Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3219 |
Resumo: | O presente trabalho de projeto, intitulado “Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de Caso”, procura, inspirado pela questão Em que medida o Clube Ubuntu promove um estilo particular de participação dos jovens na comunidade?”, envolver o conceito de participação, na ótica de vários autores, e o conceito Ubuntu, sustentado nos três eixos estruturantes – a ética do cuidado, a construção de pontes e a liderança servidora - materializado no projeto Academia de Líderes Ubuntu (ALU), neste caso, especificamente em contexto escolar, com o programa ALU – Escolas. A investigação científica em torno do conceito Ubuntu tem sido desenvolvida em diferentes perspetivas e a investigação relativa ao projeto Academia de Líderes Ubuntu está em crescente, não obstante, ainda existir pouca pesquisa em torno do impacto e do desenvolvimento de uma das vertentes do projeto em contexto escolar – o Clube Ubuntu. Deste modo, pretende-se, na presente investigação, situar o projeto Academia de Líderes Ubuntu – Escolas no âmbito da participação e cidadania ativa e do desenvolvimento socioemocional dos jovens, percecionado como pertinente, estudar o Clube Ubuntu como ferramenta de promoção de participação comunitária dos jovens. O estudo empírico é de natureza qualitativa, usando como técnicas a observação participante, a aplicação de entrevistas individuais e focus group, permitindo compreender as motivações dos jovens, o que entendem por participação e de que modo materializam a liderança servidora, a construção de pontes e a ética do cuidado, na participação comunitária, através do Clube Ubuntu. Este estudo conclui que existe um estilo particular de participação, um pouco difuso, contudo, com aspetos em comum, como a conduta impulsionada pelo “Ser Ubuntu”. Os jovens assumem que deverão descentrar-se do seu egocentrismo, procurando servir e ajudar a sua comunidade, fazendo, segundo eles, os outros felizes, como refere a jovem J I, “(…) fazer o outro feliz, acho eu. Acho que ver as pessoas felizes, também nos torna mais ou menos felizes, mesmo que estejamos com problemas” (J I). Palavras-Chave: participação; Ubuntu; ética do cuidado; liderança servidora; construção de pontes; Academia de Líderes Ubuntu |
id |
RCAP_6ca6222ef83ba6339c98e0d494f015f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3219 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de casoAcademia de Líderes Ubuntu (ALU) - escolasParticipação comunitáriaCidadania ativaO presente trabalho de projeto, intitulado “Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de Caso”, procura, inspirado pela questão Em que medida o Clube Ubuntu promove um estilo particular de participação dos jovens na comunidade?”, envolver o conceito de participação, na ótica de vários autores, e o conceito Ubuntu, sustentado nos três eixos estruturantes – a ética do cuidado, a construção de pontes e a liderança servidora - materializado no projeto Academia de Líderes Ubuntu (ALU), neste caso, especificamente em contexto escolar, com o programa ALU – Escolas. A investigação científica em torno do conceito Ubuntu tem sido desenvolvida em diferentes perspetivas e a investigação relativa ao projeto Academia de Líderes Ubuntu está em crescente, não obstante, ainda existir pouca pesquisa em torno do impacto e do desenvolvimento de uma das vertentes do projeto em contexto escolar – o Clube Ubuntu. Deste modo, pretende-se, na presente investigação, situar o projeto Academia de Líderes Ubuntu – Escolas no âmbito da participação e cidadania ativa e do desenvolvimento socioemocional dos jovens, percecionado como pertinente, estudar o Clube Ubuntu como ferramenta de promoção de participação comunitária dos jovens. O estudo empírico é de natureza qualitativa, usando como técnicas a observação participante, a aplicação de entrevistas individuais e focus group, permitindo compreender as motivações dos jovens, o que entendem por participação e de que modo materializam a liderança servidora, a construção de pontes e a ética do cuidado, na participação comunitária, através do Clube Ubuntu. Este estudo conclui que existe um estilo particular de participação, um pouco difuso, contudo, com aspetos em comum, como a conduta impulsionada pelo “Ser Ubuntu”. Os jovens assumem que deverão descentrar-se do seu egocentrismo, procurando servir e ajudar a sua comunidade, fazendo, segundo eles, os outros felizes, como refere a jovem J I, “(…) fazer o outro feliz, acho eu. Acho que ver as pessoas felizes, também nos torna mais ou menos felizes, mesmo que estejamos com problemas” (J I). Palavras-Chave: participação; Ubuntu; ética do cuidado; liderança servidora; construção de pontes; Academia de Líderes Ubuntu2023-01-18T14:15:51Z2022-07-19T00:00:00Z2022-07-192022-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3219TID:203162471porCarvalho, Cármen Dulce Pinhalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:30Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:51.020822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de caso |
title |
Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de caso |
spellingShingle |
Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de caso Carvalho, Cármen Dulce Pinhal Academia de Líderes Ubuntu (ALU) - escolas Participação comunitária Cidadania ativa |
title_short |
Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de caso |
title_full |
Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de caso |
title_fullStr |
Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de caso |
title_sort |
Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de caso |
author |
Carvalho, Cármen Dulce Pinhal |
author_facet |
Carvalho, Cármen Dulce Pinhal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Cármen Dulce Pinhal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Academia de Líderes Ubuntu (ALU) - escolas Participação comunitária Cidadania ativa |
topic |
Academia de Líderes Ubuntu (ALU) - escolas Participação comunitária Cidadania ativa |
description |
O presente trabalho de projeto, intitulado “Clube Ubuntu enquanto mecanismo de participação comunitária de jovens – Estudo de Caso”, procura, inspirado pela questão Em que medida o Clube Ubuntu promove um estilo particular de participação dos jovens na comunidade?”, envolver o conceito de participação, na ótica de vários autores, e o conceito Ubuntu, sustentado nos três eixos estruturantes – a ética do cuidado, a construção de pontes e a liderança servidora - materializado no projeto Academia de Líderes Ubuntu (ALU), neste caso, especificamente em contexto escolar, com o programa ALU – Escolas. A investigação científica em torno do conceito Ubuntu tem sido desenvolvida em diferentes perspetivas e a investigação relativa ao projeto Academia de Líderes Ubuntu está em crescente, não obstante, ainda existir pouca pesquisa em torno do impacto e do desenvolvimento de uma das vertentes do projeto em contexto escolar – o Clube Ubuntu. Deste modo, pretende-se, na presente investigação, situar o projeto Academia de Líderes Ubuntu – Escolas no âmbito da participação e cidadania ativa e do desenvolvimento socioemocional dos jovens, percecionado como pertinente, estudar o Clube Ubuntu como ferramenta de promoção de participação comunitária dos jovens. O estudo empírico é de natureza qualitativa, usando como técnicas a observação participante, a aplicação de entrevistas individuais e focus group, permitindo compreender as motivações dos jovens, o que entendem por participação e de que modo materializam a liderança servidora, a construção de pontes e a ética do cuidado, na participação comunitária, através do Clube Ubuntu. Este estudo conclui que existe um estilo particular de participação, um pouco difuso, contudo, com aspetos em comum, como a conduta impulsionada pelo “Ser Ubuntu”. Os jovens assumem que deverão descentrar-se do seu egocentrismo, procurando servir e ajudar a sua comunidade, fazendo, segundo eles, os outros felizes, como refere a jovem J I, “(…) fazer o outro feliz, acho eu. Acho que ver as pessoas felizes, também nos torna mais ou menos felizes, mesmo que estejamos com problemas” (J I). Palavras-Chave: participação; Ubuntu; ética do cuidado; liderança servidora; construção de pontes; Academia de Líderes Ubuntu |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-19T00:00:00Z 2022-07-19 2022-07-08 2023-01-18T14:15:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3219 TID:203162471 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3219 |
identifier_str_mv |
TID:203162471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131634164826112 |