Potencialidades da metodologia S-IVAM na aprendizagem da temática "Bases fisiológicas da reprodução" em alunos do 9º ano de escolaridade
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57541 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
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Potencialidades da metodologia S-IVAM na aprendizagem da temática "Bases fisiológicas da reprodução" em alunos do 9º ano de escolaridadeLiteracia científicaEducação sexualEducação para a saúdeDesenvolvimento das competênciasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoA literacia em saúde engloba um conjunto de competências fulcrais para o séc. XXI e implica a formação de cidadãos literatos, ativos e responsáveis. Em associação com o crescente desinteresse pelas ciências, tais competências impelem à implementação de estratégias de ensino por parte dos professores de ciências que vão ao encontro das necessidades educativas atuais. Neste sentido, no contexto do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, foi realizada uma investigação com o objetivo de analisar as potencialidades da metodologia S-IVAM na aprendizagem da temática “Bases fisiológicas da reprodução”. O estudo envolveu 30 alunos do 9.º ano de escolaridade de ciências naturais de uma escola do concelho de Lisboa. Os alunos realizaram pesquisas em torno de temas relacionados com a sexualidade e elaboraram trabalhos de diversos formatos, com o intuito de sensibilizar colegas de outras turmas para os problemas estudados numa perspetiva de educação pelos pares. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa, de caráter interpretativo e descritivo, com o objetivo de analisar as aprendizagens dos alunos no contexto da metodologia S-IVAM, as suas dificuldades e as suas opiniões quanto às atividades realizadas no seu âmbito. A recolha de dados consistiu na observação participante, com recurso a grelhas de observação, na aplicação de questionários e na análise documental dos trabalhos produzidos pelos alunos. Os resultados obtidos indicam que a metodologia S-IVAM apresenta muitas potencialidades, estimulando nos alunos o desenvolvimento da “competência de ação”, bem como competências relativas ao pensamento crítico, seleção de informação e relacionamento interpessoal. As dificuldades que os alunos reportaram remetem sobretudo para a fase das ações de intervenção a outras turmas (educação pelos pares) e para a gestão do trabalho de grupo. Por último, as opiniões dos alunos revelaram um grande interesse pela temática da sexualidade abordada ao longo do projeto.Health literacy encompasses a set of core competencies for the 21st century leading to the education of literate, active and responsible citizens. In association with the growing disinterest in science, such competences impel the implementation of teaching strategies by science teachers that meet current educational needs. In this sense, in the context of the Master´s in Biology and Geology Teaching, an investigation was carried out to analyse the potential of the S-IVAM methodology when learning the theme “Physiological bases of reproduction”. The study involved thirty 9 th grade natural sciences students from a school in the municipality of Lisbon. The students researched topics related to sexuality and developed essays and presentations in different formats, to raise awareness in colleagues from other classes about the problems studied according to a peer education perspective. The research followed a qualitative methodology, with an interpretive and descriptive orientation to analyse students’ learning in the context of the S-IVAM methodology, their difficulties throughout the project, and their opinions about the activities carried out. Data collection procedures consisted of participant observation using observation grids, questionnaires, and document analysis of the students’ productions. Results indicate the many potentialities of S-IVAM methodology, promoting students’ development of the “action competence”, as well as the competency areas related to critical thinking, selection of information and interpersonal relationships. The difficulties reported by the students refer mainly to their interventions in the other classes in the school, according to the implemented peer education approach, and the management of group work. Finally, the students’ opinions revealed a great interest in the topic of sexuality addressed throughout the project.Chagas, Isabel, 1952-Repositório da Universidade de LisboaValério, Sofia Cristina Herrero2023-05-23T14:36:40Z2022-07-282022-06-212022-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:02.169239Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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