Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonaccorso, Clara Gonçalves Resende
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12082
Resumo: Na presente investigação analisa-se, em regime de follow-up, o impacto do projeto de formação em Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas, desenvolvido pelo Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica em cooperação com duas escolas públicas, situadas em Portugal. Especificamente, estudam-se as repercussões desta formação na promoção de conceções positivas sobre supervisão pedagógica e analisa-se em que moldes é que a formação foi motor de transformação das práticas pedagógicas, nomeadamente de práticas colaborativas, supervisivas e inovadoras. O enquadramento teórico foca-se no tema da supervisão pedagógica, almejandose alcançar uma maior compreensão sobre esta prática, assim como sobre a sua relação com a colaboração docente, com o desenvolvimento da profissionalidade docente e sobre o seu impacto na inovação das práticas educativas. A parte empírica deste trabalho foi de caracter qualitativo e teve como alvo preferencial professores identificados como lideranças intermédias. Os resultados foram recolhidos através de entrevistas por e-mail e de inquéritos por questionários e foram sujeitos à análise de conteúdo e estatística, respetivamente. Os resultados revelam que a formação em estudo foi importante para a mudança de conceções e convicções sobre o conceito de supervisão junto dos professores que fizeram a formação, mas não teve um grande impacto na transformação das práticas pedagógicas. Verifica-se, ainda, que as mudanças nas práticas dos professores, que ocorreram por influência da formação, ao nível de um aumento da interdisciplinaridade e das práticas colaborativas, não se generalizaram aos restantes professores das escolas.
id RCAP_6cb1fe2a45dd0eae2d08fbaec467dee5
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12082
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regularFollow-up on the impact of a training project in pedagogical supervision in two schoolsFollow-upSupervisão pedagógicaPráticas pedagógicasInovação pedagógicaDesenvolvimento profissionalDocentesPedagogical supervisionTransformation of the pedagogical practicesPedagogical innovationProfessional development of teachersODS::04:Educação de QualidadeNa presente investigação analisa-se, em regime de follow-up, o impacto do projeto de formação em Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas, desenvolvido pelo Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica em cooperação com duas escolas públicas, situadas em Portugal. Especificamente, estudam-se as repercussões desta formação na promoção de conceções positivas sobre supervisão pedagógica e analisa-se em que moldes é que a formação foi motor de transformação das práticas pedagógicas, nomeadamente de práticas colaborativas, supervisivas e inovadoras. O enquadramento teórico foca-se no tema da supervisão pedagógica, almejandose alcançar uma maior compreensão sobre esta prática, assim como sobre a sua relação com a colaboração docente, com o desenvolvimento da profissionalidade docente e sobre o seu impacto na inovação das práticas educativas. A parte empírica deste trabalho foi de caracter qualitativo e teve como alvo preferencial professores identificados como lideranças intermédias. Os resultados foram recolhidos através de entrevistas por e-mail e de inquéritos por questionários e foram sujeitos à análise de conteúdo e estatística, respetivamente. Os resultados revelam que a formação em estudo foi importante para a mudança de conceções e convicções sobre o conceito de supervisão junto dos professores que fizeram a formação, mas não teve um grande impacto na transformação das práticas pedagógicas. Verifica-se, ainda, que as mudanças nas práticas dos professores, que ocorreram por influência da formação, ao nível de um aumento da interdisciplinaridade e das práticas colaborativas, não se generalizaram aos restantes professores das escolas.In the present investigation is analyzed, in a follow-up regime, the impact of the training project in Pedagogical Supervision and Self-Assessment of Schools, developed by the Virtual Observatory for Pedagogical Supervision in cooperation with two public schools located in Portugal. Specifically, are studied its repercussions in promoting positive conceptions about pedagogical supervision and analyzed how the training was the engine for the pedagogical practice's transformation, namely collaborative, supervisory and innovative practices. The theoretical framework focuses on the pedagogical supervision's topic, aiming to achieve a greater understanding of this practice as its relationship with teaching collaboration, teaching professionalism development, and its impact on the educational practices' innovation. The empirical part of this work was qualitative, aiming to understand the phenomenon in its natural context. Its preferential target was teachers identified as intermediate leaders. Results were collected through e-mail interviews and questionnaire surveys and were subjected to content and statistical analysis, respectively. The results revealed that the understudy training has been significant for changing the conceptions and convictions about supervision concept among the teachers who did the training. Nonetheless, it had a minor impact on the transformation of the pedagogical practices. Also, have been verified that the introduced changes in teacher’s practice, in terms of the increase of interdisciplinary work and collaborative practices, were not used by the remaining teachers in the schools.A investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Henriques, SusanaRepositório AbertoBonaccorso, Clara Gonçalves Resende2022-06-142022-07-262025-07-14T00:00:00Z2022-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12082TID:203054199porBonaccorso, Clara Gonçalves Resende - Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regular [Em linha]. [S.l.: [s.n.], 2022. 244 p.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:41:16Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:28.763209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regular
Follow-up on the impact of a training project in pedagogical supervision in two schools
title Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regular
spellingShingle Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regular
Bonaccorso, Clara Gonçalves Resende
Follow-up
Supervisão pedagógica
Práticas pedagógicas
Inovação pedagógica
Desenvolvimento profissional
Docentes
Pedagogical supervision
Transformation of the pedagogical practices
Pedagogical innovation
Professional development of teachers
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regular
title_full Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regular
title_fullStr Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regular
title_full_unstemmed Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regular
title_sort Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regular
author Bonaccorso, Clara Gonçalves Resende
author_facet Bonaccorso, Clara Gonçalves Resende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Susana
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonaccorso, Clara Gonçalves Resende
dc.subject.por.fl_str_mv Follow-up
Supervisão pedagógica
Práticas pedagógicas
Inovação pedagógica
Desenvolvimento profissional
Docentes
Pedagogical supervision
Transformation of the pedagogical practices
Pedagogical innovation
Professional development of teachers
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Follow-up
Supervisão pedagógica
Práticas pedagógicas
Inovação pedagógica
Desenvolvimento profissional
Docentes
Pedagogical supervision
Transformation of the pedagogical practices
Pedagogical innovation
Professional development of teachers
ODS::04:Educação de Qualidade
description Na presente investigação analisa-se, em regime de follow-up, o impacto do projeto de formação em Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas, desenvolvido pelo Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica em cooperação com duas escolas públicas, situadas em Portugal. Especificamente, estudam-se as repercussões desta formação na promoção de conceções positivas sobre supervisão pedagógica e analisa-se em que moldes é que a formação foi motor de transformação das práticas pedagógicas, nomeadamente de práticas colaborativas, supervisivas e inovadoras. O enquadramento teórico foca-se no tema da supervisão pedagógica, almejandose alcançar uma maior compreensão sobre esta prática, assim como sobre a sua relação com a colaboração docente, com o desenvolvimento da profissionalidade docente e sobre o seu impacto na inovação das práticas educativas. A parte empírica deste trabalho foi de caracter qualitativo e teve como alvo preferencial professores identificados como lideranças intermédias. Os resultados foram recolhidos através de entrevistas por e-mail e de inquéritos por questionários e foram sujeitos à análise de conteúdo e estatística, respetivamente. Os resultados revelam que a formação em estudo foi importante para a mudança de conceções e convicções sobre o conceito de supervisão junto dos professores que fizeram a formação, mas não teve um grande impacto na transformação das práticas pedagógicas. Verifica-se, ainda, que as mudanças nas práticas dos professores, que ocorreram por influência da formação, ao nível de um aumento da interdisciplinaridade e das práticas colaborativas, não se generalizaram aos restantes professores das escolas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-14
2022-07-26
2022-06-14T00:00:00Z
2025-07-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/12082
TID:203054199
url http://hdl.handle.net/10400.2/12082
identifier_str_mv TID:203054199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bonaccorso, Clara Gonçalves Resende - Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regular [Em linha]. [S.l.: [s.n.], 2022. 244 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135105297416192