A promoção da interação social num aluno com síndrome de Angelman, através do treino de pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerdeira, Augusto Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33223
Resumo: A interação com os pares tem um papel fundamental no desenvolvimento na competência social da criança/jovem. No entanto, nos jovens com Síndrome de Angelman, o défice nas interações sociais está sempre presente. As capacidades destes jovens para desenvolverem interações sociais são limitadas, quer pela ausência de iniciações sociais com os pares quer pela falta de sensibilidade às iniciações dos outros. Quando fazem abordagens sociais, estas são em função dos seus interesses, com ideias muito repetitivas e muitas vezes inadequadas, dificultando assim o convívio com aos pares. Com o objetivo de facilitar e aumentar as interações sociais e comunicativas entre jovens com Síndrome de Angelman e os seus pares sem dificuldades de desenvolvimento, adotei o Programa de Intervenção de Pares Mediadores, tendo por base a estratégia desenvolvida por mim, “Brincar com todos.” Os resultados obtidos neste estudo de caso demonstram que durante a implementação do programa houve um aumento da frequência das interações sociais entre o jovem com SA e os seus pares.
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