A CONSTRUÇÃO DE AGENTES DE MUDANÇA ATRAVÉS DO CLUBE UBUNTU - UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SECUNDÁRIO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/9485 |
Resumo: | O presente estudo desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica. Possibilita analisar de que forma o Clube Ubuntu, do Programa Escolas Ubuntu (PEU), contribui para a transformação dos alunos em agentes de mudança, nomeadamente a nível da formação de cidadãos comprometidos com a ética do cuidado, construção de pontes e liderança servidora. Com esta investigação pretende-se perceber se, através das ações desenvolvidas pelos jovens no seio do Clube, os três eixos estruturantes do conceito Ubuntu - Ética do Cuidado, Contruir Pontes e Liderança Servidora - são materializados. Procura ainda avaliar a satisfação dos jovens face ao PEU, em específico o Clube Ubuntu e, por fim, analisar o impacto do Clube Ubuntu na comunidade escolar. O enquadramento teórico abrange várias vertentes: descreve o conceito Ubuntu relacionando-o com os três eixos estruturantes; expõe o Método Ubuntu examinando os seus cinco Pilares Ubuntu, enquanto competências socioemocionais a serem apreendidas pelos envolvidos; introduz as estratégias pedagógicas intrínsecas ao Método; dá a conhecer a Academia de Líderes Ubuntu – Programa Escolas Ubuntu; apresenta, o Clube Ubuntu enquanto estrutura do programa com a finalidade de disseminar a filosofia Ubuntu; finalmente, explora a pertinência do PEU no contexto escolar e enquanto programa de inovação pedagógica. Considerando os objetivos do presente estudo, o mesmo analisou o contexto real da dinamização de um Clube Ubuntu, no decorrer do ano letivo 2022-2023. Assim, trata-se de um estudo de caso inserido no paradigma interpretativo com uma abordagem essencialmente qualitativa. Os instrumentos de recolha de dados compreendem entrevistas semiestruturas individuais, focus group e análise documental. Para o processo de análise dos resultados obtidos, recorreu-se ainda à triangulação de dados. Pode-se inferir que a participação dos alunos no Clube Ubuntu, contribuiu positivamente para o seu desenvolvimento enquanto pessoas. Promove a aprendizagem de determinadas competências socioemocionais e, consequentemente capacita-os enquanto líderes servidores, agentes conscientes, responsáveis e participativos nas comunidades, capazes de gerar transformações positivas na comunidade. |
id |
RCAP_c8dcc34019a699c5b54e1850958ae377 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9485 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A CONSTRUÇÃO DE AGENTES DE MUDANÇA ATRAVÉS DO CLUBE UBUNTU - UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SECUNDÁRIO.Clube UbuntuLiderança ServidoraConstrução de PontesMétodo UbuntuÉtica do CuidadoPrograma Escolas UbuntuDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica. Possibilita analisar de que forma o Clube Ubuntu, do Programa Escolas Ubuntu (PEU), contribui para a transformação dos alunos em agentes de mudança, nomeadamente a nível da formação de cidadãos comprometidos com a ética do cuidado, construção de pontes e liderança servidora. Com esta investigação pretende-se perceber se, através das ações desenvolvidas pelos jovens no seio do Clube, os três eixos estruturantes do conceito Ubuntu - Ética do Cuidado, Contruir Pontes e Liderança Servidora - são materializados. Procura ainda avaliar a satisfação dos jovens face ao PEU, em específico o Clube Ubuntu e, por fim, analisar o impacto do Clube Ubuntu na comunidade escolar. O enquadramento teórico abrange várias vertentes: descreve o conceito Ubuntu relacionando-o com os três eixos estruturantes; expõe o Método Ubuntu examinando os seus cinco Pilares Ubuntu, enquanto competências socioemocionais a serem apreendidas pelos envolvidos; introduz as estratégias pedagógicas intrínsecas ao Método; dá a conhecer a Academia de Líderes Ubuntu – Programa Escolas Ubuntu; apresenta, o Clube Ubuntu enquanto estrutura do programa com a finalidade de disseminar a filosofia Ubuntu; finalmente, explora a pertinência do PEU no contexto escolar e enquanto programa de inovação pedagógica. Considerando os objetivos do presente estudo, o mesmo analisou o contexto real da dinamização de um Clube Ubuntu, no decorrer do ano letivo 2022-2023. Assim, trata-se de um estudo de caso inserido no paradigma interpretativo com uma abordagem essencialmente qualitativa. Os instrumentos de recolha de dados compreendem entrevistas semiestruturas individuais, focus group e análise documental. Para o processo de análise dos resultados obtidos, recorreu-se ainda à triangulação de dados. Pode-se inferir que a participação dos alunos no Clube Ubuntu, contribuiu positivamente para o seu desenvolvimento enquanto pessoas. Promove a aprendizagem de determinadas competências socioemocionais e, consequentemente capacita-os enquanto líderes servidores, agentes conscientes, responsáveis e participativos nas comunidades, capazes de gerar transformações positivas na comunidade.Marques, José Carlos LaranjoVieira, Ana Maria de Sousa NevesIC-OnlineAlexandre, Ivania Quintino2024-02-26T14:33:24Z2023-12-202023-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9485TID:203538080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-03T02:30:46Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:22.251553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTRUÇÃO DE AGENTES DE MUDANÇA ATRAVÉS DO CLUBE UBUNTU - UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SECUNDÁRIO. |
title |
A CONSTRUÇÃO DE AGENTES DE MUDANÇA ATRAVÉS DO CLUBE UBUNTU - UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SECUNDÁRIO. |
spellingShingle |
A CONSTRUÇÃO DE AGENTES DE MUDANÇA ATRAVÉS DO CLUBE UBUNTU - UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SECUNDÁRIO. Alexandre, Ivania Quintino Clube Ubuntu Liderança Servidora Construção de Pontes Método Ubuntu Ética do Cuidado Programa Escolas Ubuntu Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A CONSTRUÇÃO DE AGENTES DE MUDANÇA ATRAVÉS DO CLUBE UBUNTU - UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SECUNDÁRIO. |
title_full |
A CONSTRUÇÃO DE AGENTES DE MUDANÇA ATRAVÉS DO CLUBE UBUNTU - UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SECUNDÁRIO. |
title_fullStr |
A CONSTRUÇÃO DE AGENTES DE MUDANÇA ATRAVÉS DO CLUBE UBUNTU - UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SECUNDÁRIO. |
title_full_unstemmed |
A CONSTRUÇÃO DE AGENTES DE MUDANÇA ATRAVÉS DO CLUBE UBUNTU - UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SECUNDÁRIO. |
title_sort |
A CONSTRUÇÃO DE AGENTES DE MUDANÇA ATRAVÉS DO CLUBE UBUNTU - UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SECUNDÁRIO. |
author |
Alexandre, Ivania Quintino |
author_facet |
Alexandre, Ivania Quintino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, José Carlos Laranjo Vieira, Ana Maria de Sousa Neves IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandre, Ivania Quintino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clube Ubuntu Liderança Servidora Construção de Pontes Método Ubuntu Ética do Cuidado Programa Escolas Ubuntu Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Clube Ubuntu Liderança Servidora Construção de Pontes Método Ubuntu Ética do Cuidado Programa Escolas Ubuntu Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente estudo desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica. Possibilita analisar de que forma o Clube Ubuntu, do Programa Escolas Ubuntu (PEU), contribui para a transformação dos alunos em agentes de mudança, nomeadamente a nível da formação de cidadãos comprometidos com a ética do cuidado, construção de pontes e liderança servidora. Com esta investigação pretende-se perceber se, através das ações desenvolvidas pelos jovens no seio do Clube, os três eixos estruturantes do conceito Ubuntu - Ética do Cuidado, Contruir Pontes e Liderança Servidora - são materializados. Procura ainda avaliar a satisfação dos jovens face ao PEU, em específico o Clube Ubuntu e, por fim, analisar o impacto do Clube Ubuntu na comunidade escolar. O enquadramento teórico abrange várias vertentes: descreve o conceito Ubuntu relacionando-o com os três eixos estruturantes; expõe o Método Ubuntu examinando os seus cinco Pilares Ubuntu, enquanto competências socioemocionais a serem apreendidas pelos envolvidos; introduz as estratégias pedagógicas intrínsecas ao Método; dá a conhecer a Academia de Líderes Ubuntu – Programa Escolas Ubuntu; apresenta, o Clube Ubuntu enquanto estrutura do programa com a finalidade de disseminar a filosofia Ubuntu; finalmente, explora a pertinência do PEU no contexto escolar e enquanto programa de inovação pedagógica. Considerando os objetivos do presente estudo, o mesmo analisou o contexto real da dinamização de um Clube Ubuntu, no decorrer do ano letivo 2022-2023. Assim, trata-se de um estudo de caso inserido no paradigma interpretativo com uma abordagem essencialmente qualitativa. Os instrumentos de recolha de dados compreendem entrevistas semiestruturas individuais, focus group e análise documental. Para o processo de análise dos resultados obtidos, recorreu-se ainda à triangulação de dados. Pode-se inferir que a participação dos alunos no Clube Ubuntu, contribuiu positivamente para o seu desenvolvimento enquanto pessoas. Promove a aprendizagem de determinadas competências socioemocionais e, consequentemente capacita-os enquanto líderes servidores, agentes conscientes, responsáveis e participativos nas comunidades, capazes de gerar transformações positivas na comunidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-20 2023-12-20T00:00:00Z 2024-02-26T14:33:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/9485 TID:203538080 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/9485 |
identifier_str_mv |
TID:203538080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137772581158912 |