Conciliação da tripla jornada: a perceção dos trabalhadores-estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Beatriz Militão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38514
Resumo: As várias dimensões da vida de cada indivíduo encontram-se, cada vez mais, em constante mudança. A volatilidade do mercado de trabalho, em conjunto com a ambição de uma aprendizagem ao longo da vida, leva a que muitas pessoas, em algum momento da sua vida, se deparem com o desafio da conciliação da tripla jornada: a jornada enquanto profissional, a jornada enquanto estudante e a jornada enquanto pessoa individual/pai ou mãe. No presente estudo este fenómeno é analisado à luz da Gestão de Recursos Humanos e das suas Práticas e da Responsabilidade Social Corporativa. É também tido em conta o contexto atual, que influencia a forma como os indivíduos sentem e gerem este conflito da conciliação. A forma como a evolução pela igualdade de género e o desenvolvimento de uma pandemia e das medidas de contingência associadas tomaram proporção nos últimos anos, vêm trazer uma nova perspetiva dos inquiridos à problemática em estudo. O presente estudo propôs-se compreender qual a perceção dos trabalhadores-estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal em relação à conciliação da jornada tripartida. Foi utilizada uma metodologia quantitativa com recurso a inquérito por questionário aplicado aos estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal. Os dados apurados tiveram em conta o contexto pessoal e profissional dos inquiridos, o contexto profissional bem como o contexto académico, tendo os mesmos sido relacionados numa tentativa de apurar como as variáveis influenciam a conciliação da tripla jornada.
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