Supervisão em comunidade aprendente na perspetiva dos supervisores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Rui Isaque Gonçalves da Ascensão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9083
Resumo: O projeto que se apresenta tem como finalidade averiguar se o exercício da Supervisão numa Escola secundária com 3.º ciclo, na perspetiva dos Supervisores, contribui para o desenvolvimento de uma comunidade aprendente de professores. O estudo conjuga perspetivas de diversos autores, entre os quais destacamos Alarcão (2009), Alarcão e Roldão (2008), Alarcão e Tavares (2010), Ferreira e Flores (2012), Hargreaves e Shirley (2009), Oliveira- -Formosinho (2009), Pawlas e Oliva (2007), Senge (2000; 1990) e Vieira (2009). As teorias e investigações dos autores enunciados servem de base à revisão bibliográfica e fundamentam um perfil de Supervisores enquanto líderes educativos, equacionando a influência da Supervisão no desenvolvimento e transformação da dinâmica da Escola, como comunidade aprendente. Assim, são analisadas as representações dos Supervisores em relação ao exercício da Supervisão nos diferentes cargos e funções supervisivas na Escola, e a sua evolução, nos últimos cinco anos, no contexto da avaliação do desempenho docente. A investigação decorreu numa Escola do concelho de Santo Tirso, com utilização de procedimentos metodológicos mistos, qualitativos e quantitativos. Como estratégia qualitativa, analisaram-se os documentos orientadores da Escola. Como estratégia quantitativa, foram analisados inquéritos por questionário, aplicados aos Supervisores da Escola. Como conclusão, constata-se uma perceção positiva da Supervisão formativa entre pares, apesar da confirmação de constrangimentos, relacionados com uma Supervisão meramente avaliativa do desempenho docente. A ação supervisiva, assente em práticas democráticas de trabalho colaborativo e refletido, é valorizada, e considerada essencial, para o desenvolvimento da escola enquanto comunidade aprendente.
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