Influências dos dashboards nas empresas do agronegócio listadas pela revista Forbes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/7751 |
Resumo: | Diante da carência por estudos específicos voltados para o dashboard em empresas do agronegócio, esta pesquisa direciona-se a descobrir quais as influências dos dashboards na discussão dos negócios nas 50 (cinquenta) melhores empresas do agronegócio listadas pela revista Forbes no ano de 2018. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as influências da utilização do dashboard na discussão dos negócios em empresas do agronegócio listadas pela revista Forbes e como objetivos específicos analisar as 50 (cinquenta) melhores empresas do agronegócio no Brasil listadas pela revista Forbes em 2018; identificar a percepção dos colaboradores frente às influências dos dashboards na discussão dos negócios e no processo decisório; descrever o impacto da variável funcionalidades e melhorias percebidas pelos colaboradores com o uso da tecnologia de business intelligence (BI) e dos dashboards e demonstrar a relevância do dashboard frente à variável que impulsiona o desempenho e fomenta a capacitação contínua. A pesquisa contribui com o âmbito acadêmico no sentido de proporcionar mais estudos na área investigada, considerando a lacuna existente, e auxiliou de uma forma geral a compreender as influências utilizando os dashboards nas empresas do agronegócio, buscando-se na pesquisa o conhecimento fundamentado na investigação reflexiva, metódica e sistemática da realidade investigada. Os procedimentos metodológicos que nortearam o estudo abarcam a elaboração de questionário e processos de coleta, análise e descrição dos dados, buscando-se atender os objetivos da pesquisa e compreender as influências dos dashboards na discussão dos negócios em empresas do agronegócio. No primeiro momento, foi elaborado um questionário e, com base no tema, realizou-se uma revisão na bibliografia, para obter conhecimento e analisar aspectos pertinentes ao tema proposto. Como forma de obter informações complementares da pesquisa, implementou-se um modelo quantitativo cujo design é exploratório-descritivo, e, utilizando o survey como método de coleta de dados, foram aplicados questionários em 432 colaboradores das 50 (cinquenta) melhores empresas do agronegócio listadas pela revista Forbes. Para analisar os questionários, foram utilizadas as análises estatísticas descritiva, diferença de médias, correlação, fatorial, regressão e análise de hipóteses, considerando os valores médios para as variáveis independentes e dependente. Ademais, foram geradas informações que auxiliaram a identificar e analisar as variáveis que condicionam o funcionamento adequado do processo em estudo. A pesquisa demonstrou que existem variáveis que influenciam de forma mais acentuada a discussão dos negócios da organização quando a empresa utiliza o dashboard, que a percepção dos colaboradores frente ao processo decisório e a utilização da ferramenta BI apresenta relação positiva sobre o dashboard, a capacitação contínua, considerando os avanços na tecnologia, influencia os negócios de forma significativa, utilizando o dashboard. Os achados confirmam resultados de outras pesquisas, tais como as realizadas por Turban et al. (2009); Pinto (2007); Kaushik (2010); Sallam et al. (2015); Andra (2006); Resnick (2006); e Inácio (2017), mencionando algumas influências que a tecnologia pode gerar. |
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Influências dos dashboards nas empresas do agronegócio listadas pela revista ForbesDashboardAgronegócioSistemas de informaçãoTecnologia disruptivaBussiness Inteligence (BI)DashboardAgribusinessInformation systemsDisruptive innovationBusiness Intelligence (BI).Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDiante da carência por estudos específicos voltados para o dashboard em empresas do agronegócio, esta pesquisa direciona-se a descobrir quais as influências dos dashboards na discussão dos negócios nas 50 (cinquenta) melhores empresas do agronegócio listadas pela revista Forbes no ano de 2018. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as influências da utilização do dashboard na discussão dos negócios em empresas do agronegócio listadas pela revista Forbes e como objetivos específicos analisar as 50 (cinquenta) melhores empresas do agronegócio no Brasil listadas pela revista Forbes em 2018; identificar a percepção dos colaboradores frente às influências dos dashboards na discussão dos negócios e no processo decisório; descrever o impacto da variável funcionalidades e melhorias percebidas pelos colaboradores com o uso da tecnologia de business intelligence (BI) e dos dashboards e demonstrar a relevância do dashboard frente à variável que impulsiona o desempenho e fomenta a capacitação contínua. A pesquisa contribui com o âmbito acadêmico no sentido de proporcionar mais estudos na área investigada, considerando a lacuna existente, e auxiliou de uma forma geral a compreender as influências utilizando os dashboards nas empresas do agronegócio, buscando-se na pesquisa o conhecimento fundamentado na investigação reflexiva, metódica e sistemática da realidade investigada. Os procedimentos metodológicos que nortearam o estudo abarcam a elaboração de questionário e processos de coleta, análise e descrição dos dados, buscando-se atender os objetivos da pesquisa e compreender as influências dos dashboards na discussão dos negócios em empresas do agronegócio. No primeiro momento, foi elaborado um questionário e, com base no tema, realizou-se uma revisão na bibliografia, para obter conhecimento e analisar aspectos pertinentes ao tema proposto. Como forma de obter informações complementares da pesquisa, implementou-se um modelo quantitativo cujo design é exploratório-descritivo, e, utilizando o survey como método de coleta de dados, foram aplicados questionários em 432 colaboradores das 50 (cinquenta) melhores empresas do agronegócio listadas pela revista Forbes. Para analisar os questionários, foram utilizadas as análises estatísticas descritiva, diferença de médias, correlação, fatorial, regressão e análise de hipóteses, considerando os valores médios para as variáveis independentes e dependente. Ademais, foram geradas informações que auxiliaram a identificar e analisar as variáveis que condicionam o funcionamento adequado do processo em estudo. A pesquisa demonstrou que existem variáveis que influenciam de forma mais acentuada a discussão dos negócios da organização quando a empresa utiliza o dashboard, que a percepção dos colaboradores frente ao processo decisório e a utilização da ferramenta BI apresenta relação positiva sobre o dashboard, a capacitação contínua, considerando os avanços na tecnologia, influencia os negócios de forma significativa, utilizando o dashboard. Os achados confirmam resultados de outras pesquisas, tais como as realizadas por Turban et al. (2009); Pinto (2007); Kaushik (2010); Sallam et al. (2015); Andra (2006); Resnick (2006); e Inácio (2017), mencionando algumas influências que a tecnologia pode gerar.Facing the lack of specific studies focused on the dashboard in agribusiness companies , this research is directed to discover what are the influences of dashboards in the business discussion in the 50 (fifty) best agribusiness companies presented by Forbes magazine in 2018. Thus, the general objective of this research was to investigate the influences with the use of dashboard in the business discussion in Agribusiness companies listed by Forbes magazine and as specific objective to analyze the 50 (fifty) best agribusiness companies in Brazil listed by Forbes magazine in 2018; identify the contributors’ perception about the influences of dashboards in the business discussion and in the decision-making; describe the impact of the variable functionalities and perceived improvements by contributors with the use of the technology of business intelligence (BI) and dashboards and demonstrate the relevance of dashboard in relation to the variable drives the performance and encourages continuous training. The research contributes with the academic scope to provide more studies in the investigated area, considering the existing gap, and assists in a general way to understand the influences using the dashboards in the agribusiness companies , where seeks in the research the knowledge based on the reflexive, methodical and systematic investigation of the investigated reality. The methodological procedures that guided the research reported here cover the elaboration of the questionnaire and data collection, analysis and description procedures, it seeks to meet the research objectives and understand the influences of dashboards in the discussion of business in agribusiness companies. First, a questionnaire was elaborated and based on the theme a review in the bibliography was carried out, to obtain knowledge and analyse the pertinent aspects of the proposed theme. As a way of obtaining complementary information from the research, a quantitative model was implemented whose design is exploratory-descriptive, using the survey as method of data collection, questionnaires were applied to 432 contributors of the 50 (fifty) best agribusiness companies listed by Forbes magazine. To analyse the questionnaires, the descriptive statistical analysis, difference of averages, correlation, factorial, regression and hypotheses analysis were used, considering the mean values for the independent and dependent variables. Furthermore, information was generated that helped to identify and analyse the variables which condition the proper functioning of the process being studied. The research showed that there are variables that more strongly influence the business discussion of the organization when the company uses the dashboard, that the employees' perception of the decision process and the use of the BI tool presents a positive relation on the dashboard, the continuous training, considering the advances in technology, influences the businesses in a significant way, using the dashboard. The findings confirm the results of other researches, such as those carried out by Turban et al., (2009); Pinto (2007); Kaushik (2010); Sallam et al., (2015); Andra (2006); Resnick (2006); and Inácio (2017) mentioning some influences that the technology can generate.Cardoso, AntónioCorrea, Jusceliany Rodrigues LeonelRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, Presline Blum da2019-07-23T15:41:14Z2019-07-222019-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7751TID:202718220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-30T02:01:39Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:39.870991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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