O contributo das políticas públicas educativas para a melhoria dos níveis de literacia e a criação de hábitos de leitura na população: Estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Rita Isabel Mendes Faria da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1241
Resumo: A sociedade contemporânea caracteriza-se pelas constantes mudanças sociais, culturais, educativas e económicas que requerem um saber constante, aprendizagens significativas e for- mação ao longo da vida. O conhecimento, a matéria-prima da educação, é um recurso estratégi- co da sociedade actual e a leitura, a base da aprendizagem. As políticas públicas educativas e culturais centradas na escola podem mobilizar a comu- nidade educativa, as diversas instituições e despertar actores sociais para a temática da educa- ção e da cultura, contribuindo e estimulando de formas diversas para o aumento da qualidade do ensino e da educação. Fortalecem-se assim métodos e aprendizagens, enriquecendo as capa- cidades e competências da população, sensibilizando-as para as diversas áreas do conhecimen- to. Na criação de condições de acesso à informação e à cultura, ao livro e à leitura, o Plano Naci- onal de Leitura sobressai, contribuindo para a elevação dos níveis de literacia da população. Neste trabalho apresenta-se uma reflexão acerca da importância da leitura na sociedade actual e do retrato de Portugal, Brasil e Espanha no que concerne aos hábitos e práticas de leitu- ra da população, tendo em consideração resultados de estudos nacionais e internacionais. Os Planos Nacionais de Leitura dos diferentes países e respectiva avaliação são apresentados. Com o objectivo de identificar qual o contributo da implementação do Plano Nacional de Leitura nas escolas do 1º ciclo do concelho de Arganil, realizou-se um estudo de caso através de um inquérito por questionário a alunos e observação directa ao trabalho desenvolvido por do- centes e bibliotecas. Da sua análise apurámos que as escolas em estudo e respectivas bibliotecas escolares e biblioteca pública, em articulação com o PNL funcionam como meios de consolida- ção de hábitos de leitura e na elevação dos níveis de literacia.
id RCAP_6cb8c9b3d8f606f8eba56e9293e0a93c
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/1241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O contributo das políticas públicas educativas para a melhoria dos níveis de literacia e a criação de hábitos de leitura na população: Estudo de caso.LeituraHábitos de leituraLiteraciaEducaçãoBibliotecas escolaresBibliotecas públicasPolíticas públicas educativasPlanos Nacionais de LeituraArganilPortugalReadingReading habitsLiteracyEducationSchool librariesPublic librariesPublic educational policiesNational Reading PlansA sociedade contemporânea caracteriza-se pelas constantes mudanças sociais, culturais, educativas e económicas que requerem um saber constante, aprendizagens significativas e for- mação ao longo da vida. O conhecimento, a matéria-prima da educação, é um recurso estratégi- co da sociedade actual e a leitura, a base da aprendizagem. As políticas públicas educativas e culturais centradas na escola podem mobilizar a comu- nidade educativa, as diversas instituições e despertar actores sociais para a temática da educa- ção e da cultura, contribuindo e estimulando de formas diversas para o aumento da qualidade do ensino e da educação. Fortalecem-se assim métodos e aprendizagens, enriquecendo as capa- cidades e competências da população, sensibilizando-as para as diversas áreas do conhecimen- to. Na criação de condições de acesso à informação e à cultura, ao livro e à leitura, o Plano Naci- onal de Leitura sobressai, contribuindo para a elevação dos níveis de literacia da população. Neste trabalho apresenta-se uma reflexão acerca da importância da leitura na sociedade actual e do retrato de Portugal, Brasil e Espanha no que concerne aos hábitos e práticas de leitu- ra da população, tendo em consideração resultados de estudos nacionais e internacionais. Os Planos Nacionais de Leitura dos diferentes países e respectiva avaliação são apresentados. Com o objectivo de identificar qual o contributo da implementação do Plano Nacional de Leitura nas escolas do 1º ciclo do concelho de Arganil, realizou-se um estudo de caso através de um inquérito por questionário a alunos e observação directa ao trabalho desenvolvido por do- centes e bibliotecas. Da sua análise apurámos que as escolas em estudo e respectivas bibliotecas escolares e biblioteca pública, em articulação com o PNL funcionam como meios de consolida- ção de hábitos de leitura e na elevação dos níveis de literacia.The modern society is characterized by the constant social, cultural, educational and economic changes, which demands a constant knowledge, significant learning’s and formation throughout life. Knowledge, the base of education, is a strategically resource of nowadays socie- ty and reading, is the base of learning. National public educational and cultural politics are focused in the way schools can mo- bilize the educational community, the range of institutions and the arouse of social actors for the main purpose of education and culture, leading and stimulating in different ways to the growth of education and learning quality. Strengthening them, methods and learning’s, enriching popu- lation’s capacities and competences, which will aware them for the different range of the knowledge. Creating conditions to access information and culture, to the book and to reading, the National Reading Plan, will certainly; contribute to the raise of population literacy levels. In this work it is presented a reflection about the importance of reading in the actual so- ciety and the portrait of Portugal, Brazil and Spain in what population’s habits and practice of reading is concerned, having in consideration the results of national and international studies. The National Reading Plans from the different countries and respective evaluation are present- ed. With the goal to identify which is the contribute of the National Reading Plan, in Argan- il’s primary schools, a case study through an inquiry was made to students, and also direct ob- servation to the work developed by the teachers and librarians was also made. By this analysis was able to conclude that the schools in study and their school libraries and the public library, working with the NRP function as ways to consolidate the reading habits and the growth of liter- acy levels.Universidade Portucalense2015-06-25T11:28:17Z2013-02-01T00:00:00Z2013-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1241TID:201330903porCota: TMEB 32Cunha, Rita Isabel Mendes Faria dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:29ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O contributo das políticas públicas educativas para a melhoria dos níveis de literacia e a criação de hábitos de leitura na população: Estudo de caso.
title O contributo das políticas públicas educativas para a melhoria dos níveis de literacia e a criação de hábitos de leitura na população: Estudo de caso.
spellingShingle O contributo das políticas públicas educativas para a melhoria dos níveis de literacia e a criação de hábitos de leitura na população: Estudo de caso.
Cunha, Rita Isabel Mendes Faria da
Leitura
Hábitos de leitura
Literacia
Educação
Bibliotecas escolares
Bibliotecas públicas
Políticas públicas educativas
Planos Nacionais de Leitura
Arganil
Portugal
Reading
Reading habits
Literacy
Education
School libraries
Public libraries
Public educational policies
National Reading Plans
title_short O contributo das políticas públicas educativas para a melhoria dos níveis de literacia e a criação de hábitos de leitura na população: Estudo de caso.
title_full O contributo das políticas públicas educativas para a melhoria dos níveis de literacia e a criação de hábitos de leitura na população: Estudo de caso.
title_fullStr O contributo das políticas públicas educativas para a melhoria dos níveis de literacia e a criação de hábitos de leitura na população: Estudo de caso.
title_full_unstemmed O contributo das políticas públicas educativas para a melhoria dos níveis de literacia e a criação de hábitos de leitura na população: Estudo de caso.
title_sort O contributo das políticas públicas educativas para a melhoria dos níveis de literacia e a criação de hábitos de leitura na população: Estudo de caso.
author Cunha, Rita Isabel Mendes Faria da
author_facet Cunha, Rita Isabel Mendes Faria da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Rita Isabel Mendes Faria da
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Hábitos de leitura
Literacia
Educação
Bibliotecas escolares
Bibliotecas públicas
Políticas públicas educativas
Planos Nacionais de Leitura
Arganil
Portugal
Reading
Reading habits
Literacy
Education
School libraries
Public libraries
Public educational policies
National Reading Plans
topic Leitura
Hábitos de leitura
Literacia
Educação
Bibliotecas escolares
Bibliotecas públicas
Políticas públicas educativas
Planos Nacionais de Leitura
Arganil
Portugal
Reading
Reading habits
Literacy
Education
School libraries
Public libraries
Public educational policies
National Reading Plans
description A sociedade contemporânea caracteriza-se pelas constantes mudanças sociais, culturais, educativas e económicas que requerem um saber constante, aprendizagens significativas e for- mação ao longo da vida. O conhecimento, a matéria-prima da educação, é um recurso estratégi- co da sociedade actual e a leitura, a base da aprendizagem. As políticas públicas educativas e culturais centradas na escola podem mobilizar a comu- nidade educativa, as diversas instituições e despertar actores sociais para a temática da educa- ção e da cultura, contribuindo e estimulando de formas diversas para o aumento da qualidade do ensino e da educação. Fortalecem-se assim métodos e aprendizagens, enriquecendo as capa- cidades e competências da população, sensibilizando-as para as diversas áreas do conhecimen- to. Na criação de condições de acesso à informação e à cultura, ao livro e à leitura, o Plano Naci- onal de Leitura sobressai, contribuindo para a elevação dos níveis de literacia da população. Neste trabalho apresenta-se uma reflexão acerca da importância da leitura na sociedade actual e do retrato de Portugal, Brasil e Espanha no que concerne aos hábitos e práticas de leitu- ra da população, tendo em consideração resultados de estudos nacionais e internacionais. Os Planos Nacionais de Leitura dos diferentes países e respectiva avaliação são apresentados. Com o objectivo de identificar qual o contributo da implementação do Plano Nacional de Leitura nas escolas do 1º ciclo do concelho de Arganil, realizou-se um estudo de caso através de um inquérito por questionário a alunos e observação directa ao trabalho desenvolvido por do- centes e bibliotecas. Da sua análise apurámos que as escolas em estudo e respectivas bibliotecas escolares e biblioteca pública, em articulação com o PNL funcionam como meios de consolida- ção de hábitos de leitura e na elevação dos níveis de literacia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-01T00:00:00Z
2013-02
2015-06-25T11:28:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1241
TID:201330903
url http://hdl.handle.net/11328/1241
identifier_str_mv TID:201330903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMEB 32
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302548883963904