Fatores competitivos dos hotéis: o caso dos hotéis de cinco estrelas da cidade de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria Catarina Brito
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carneiro, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38835
Resumo: A concorrência no setor hoteleiro é cada vez mais agressiva, sendo fundamental os hotéis terem uma diversidade de recursos e formas flexíveis de responder às necessidades de um mercado em constante mudança. Apesar da relevância da competitividade na hotelaria, a investigação sobre estratégias para incrementar a competitividade dos hotéis é escassa, existindo pouca investigação aprofundada sobre o impacte de alguns fatores na competitividade dos hotéis. No presente artigo pretende analisar-se mais aprofundadamente a importância de quatro fatores competitivos que revelaram ter maior relevância na literatura: os recursos humanos, a tecnologia, o marketing e o produto. Pretende-se ainda, através de um estudo empírico com base em entrevistas semiestruturadas realizadas a diretores de hotéis de cinco estrelas da cidade de Lisboa, analisar a relevância dos quatro fatores mencionados na competitividade destes hotéis de luxo. Os resultados revelam que os quatro fatores considerados são muito relevantes para a competitividade dos hotéis de cinco estrelas em análise e identificam-se importantes estratégias para os hotéis de cinco estrelas alcançarem competitividade ao nível dos quatro fatores em estudo.
id RCAP_6cc25eb8c2832ef5586227ad1cf3bf0e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38835
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores competitivos dos hotéis: o caso dos hotéis de cinco estrelas da cidade de LisboaFatores competitivosHotéis de luxoRecursos humanosTecnologiaMarketingProdutoA concorrência no setor hoteleiro é cada vez mais agressiva, sendo fundamental os hotéis terem uma diversidade de recursos e formas flexíveis de responder às necessidades de um mercado em constante mudança. Apesar da relevância da competitividade na hotelaria, a investigação sobre estratégias para incrementar a competitividade dos hotéis é escassa, existindo pouca investigação aprofundada sobre o impacte de alguns fatores na competitividade dos hotéis. No presente artigo pretende analisar-se mais aprofundadamente a importância de quatro fatores competitivos que revelaram ter maior relevância na literatura: os recursos humanos, a tecnologia, o marketing e o produto. Pretende-se ainda, através de um estudo empírico com base em entrevistas semiestruturadas realizadas a diretores de hotéis de cinco estrelas da cidade de Lisboa, analisar a relevância dos quatro fatores mencionados na competitividade destes hotéis de luxo. Os resultados revelam que os quatro fatores considerados são muito relevantes para a competitividade dos hotéis de cinco estrelas em análise e identificam-se importantes estratégias para os hotéis de cinco estrelas alcançarem competitividade ao nível dos quatro fatores em estudo.The competition in the hotel industry is increasingly aggressive, being crucial for hotels to have a variety of resources and flexible ways to meet the needs of a changing market. Despite the importance of competitiveness in the hotel industry, research on strategies to increase the competitiveness of hotels is scarce; there is little detailed research on the impact of some factors on the competitiveness of hotels. In the present paper it is intended to further analyze the importance of four competitive factors which were found to have greater relevance in the literature: human resources, technology, marketing and product. It is also intended, through an empirical study based on semi-structured interviews with directors of five star hotels in Lisbon, to analyze the relevance of the four factors mentioned in the competitiveness of these luxury hotels. The results show that the four factors considered are very important for the competitiveness of the five star hotels in analysis and identifies important strategies so that the five star hotels achieve competitiveness on the four factors studied.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-19T15:12:26Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38835por1645-926110.34624/rtd.v4i21/22.12363Mendes, Maria Catarina BritoCarneiro, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:49Zoai:ria.ua.pt:10773/38835Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:08.327277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores competitivos dos hotéis: o caso dos hotéis de cinco estrelas da cidade de Lisboa
title Fatores competitivos dos hotéis: o caso dos hotéis de cinco estrelas da cidade de Lisboa
spellingShingle Fatores competitivos dos hotéis: o caso dos hotéis de cinco estrelas da cidade de Lisboa
Mendes, Maria Catarina Brito
Fatores competitivos
Hotéis de luxo
Recursos humanos
Tecnologia
Marketing
Produto
title_short Fatores competitivos dos hotéis: o caso dos hotéis de cinco estrelas da cidade de Lisboa
title_full Fatores competitivos dos hotéis: o caso dos hotéis de cinco estrelas da cidade de Lisboa
title_fullStr Fatores competitivos dos hotéis: o caso dos hotéis de cinco estrelas da cidade de Lisboa
title_full_unstemmed Fatores competitivos dos hotéis: o caso dos hotéis de cinco estrelas da cidade de Lisboa
title_sort Fatores competitivos dos hotéis: o caso dos hotéis de cinco estrelas da cidade de Lisboa
author Mendes, Maria Catarina Brito
author_facet Mendes, Maria Catarina Brito
Carneiro, Maria João
author_role author
author2 Carneiro, Maria João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Maria Catarina Brito
Carneiro, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Fatores competitivos
Hotéis de luxo
Recursos humanos
Tecnologia
Marketing
Produto
topic Fatores competitivos
Hotéis de luxo
Recursos humanos
Tecnologia
Marketing
Produto
description A concorrência no setor hoteleiro é cada vez mais agressiva, sendo fundamental os hotéis terem uma diversidade de recursos e formas flexíveis de responder às necessidades de um mercado em constante mudança. Apesar da relevância da competitividade na hotelaria, a investigação sobre estratégias para incrementar a competitividade dos hotéis é escassa, existindo pouca investigação aprofundada sobre o impacte de alguns fatores na competitividade dos hotéis. No presente artigo pretende analisar-se mais aprofundadamente a importância de quatro fatores competitivos que revelaram ter maior relevância na literatura: os recursos humanos, a tecnologia, o marketing e o produto. Pretende-se ainda, através de um estudo empírico com base em entrevistas semiestruturadas realizadas a diretores de hotéis de cinco estrelas da cidade de Lisboa, analisar a relevância dos quatro fatores mencionados na competitividade destes hotéis de luxo. Os resultados revelam que os quatro fatores considerados são muito relevantes para a competitividade dos hotéis de cinco estrelas em análise e identificam-se importantes estratégias para os hotéis de cinco estrelas alcançarem competitividade ao nível dos quatro fatores em estudo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01
2023-07-19T15:12:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38835
url http://hdl.handle.net/10773/38835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-9261
10.34624/rtd.v4i21/22.12363
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137742870806528