autopublicação: uma abordagem ao mercado editorial português
title_sort Publicação Tradicional vs. Autopublicação: uma abordagem ao mercado editorial português
author Amorim, Diana Sofia Ramos
author_facet Amorim, Diana Sofia Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Joana Alexandra de Sousa e Castro Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Diana Sofia Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado editorial português
Comunidade literária
Comunicação digital
Marketing digital
Autopublicação
Portuguese publishing market
Book community
Digital communication
Digital marketing
Selfpublishing
Gestão
topic Mercado editorial português
Comunidade literária
Comunicação digital
Marketing digital
Autopublicação
Portuguese publishing market
Book community
Digital communication
Digital marketing
Selfpublishing
Gestão
description Although it is currently possible for anyone to publish a book, not everyone achieves the desired goal – recognition. Regardless of the path chosen by the author, the battle for publication, in Portugal, entails a long path, with the necessary help of marketing strategies to reach a certain sales range. In the present work, a systematic analysis of the literature focused on the publishing market and digital marketing was carried out in order to understand how books are published through traditional publishing, vanity publishing or independently. It was also intended to analyze the marketing strategies incorporated in the market and to evaluate the possibility of introducing new strategies. Thus, a qualitative methodology was designed with the purpose of collecting empirical data that could enhance the perceptions resulting from the literature review. The analysis of the interviews conducted with various participants in this area allowed the understanding of different dimensions of a market considered small, considered small, where the promotion work of said participants and the focus the focus on knowledge and involvement of the book community present on social media is essential for its growth.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-16
2022-11-16T00:00:00Z
2023-02-16T10:59:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/22340
TID:203228928
url http://hdl.handle.net/10400.22/22340
identifier_str_mv TID:203228928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131510122479616