Socialização, acolhimento e integração de novos servidores: estudo de caso no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17874 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou apresentar o processo de socialização organizacional com foco nas táticas organizacionais (Maanen & Schein, 1979), ou seja, nas ações adotadas pelas organizações para buscar uma melhor forma de integrar seus novos colaboradores no ambiente institucional. Utilizando-se da metodologia de pesquisa do tipo aplicada e do estudo de caso no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), esta investigação combinou análises qualitativa e quantitativa, com uso de software de computação estatística. Teve por objetivo principal investigar quais as estratégias de socialização, integração e acolhimento que o IFMS tem adotado em relação aos seus novos servidores, e o grau de satisfação desses novatos quanto às estratégias adotadas. O questionário foi enviado para os 112 servidores (técnico-administrativos e docentes) que entraram em exercício no IFMS no período de junho de 2019 a agosto de 2020, tendo alcançado um total de 84 respostas, que representa 75% de participação. As entrevistas foram realizadas com 12 gestores de pessoal representantes de todas as unidades da instituição, com o intuito de investigar quais ações formais ou informais as unidades do IFMS têm adotado ou praticado para facilitar o processo de socialização de seus servidores. Os dados apontaram que não existe um programa específico voltado para o processo de socialização dos novos servidores, mas sim um curso na modalidade à distância de realização obrigatória para todos os novatos, além das ações informais que cada unidade tem adotado quando da chegada de um novo servidor, como por exemplo tour pelo campus para apresentação dos setores e servidores, confraternizações. O resultado dessa pesquisa vai contribuir para a melhoria dos procedimentos da instituição, no que à socialização dos novos servidores diz respeito. |
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Socialização, acolhimento e integração de novos servidores: estudo de caso no Instituto Federal de Mato Grosso do SulAcolhimentoSocialização organizacionalIntegraçãoEstratégias organizacionaisReceptionOrganizational strategiesOrganizational socializationIntegrationGestãoEsta pesquisa buscou apresentar o processo de socialização organizacional com foco nas táticas organizacionais (Maanen & Schein, 1979), ou seja, nas ações adotadas pelas organizações para buscar uma melhor forma de integrar seus novos colaboradores no ambiente institucional. Utilizando-se da metodologia de pesquisa do tipo aplicada e do estudo de caso no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), esta investigação combinou análises qualitativa e quantitativa, com uso de software de computação estatística. Teve por objetivo principal investigar quais as estratégias de socialização, integração e acolhimento que o IFMS tem adotado em relação aos seus novos servidores, e o grau de satisfação desses novatos quanto às estratégias adotadas. O questionário foi enviado para os 112 servidores (técnico-administrativos e docentes) que entraram em exercício no IFMS no período de junho de 2019 a agosto de 2020, tendo alcançado um total de 84 respostas, que representa 75% de participação. As entrevistas foram realizadas com 12 gestores de pessoal representantes de todas as unidades da instituição, com o intuito de investigar quais ações formais ou informais as unidades do IFMS têm adotado ou praticado para facilitar o processo de socialização de seus servidores. Os dados apontaram que não existe um programa específico voltado para o processo de socialização dos novos servidores, mas sim um curso na modalidade à distância de realização obrigatória para todos os novatos, além das ações informais que cada unidade tem adotado quando da chegada de um novo servidor, como por exemplo tour pelo campus para apresentação dos setores e servidores, confraternizações. O resultado dessa pesquisa vai contribuir para a melhoria dos procedimentos da instituição, no que à socialização dos novos servidores diz respeito.This research intends to present the process of organizational socialization with a focus on organizational tactics (Maanen & Schein, 1979), that is, the actions taken by organizations to seek a better way to integrate their new employees into the institutional environment. Using the applied research methodology and the case study at the Federal Institute of Mato Grosso do Sul (IFMS), this investigation combined qualitative and quantitative analysis, with the use of statistical computing software. Its main objective was to investigate the socialization, integration and welcoming strategies that the IFMS has adopted in relation to its new employees, and the degree of satisfaction of these newcomers regarding the strategies adopted. The questionnaire was sent to the 112 employees (technical-administrative and teaching staff) who started working at the IFMS from June 2019 to August 2020, with a return of 84 responses, representing 75% of participation. The interviews were conducted with 12 personnel managers representing all units of the institution, in order to investigate which formal or informal actions the IFMS units have adopted or practiced in order to facilitate the socialization process of their employees. The data pointed out that there is no specific program aimed at the socialization process of new employees, but rather a distance learning course that is mandatory for all newbies, in addition to the informal actions that each unit has taken when a new one arrives. server, such as a tour of the campus to present the sectors and servers, social gatherings. The result of this research will contribute to the improvement of the institution's procedures, as far as the socialization of new employees is concerned.Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSalvatino, Cláudia Cazetta Jerônimo2021-04-29T13:57:23Z2021-01-252021-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17874TID:202713318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:29.040067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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