Conciliação da tripla jornada: a perceção dos trabalhadores-estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38514 |
Resumo: | As várias dimensões da vida de cada indivíduo encontram-se, cada vez mais, em constante mudança. A volatilidade do mercado de trabalho, em conjunto com a ambição de uma aprendizagem ao longo da vida, leva a que muitas pessoas, em algum momento da sua vida, se deparem com o desafio da conciliação da tripla jornada: a jornada enquanto profissional, a jornada enquanto estudante e a jornada enquanto pessoa individual/pai ou mãe. No presente estudo este fenómeno é analisado à luz da Gestão de Recursos Humanos e das suas Práticas e da Responsabilidade Social Corporativa. É também tido em conta o contexto atual, que influencia a forma como os indivíduos sentem e gerem este conflito da conciliação. A forma como a evolução pela igualdade de género e o desenvolvimento de uma pandemia e das medidas de contingência associadas tomaram proporção nos últimos anos, vêm trazer uma nova perspetiva dos inquiridos à problemática em estudo. O presente estudo propôs-se compreender qual a perceção dos trabalhadores-estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal em relação à conciliação da jornada tripartida. Foi utilizada uma metodologia quantitativa com recurso a inquérito por questionário aplicado aos estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal. Os dados apurados tiveram em conta o contexto pessoal e profissional dos inquiridos, o contexto profissional bem como o contexto académico, tendo os mesmos sido relacionados numa tentativa de apurar como as variáveis influenciam a conciliação da tripla jornada. |
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Conciliação da tripla jornada: a perceção dos trabalhadores-estudantes do Instituto Politécnico de SetúbalConciliaçãoTripla jornadaResponsabilidade socialPandemiaConciliationTriple journeySocial responsibilityPandemicAs várias dimensões da vida de cada indivíduo encontram-se, cada vez mais, em constante mudança. A volatilidade do mercado de trabalho, em conjunto com a ambição de uma aprendizagem ao longo da vida, leva a que muitas pessoas, em algum momento da sua vida, se deparem com o desafio da conciliação da tripla jornada: a jornada enquanto profissional, a jornada enquanto estudante e a jornada enquanto pessoa individual/pai ou mãe. No presente estudo este fenómeno é analisado à luz da Gestão de Recursos Humanos e das suas Práticas e da Responsabilidade Social Corporativa. É também tido em conta o contexto atual, que influencia a forma como os indivíduos sentem e gerem este conflito da conciliação. A forma como a evolução pela igualdade de género e o desenvolvimento de uma pandemia e das medidas de contingência associadas tomaram proporção nos últimos anos, vêm trazer uma nova perspetiva dos inquiridos à problemática em estudo. O presente estudo propôs-se compreender qual a perceção dos trabalhadores-estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal em relação à conciliação da jornada tripartida. Foi utilizada uma metodologia quantitativa com recurso a inquérito por questionário aplicado aos estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal. Os dados apurados tiveram em conta o contexto pessoal e profissional dos inquiridos, o contexto profissional bem como o contexto académico, tendo os mesmos sido relacionados numa tentativa de apurar como as variáveis influenciam a conciliação da tripla jornada.The various dimensions of everyone’s life are increasingly in constant change. The volatility of the labor market, together with the ambition of lifelong learning, leads many people, at some point in their lives, to face the challenge of reconciling the triple journey: the journey as a professional, the journey as student and the journey as an individual/parent. In this study, this phenomenon is analyzed in the light of Human Resources Management and its Practices and of Corporate Social Responsibility. It also considers the current context, which influences how individuals feel and manage this conflict of conciliation. The way in which the evolution towards gender equality and the development of a pandemic and associated contingency measures have taken proportion in recent years, bring a new perspective of respondents to the issue under study. The present study aimed to understand the perception of workers-students at the Polytechnic Institute of Setúbal in relation to the reconciliation of the tripartite journey. To collect the data used in the formulation of this study, a quantitative methodology was used using a questionnaire applied to students at the Polytechnic Institute of Setúbal. The data collected measured the personal and professional context of the respondents, the professional context as well as the academic context, and they were listed to determine how the variables influence the reconciliation of the triple journey.Sardinha, BoguslawaPereira, RaquelRepositório ComumMarques, Beatriz Militão2022-01-03T11:23:10Z2021-112021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38514TID:202816230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:57.987468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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