Síndrome de Angelman: pelo olhar científico e familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vitória Nunes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250405
Resumo: A Síndrome de Angelman, descoberta em 1965 pelo Neurologista britânico Harry Angelman, é considerada rara. O interesse por essa Síndrome surgiu do convívio familiar com minha irmã, Ana Paula, que foi diagnosticada com Síndrome de Angelman, ao tentar compreender seu desenvolvimento cognitivo, nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos no espaço escolar. O objetivo dessa pesquisa foi analisar os artigos científicos que tratam da Síndrome de Angelman (SA) a partir de pesquisa bibliográfica localizados no Google Acadêmico no período 2009-2019. Pretendeu-se como objetivos específicos: identificar a especificidade dos processos educacionais das pessoas que apresentam a Síndrome de Angelman e compreender o que é Síndrome de Angelman e quais as características que definem a mesma. Assumo como metodologia a pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) para o levantamento do referencial teórico. Espera-se que essa pesquisa possa legitimar a importância da pesquisa científica, no aspecto educacional, sobre a Síndrome de Angelman, que precisa ser conhecida e compreendida para que haja um melhor desenvolvimento ao se trabalhar com os educandos que apresentam essa Síndrome. Como considerações finais abordei a necessidade de ampliar os estudos com adultos acometidos pela Síndrome de Angelman; explicitei a importância da parceria família, Educação e Saúde para o desenvolvimento integral dos sujeitos com SA, tendo a família o papel de acolher, a escola incluir, os profissionais da Saúde acompanhar e oferecer tratamentos especializados e, por fim, essa equipe em conjunto poderá realizar um trabalho atento ao desenvolvimento integral de pessoas com essa deficiência.
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