O papel da formação em Segurança e Saúde no Trabalho no desenvolvimento de competências profissionais: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Joana Filipa Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10520
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Segurança e Higiene no Trabalho
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spelling O papel da formação em Segurança e Saúde no Trabalho no desenvolvimento de competências profissionais: estudo de casoFormaçãoSegurança e Saúde no TrabalhoFormação em empresaCompetênciaCompetências profissionaisAvaliação da formaçãoTrainingHealth and Safety at WorkTraining in OrganizationsSkillsProfessional SkillsTraining AssessmentMSHTDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Segurança e Higiene no TrabalhoEsta dissertação de Mestrado estuda o papel da formação em Segurança e Saúde no Trabalho para o desenvolvimento das competências profissionais. A seleção deste tema deveu-se, essencialmente, à crescente relevância da formação profissional de adultos em contexto de empresa e da Segurança e Saúde no Trabalho como área de intervenção prioritária na atualidade das organizações. A formação em contexto de empresa representa uma mais-valia para a aprendizagem porque permite a contextualização dos conhecimentos teóricos e práticos diretamente no ambiente de trabalho, enfrentando os desafios próprios da especificidade de cada atividade. A competência profissional surge diretamente ligada à formação, uma vez que corresponde à eficaz mobilização de recursos e saberes teóricos, práticos e comportamentais na situação real de trabalho. A formação promotora da competência profissional deverá sobretudo incidir em metodologias adaptadas aos destinatários da formação, a seleção de assuntos e temáticas de acordo com os objetivos pretendidos mas sempre interligando com a prática profissional e, ainda, contemplar uma componente de aplicação prática para esclarecimento de dúvidas, confrontação com o contexto real e para melhoria do desempenho e treino de competências ao nível do trabalho de equipa, gestão de recursos, resolução de problemas e tomada de decisão. O tipo de pesquisa utilizada foi o estudo de caso, por permitir o estudo de um fenómeno dentro do seu próprio contexto, individualizando-o e compreendendo as suas especificidades. Pretendeu-se estudar o papel da formação no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho, efetuada em Novembro de 2014, para o desenvolvimento das competências profissionais dos trabalhadores da Divisão de Reparação e Manutenção Mecânica da Câmara Municipal de Lisboa. As técnicas de recolha de informação utilizadas foram o inquérito por questionário aplicado a uma amostra de cinquenta trabalhadores e a realização de entrevista semi-diretiva aos três Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho diretamente relacionados com a formação em Segurança e Saúde no Trabalho. Da análise efetuada verifica-se que, de uma forma geral, os trabalhadores se mostram motivados e interessados nas temáticas da Segurança e Saúde no Trabalho e a frequência de ações de formação em geral. Conclui-se que o investimento feito nesta formação específica, a este grupo de trabalhadores, foi benéfico para o desenvolvimento das suas competências profissionais, existem todavia aspetos a desenvolver com maior profundidade com vista à maior competência e autonomia na prática profissional.Abstract: This master’s dissertation studies the role of training in Health and Safety at Work for the development of professional skills. This choice of subject was mostly due to the increasing relevance of professional training of adults in the company context, as well as the fact that Health and Safety at Work is an area of priority intervention on today’s organizations. Training in the workplace may provide an added value, since it allows to ground theoretical and practical learning on its context of application, i.e. the work environment, where the specific challenges of each activity arise. Professional skills and training are linked, since the former requires an effective mobilization of resources, as well as of theoretical, practical and behavioral knowledge to the real work situation. The effective training for professional skills must take into account adapting methods to trainees’ specific needs; selecting subjects according to the desired goals and to their relevance for professional practice; as well as providing opportunities for practical application, in order to allow clearing up potential doubts, meeting the demands set by real work situations and enhancing work performance and skills, such as, team work, resource management, problem solving and decision making. The present work was based on a case study, considering that this method allows for the study of a given subject in its specific context, considering its singularities. This study aimed at understanding the role of training in Health and Safety at Work, conducted in November, 2014, for the professional skills of workers at the Division of Mechanical Repair and Maintenance of the Lisbon Municipality. The methods for collecting data were written questionnaires, on a sample of fifty employees, and semi-structured interviews for the three Safety at Work Senior Technicians directly involved in training for Health and Safety at Work. The results suggest that employees are globally motivated and interested in the subject of Health and Safety at Work and are willing to attend training actions in general. We may conclude that the investment on training for this group of workers was beneficial for developing their professional skills, however, some aspects still call for further development, in order to enhance competence and autonomy on workers’ professional practice.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisCordeiro, João Pedro PinaRepositório ComumMendes, Joana Filipa Santos2015-12-17T12:11:41Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10520TID:201547953porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:59.929911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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