Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cármen Dulce Pinhal
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3219
Resumo: O presente trabalho de projeto, intitulado “Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de Caso”, procura, inspirado pela questão Em que medida o Clube Ubuntu promove um estilo particular de participação dos jovens na comunidade?”, envolver o conceito de participação, na ótica de vários autores, e o conceito Ubuntu, sustentado nos três eixos estruturantes – a ética do cuidado, a construção de pontes e a liderança servidora - materializado no projeto Academia de Líderes Ubuntu (ALU), neste caso, especificamente em contexto escolar, com o programa ALU – Escolas. A investigação científica em torno do conceito Ubuntu tem sido desenvolvida em diferentes perspetivas e a investigação relativa ao projeto Academia de Líderes Ubuntu está em crescente, não obstante, ainda existir pouca pesquisa em torno do impacto e do desenvolvimento de uma das vertentes do projeto em contexto escolar – o Clube Ubuntu. Deste modo, pretende-se, na presente investigação, situar o projeto Academia de Líderes Ubuntu – Escolas no âmbito da participação e cidadania ativa e do desenvolvimento socioemocional dos jovens, percecionado como pertinente, estudar o Clube Ubuntu como ferramenta de promoção de participação comunitária dos jovens. O estudo empírico é de natureza qualitativa, usando como técnicas a observação participante, a aplicação de entrevistas individuais e focus group, permitindo compreender as motivações dos jovens, o que entendem por participação e de que modo materializam a liderança servidora, a construção de pontes e a ética do cuidado, na participação comunitária, através do Clube Ubuntu. Este estudo conclui que existe um estilo particular de participação, um pouco difuso, contudo, com aspetos em comum, como a conduta impulsionada pelo “Ser Ubuntu”. Os jovens assumem que deverão descentrar-se do seu egocentrismo, procurando servir e ajudar a sua comunidade, fazendo, segundo eles, os outros felizes, como refere a jovem J I, “(…) fazer o outro feliz, acho eu. Acho que ver as pessoas felizes, também nos torna mais ou menos felizes, mesmo que estejamos com problemas” (J I). Palavras-Chave: participação; Ubuntu; ética do cuidado; liderança servidora; construção de pontes; Academia de Líderes Ubuntu
id RCAP_6ca6222ef83ba6339c98e0d494f015f9
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3219
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de casoAcademia de Líderes Ubuntu (ALU) - escolasParticipação comunitáriaCidadania ativaO presente trabalho de projeto, intitulado “Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de Caso”, procura, inspirado pela questão Em que medida o Clube Ubuntu promove um estilo particular de participação dos jovens na comunidade?”, envolver o conceito de participação, na ótica de vários autores, e o conceito Ubuntu, sustentado nos três eixos estruturantes – a ética do cuidado, a construção de pontes e a liderança servidora - materializado no projeto Academia de Líderes Ubuntu (ALU), neste caso, especificamente em contexto escolar, com o programa ALU – Escolas. A investigação científica em torno do conceito Ubuntu tem sido desenvolvida em diferentes perspetivas e a investigação relativa ao projeto Academia de Líderes Ubuntu está em crescente, não obstante, ainda existir pouca pesquisa em torno do impacto e do desenvolvimento de uma das vertentes do projeto em contexto escolar – o Clube Ubuntu. Deste modo, pretende-se, na presente investigação, situar o projeto Academia de Líderes Ubuntu – Escolas no âmbito da participação e cidadania ativa e do desenvolvimento socioemocional dos jovens, percecionado como pertinente, estudar o Clube Ubuntu como ferramenta de promoção de participação comunitária dos jovens. O estudo empírico é de natureza qualitativa, usando como técnicas a observação participante, a aplicação de entrevistas individuais e focus group, permitindo compreender as motivações dos jovens, o que entendem por participação e de que modo materializam a liderança servidora, a construção de pontes e a ética do cuidado, na participação comunitária, através do Clube Ubuntu. Este estudo conclui que existe um estilo particular de participação, um pouco difuso, contudo, com aspetos em comum, como a conduta impulsionada pelo “Ser Ubuntu”. Os jovens assumem que deverão descentrar-se do seu egocentrismo, procurando servir e ajudar a sua comunidade, fazendo, segundo eles, os outros felizes, como refere a jovem J I, “(…) fazer o outro feliz, acho eu. Acho que ver as pessoas felizes, também nos torna mais ou menos felizes, mesmo que estejamos com problemas” (J I). Palavras-Chave: participação; Ubuntu; ética do cuidado; liderança servidora; construção de pontes; Academia de Líderes Ubuntu2023-01-18T14:15:51Z2022-07-19T00:00:00Z2022-07-192022-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3219TID:203162471porCarvalho, Cármen Dulce Pinhalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:30Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:51.020822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de caso
title Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de caso
spellingShingle Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de caso
Carvalho, Cármen Dulce Pinhal
Academia de Líderes Ubuntu (ALU) - escolas
Participação comunitária
Cidadania ativa
title_short Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de caso
title_full Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de caso
title_fullStr Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de caso
title_full_unstemmed Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de caso
title_sort Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de caso
author Carvalho, Cármen Dulce Pinhal
author_facet Carvalho, Cármen Dulce Pinhal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cármen Dulce Pinhal
dc.subject.por.fl_str_mv Academia de Líderes Ubuntu (ALU) - escolas
Participação comunitária
Cidadania ativa
topic Academia de Líderes Ubuntu (ALU) - escolas
Participação comunitária
Cidadania ativa
description O presente trabalho de projeto, intitulado “Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de Caso”, procura, inspirado pela questão Em que medida o Clube Ubuntu promove um estilo particular de participação dos jovens na comunidade?”, envolver o conceito de participação, na ótica de vários autores, e o conceito Ubuntu, sustentado nos três eixos estruturantes – a ética do cuidado, a construção de pontes e a liderança servidora - materializado no projeto Academia de Líderes Ubuntu (ALU), neste caso, especificamente em contexto escolar, com o programa ALU – Escolas. A investigação científica em torno do conceito Ubuntu tem sido desenvolvida em diferentes perspetivas e a investigação relativa ao projeto Academia de Líderes Ubuntu está em crescente, não obstante, ainda existir pouca pesquisa em torno do impacto e do desenvolvimento de uma das vertentes do projeto em contexto escolar – o Clube Ubuntu. Deste modo, pretende-se, na presente investigação, situar o projeto Academia de Líderes Ubuntu – Escolas no âmbito da participação e cidadania ativa e do desenvolvimento socioemocional dos jovens, percecionado como pertinente, estudar o Clube Ubuntu como ferramenta de promoção de participação comunitária dos jovens. O estudo empírico é de natureza qualitativa, usando como técnicas a observação participante, a aplicação de entrevistas individuais e focus group, permitindo compreender as motivações dos jovens, o que entendem por participação e de que modo materializam a liderança servidora, a construção de pontes e a ética do cuidado, na participação comunitária, através do Clube Ubuntu. Este estudo conclui que existe um estilo particular de participação, um pouco difuso, contudo, com aspetos em comum, como a conduta impulsionada pelo “Ser Ubuntu”. Os jovens assumem que deverão descentrar-se do seu egocentrismo, procurando servir e ajudar a sua comunidade, fazendo, segundo eles, os outros felizes, como refere a jovem J I, “(…) fazer o outro feliz, acho eu. Acho que ver as pessoas felizes, também nos torna mais ou menos felizes, mesmo que estejamos com problemas” (J I). Palavras-Chave: participação; Ubuntu; ética do cuidado; liderança servidora; construção de pontes; Academia de Líderes Ubuntu
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-19T00:00:00Z
2022-07-19
2022-07-08
2023-01-18T14:15:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3219
TID:203162471
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3219
identifier_str_mv TID:203162471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131634164826112